sábado, 6 de novembro de 2010

Participantes deste Blog acham que índios devem rejeitar empreendimentos na Amazônia

Eis o resultado da última Enquete feita por este Blog, diante da pergunta "Diante dos empreendimentos a serem implantados na Amazônia, o que os índios deveriam fazer?"

Protestar sem parar ------------------------------  44%

Negociar com as empresas e a Funai -----------   3%

Apelar para o STF ---------------------------------  12%

Aliar-se às Ongs para sua defesa  --------------   14%

Exigir participação nos empreendimentos ----   24%


A primeira opção, "Protestar sem parar" ultrapassa em 20% a opção contrária "Exigir participação nos empreendimentos". Isto significa que uma boa parte dos participantes deste Blog acredita que há chances dos índios darem um freio aos empreendimentos que estão atingindo, de algum modo, suas terras e seus modos de vida. Acreditam ou querem que os índios tomem à frente nesse processo de barrar esses empreendimentos.

A opção de negociar com as empresas e a Funai por ressarcimento foi a menos votada de todos, quase nada. Isto reflete a descrença na atual direção da Funai e na sua pouca capacidade de lidar com essa questão. Reflete também uma forte desconfiança nas empresas e na sua boa fé em fazer negociações que resultem em melhoria da situação dessas populações.

As opções "Apelar ao STF" e "Aliar-se às Ongs para sua defesa" somaram 26% dos votos, bastante expressivo. Isto quer dizer que muita gente acha que há meios de barrar os empreendimentos na Amazônia. Acreditam na Justiça brasileira e na sua capacidade de definir prioridades ou determinar contra-pontos. Talvez não tenham tomado conhecimento do número de processos que estão parados no STF, ou mesmo nas consequências da decisão do STF sobre demarcação de terras indígenas. Ou mesmo no caso Belo Monte.

Sobre as Ongs e sua capacidade de ajudar aos índios um número expressivo de participantes acredita que elas podem ser importantes, que estão ao lado dos índios em suas reivindicações. É possível que parte desses votos tenha vindo de membros das Ongs (e muitos que frequentam este Blog o são), mas também não se pode negar que as Ongs são creditadas como atuantes positivas em prol dos índios.

A opção de exigir participação nos empreendimentos teve 24% dos votos, boa votação. São os que acham que não tem jeito, que os governos brasileiros já se decidiram por empreendimentos na Amazônia, sem volta, e que melhor seria preparar os índios para terem uma participação financeira e, portanto, responsabilidade, em relação aos empreendimentos. Opção consciente, mas também temerária.

Enfim, é a busca de amadurecimento por ideias que tragam melhores opções para os índios brasileiros. Estamos entrando em novo governo que, ao que tudo indica, promete mais do mesmo, mais intensificação dos que foi iniciado, em matéria de hidrelétricas, estradas e exploração da Amazônia.

A Enquete ficou no ar por cinco semanas, coincidindo com o final das eleições. Votaram 207 pessoas, em uma só opção.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Aliar-se as ONGs para sua defesa" = nisto e preciso conhecer bem qual e o fim VERDADEIRO do ONG: Os EUA, Bretanha, Alemanha financiam centenas de ONGs no Brasil (e miles na America Latina). Nao e segredo que os ONGs deles tambem tem fims geopoliticos - o que na revista "Foreign Affairs" tem nome de "new initiatives". Veja como recruta a CIA entre os indigenas dos EUA (AISES,ADC,SACNAS,NAC) para o fim de servir na geopolitica dos EUA nas relacoes direitas com etnias indigenas na America Latina... (Exemplo Russel Means com a "Misurata" dos Miskitos em Nicaragua.)jzv.

 
Share