segunda-feira, 3 de maio de 2010

Megaron Txukarramãe escreve carta pública a Aritana Yawalapiti

O líder Megaron Txukarramãe, do povo Kayapó, sub-grupo Metuktire, escreveu uma carta ao grande líder Aritana Yawalapiti e o conclama a ser duro com o presidente Lula, que, para eles, tem sido um verdadeiro inimigo público número 1.

A situação do médio rio Xingu está se complicando cada vez mais. O governo Lula não pode empurrar esse protesto com a barriga. Há que ter magnanimidade e ir conversar com os Kayapó diretamente. Não tem outro jeito.

_______________________________


Carta para  o Cacique Aritana

Nós aqui do movimento de paralização da Balsa (travessia do rio Xingu), chegou até nosso conhecimento a sua mensagem que você juntamente com seu irmão mandou para o Luiz Inácio Lula da  Silva, a qual você fala que este homem não está tratando nós indios como irmão, como amigo e nem como parente.

Pois é, Aritana...Luiz Inacio Lula da  Silva tem se  demonstrado que é o nosso inimigo número um dos índios, do meio ambiente e dos rios. Ele quer modificar o Rio Xingu.

No seu  governo fica bem claro que ele é inimigo da natureza e é contra a preservação do meio ambiente.
Com a construção da barregem de Belo Monte que ele quer fazer, o nosso rio Xingu nunca mais vai ser este belo rio que o nosso pai criador construiu para nós indio e nos deu.

Estamos indignados, pois, muito de nossos parentes votaram nele elegendo novamente, pensando que ele iria governar com democracia, considerando o indio e preservando a natureza, Nossos parentes pensavam  que ele ia considerar nós indios com gente, mas isso não esta acontecendo com os povos indigenas no governo de  Lula. Veja como está a Funai de Brasilia que  não resolve nada ... só atende para dizer não aos  indios.

Nós entendemos que ele quer é nossa destruição, quando ele  fala que  vai  construir belo monte  de  
qualquer jeito, isso fica bem claro.

É melhor ele acabar com a FUNAI e  com nós indios.

Assim ele pode acabar com a Amazônia, rios, floresta e fazer tudo que ele pretende fazer com o Brasil. Ele acabando com nós aí nós não vamos  estar vivos para ver esta grande destruição. Então ele pode fazer o que quizer. Por que nós não aceitamos a barragem de Belo Monte; não aceitamos dinheiro, não aceitamos o zoneamento do estado de  Mato Grosso, este governo quer acabar  com  a  nossa  riqueza como os peixes, as caças e os rios.

Para nós Lula é um demônio, um verdadeiro monstro.

Nós lideranças Indigenas deste movimento queremos lhe solicitar pra você, Aritana, como um grande líder, pra não se referir ao governo lula como:

-Nós estamos muito tristes.
Não ...não, não estamos tristes, estamos revoltados com este  governo, estamos  revoltados com Luiz Inacio lula da Silva.

-Solicitamos de Vossa Senhoria Senhor presidente.
Não...não, não adianta tratar o nosso inimigo com carinho: cadê a consideração que Lula tem pelos Índios?

Queremos ver nossos líderes ter mais força em suas palavras para este governo que é contra nós.

Assim pedimos o apoio de nossos parentes para nós nos unirmos junto a este movimento:

Lideranças:kaiabi,Kalapalo,yawalapiti,Meinako,Auweti,Kamaiura,Waura,Matipu,Txicão,Juruna,Yudja,Suiá,Nafukauá,Kuikoro,Trumai,

(ass)
Líder Indígena Megaron Txucarramae

Nenhum comentário:

 
Share