segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cultura brasileira e cultura indígena: um desafio hiperdialético

Caros amigos leitores e participantes deste Blog.

Aos poucos estou transferindo o material deste Blog, que completou 4 anos dia 23 de março p.p., para o portal Mércio Gomes (merciogomes.com). Não o desativarei tão cedo, porém muitos leitores estão já entrando no portal novo, e novos comentários e matérias estão surgindo por lá.

Fiquem atentos a esse desenvolvimento.

Vejam, por exemplo, o artigo sobre cultura brasileira e sua relação com as culturas indígenas apresentado no Portal Mércio Gomes. Ele vem em forma de PDF, que ao ser lido, poderá ser baixado pelo leitor que quiser.

Enfim, vamos em frente.http://merciogomes.com/2011/05/02/2469/

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Mercio, os indígenas estão questionando o censo pela lista da Anaí. Tem ao menos dois chefes Pataxó afirmando que o IBGE não passou nas aldeias, indígenas urbanos dizem que nos domicílios do Maranhão não foi aplicado cor/raça, o censo ao ser questionado respondeu se ttatar de "amostragens" prévias com abordagens diferentes" (?), o que indicar orientação política para subcontar a população indígena do Estado. A mesmo coisa está sendo denunciada no MT e MTS.

No mais, o advogado Arão da Providência - candidato a vereador pelo antigo Partido Frente Socialista (PFS), sem mencionar identidade indígena, que passou os anos de 2009 e 2010 gritando por uma "Funai Forte" e hoje, nomeado "Cacique" pela imprensa do Senado e pelo PCdoB, ombreia-se com os aliados de Meira - vai à Esplanada pedir a extinção da Fundação Nacional do Índio para criação de secretaria, uma criminosa redução de atribuição e estrutura na máquina de proteção (e provavelmente estará amanhã, quinta-feira, de pires na mão, solicitando o seu sonhado cargo de secretário para Dilma), o que pensar disso?

Mércio P. Gomes disse...

Caro Anônimo, Acho que os indígenas que alegam não ter sido recenseados ou suas associações devem procurar o IBGE e demonstrar esse erro do Censo. O IGBE se sente muito superior e acho que dificilmente mudará sua atitude de considerar que o Censo está completo. Mas, vale tentar. Abraços, Mércio

 
Share