segunda-feira, 1 de março de 2010

Crise da Funai completa 60 dias


60 dias de crise na Funai

Ontem, 28 de fevereiro, completaram-se dois meses que a Funai passa por uma crise inédita –nunca dantes vista na história desse país--, desgastante e perigosa para a política indigenista brasileira, tanto pelo longo tempo de duração quanto pelas consequências que dela advirão.

O mais surpreendente é que o governo democrático e popular do Pres. Lula parece estar indiferente à crise, ou ao menos porta-se com uma atitude de sobranceria, de espera calculada, para ver se a crise passa, apesar dos inúmeros e intensos protestos indígenas e indigenistas que até agora se fizeram presentes no panorama político-cultural do indigenismo brasileiro. Nem bola dá às advertências feitas por autoridades como lideranças políticas, inclusive do próprio PT, governadores de estado, bispos e arcebispos, antropólogos e indigenistas, e, acima de tudo, lideranças indígenas de raiz.

O que está faltando –em termos de protestos, advertências, sugestões— vindas de todos os quadrantes políticos brasileiros, para que o governo Lula se dê conta do que está acontecendo e das consequências culturais e políticos para os povos indígenas –e tome a iniciativa de resolver a questão?

Mais protestos serão necessários? Arriscar o bem-estar de pessoas? Levar os índios ao desespero?

O que o governo Lula tem que se dar conta é que não bastam as explicações capciosas que vêm sendo dadas aos índios pelo Brasil a fora e, em especial, em Brasília, na sede do Ministério da Justiça. Por toda parte, as desculpas, justificativas e promessas sobre o caráter desse decreto têm diminuído o ímpeto original dos protestos indígenas, sem dúvida, porém, um dia, essa falta de escrúpulo democrático em relatar o verdadeiro caráter desse decreto cairá por terra. Talvez de um modo inesperado. Talvez pelo desgaste permanente que se instala no órgão indigenista, desconstituindo-o de seus propósitos fundamentais.

O legado da gestão atual da Funai, que completa três anos ao fim deste mês de março, é impressionantemente negativo.

Além do número ínfimo de terras demarcadas (em 2008 nenhuma terra indígena foi demarcada e homologada, pela primeira vez desde 1970), essa gestão e seus aliados provocaram o Supremo Tribunal Federal a elaborar uma série de restrições a demarcação de terras indígenas que inviabilizaram o propósito de demarcar terras indígenas ao menos como compensação por perdas históricas de diversos povos indígenas, como os Guarani, os Terena, os Kaingang, os Pataxó e tantos outros mais.

A política indigenista foi claramente mudada, e para pior, por conta das atitudes aparvalhoadas do pessoal que toma conta da Funai. A direção atual da Funai, por sua falta de preparo intelectual e político, atiçou o surgimento de um anti-indigenismo feroz, como não se via desde os tempos de avanços econômicos e coloniais sobre terras indígenas no Paraná, Santa Catarina, sul da Bahia e oeste de São Paulo, do último quartel do século XIX até 1910,  quando o Marechal Rondon estabeleceu as bases políticas e ideológicas do Serviço de Proteção aos Índios.

A direção atual e seus aliados criaram e alimentaram um ilusionismo de participação política indígena que decepciona e humilha a todos os índios, exceto aqueles que vivem exclusivamente de atividades políticas, sem relação e vivência com seus povos. A Comissão Nacional de Política Indígena, por exemplo, que foi criada pelo Pres. Lula durante minha administração, e que teria como membros participantes líderes indígenas votados e indicados pela grande Conferência Nacional dos Povos Indígenas, em abril de 2006, terminou recebendo indígenas indicados pelas associações indígenas, então tuteladas pelas Ongs (não sabemos se continuam tuteladas ou não pelas mesmas Ongs, depois da crise atual), cujo papel principal terminou sendo de coadjuvar as ações anti-indigenistas da atual direção da Funai.

A CNPI deu aval para um projeto de mudança do Estatuto do Índio, que, em primeiro lugar, foi rejeitado por grande parte dos povos indígenas e, em segundo lugar, que, se passar no Congresso Nacional, fará a festa das empresas interessadas nas terras indígenas, com o mínimo de participação indígena.

A CNPI deu aval para a edição deste famigerado decreto de reestruturação da Funai, mesmo que diversos representantes indígenas tenham professado publicamente que de nada teriam sabido do verdadeiro teor do decreto. O que deixou o decreto ainda em pior condição moral. Isto é, a CNPI foi enganada abertamente e seus atuais membros não fizeram nada para protestar em conjunto contra essa deslealdade indigenista e humana. Como resultado fica para a história que uma comissão nacional composta por índios e membros do governo foi ludibriada por um grupo que quer instalar uma política indigenista malfazeja para os próprios índios.

A atual direção da Funai deu anuência para a construção da Usina Belo Monte após pouquíssima discussão com os próprios índios que serão afetados, contrariando o parecer de seus técnicos, quando antes, ao pé do ouvido do cacique Raoni, e para as Ongs e índios da CNPI, prometia que não daria tal permissão. Além do mais, nessa anuência não fez quaisquer ressalvas substantivas de compensações, ressarcimentos ou participações, deixando os índios que lá vivem à mercê das avassaladoras condições sociais e econômicas que lhes cairão sobre suas cabeças e suas terras. Ao contrário de dar a esses povos indígenas maior proteção diante do cataclisma que desponta no horizonte, extinguiu a AER Altamira, o pequeno abrigo que os índios sempre tiveram em sua defesa. No seu lugar, promete instalar, depois da pressão feita pelos índios da região, um setor de proteção etno-ambiental, que estava antes destinado aos chamados índios isolados, e que como setor da Funai nunca exerceu política administrativa, sob a Coordenação Geral de Índios Isolados, tutelada por uma das Ongs que dominam a direção da Funai. Uma brincadeira administrativa irresponsável e perigosa.

Por fim, passados dois meses desde a publicação do decreto presidencial, a atual direção da Funai permanece aparentemente inabalada pelos protestos os mais veementes que já se fizeram presentes na história da Funai. Continua esse grupo que tomou a Funai desfiando um rosário de justificativas e promessas sobre este decreto de reestruturação do órgão. Tais promessas, como não poderão ser cumpridas, e que os próprios índios ao final saberão disso, haverão de ser cobradas dia a dia, num processo de desgaste contínuo para o órgão indigenista e para a política indigenista do Estado brasileiro. Perde a Funai e perde a política indigenista brasileira em suas honras e na consolidação de suas histórias. Os membros da atual direção da Funai sairão um dia da Funai, não restam dúvidas, porém deixarão um rastro de calamidades que serão difíceis de serem resolvidas.

Há ciência por trás disso tudo? Há algum tipo de inteligência política comandando as ações de justificativas e engabelações que vêm sendo perpetradas Brasil a fora? Há um propósito superior de formação de uma política indigenista avançada que não nos é dado conhecer, por misteriosa que seja?

Ou tudo não passa de tentativas para se manter no poder? Arreglos políticos com intenções inconfessadas?

Por que o Pres. Lula não dá objetividade à sua promessa aos tantos índios que com ele estiveram em Goiânia, em Recife, no 4º Congresso do PT? Será que o presidente acha que a atitude de esperar um pouco mais para ver se as coisas se ajeitam é a melhor solução?

O certo é que esse decreto e a atual direção da Funai condenam a história da política indigenista brasileira ao seu pior momento. Logo agora, neste ano de 2010, que essa política oficial está fazendo 100 anos.

O Marechal Rondon deve estar dando voltas em seu túmulo. Orlando Villas-Boas e Chico Meirelles devem estar se contorcendo de angústia. As portas da Funai estão ostensivamente tomadas pela Guarda Nacional, que lá fica com seu carrão estacionado no pátio de entrada e onde os guardas terceirizados checam as identidades dos índios que lá querem entrar e exigem que declarem a que vêm à sede do órgão que devia dar-lhe assistência e proteção e que, até agora, era visto como a própria Casa do Índio.

Até quando isso continuará? Como reverter esse processo nefasto?

20 comentários:

Anônimo disse...

Presidente Lula o que esta acontecendo com este seu silencio o povo indigena esta esperando alguma providencia de sua parte, nos demos uma tregua mais vamos continuar a luta os nossos acertos com o presidente da funai ja acabaram queremos agora que ele cumpra os compromissis assumidos em brasilia vamos nos reunir e partirmos para cobrar de nosso coordenador de maceio, os acertos que a gente fez em brasilia dizem que ele e uma boa pessoa mais a funai ta cheio de gente boa para manter os empregos deles o nosso povo esta morrendo de fome e nao da para esperar fale com seu Ministro da justiça PARA ELE RESOLVER A 1 FASE JA PASSOU AGORA AGENTE QUER O RESTO, NINGUEM NA FUNAI QUER NOS ATENDER DIZ QUE NAO PODE E AGORA COMO AGENTE FICA PENSE NISSO DIREITINHO E CONSERTE LOGO ESSE ATENDIMENTO PRA GENTE TANTO FAZ AGORA QUEREMOS QUE RESOLVA AFINAL DE CONTA O SENHOr E OU NAO E O PRESIDENTE DA REPUBLICA.

Anônimo disse...

Nação de Pernambuco

Em nome de todos os índios de Pernambuco me atrevo a dizer que, a CNPI participará de reunião quarta-feira, onde provavelmente será apresentado a todos a nova reestruturação, ou seja vão pedir o apoio da CNPI, pra nós só importa a posição do Cacique Xucuru marquinhos, vamos tirar a prova agora de que lado ele está. Ele disse que não sabia e pediu pra todos negociarem com o Presidente, voltamos ciente de que com o paoio dele tudo se resolveria como CNPI e da forma que ele disse que era pra fazer uma comissão de negociação. Tudo foi feito conforme combinado, agora é a vez dele já que ele afirma não ter tomado conhecimento de nada. Tudo bem, agora ele vai tomar conhecimento oficial apesar de saber que Recife, foi prejudicado. Estamos todos anciosos pela posição dele, pois ele sabe que somos contra esse decreto. Ele vai ter que se posicionar já que representa os povos de pernambuco na CNPI, mesmo não concordando com essa representação, vamos saber se ele representa bem o mau nosso povo. Depois dessa posição dele, saberemos como fazer, pois não vamos admitir uma única pessoa decidir nossas vidas sem quem as demais lideranças sejam ouvidas. O Presidente da FUNAI acha que estamos comprados e quietos, pois ele é que espere. Maquinhos disse que a forma dele trabalhar é no diálogo e negociação. vamos ver ue negociação ele vai fazer por pernambuco. Caso ele apoie ese decreto, de logo convoco toda a nação pra se unir e interditar estradas, ir pra as torres e tudo que estiver em nosso poder. Não vamos aceitar menos do que o fortalecimento de recife como administração regional, jamais aceitaremos ser ligado a qualquer outra regional, de qualquer forma iremos fazer nosso movimento até que se volte atras de tudo isso. O presidente vai saber que não fomos comprados e nem nunca nos comprarar, não seremos demoralizado como liderança em nossas terras como liderança que se vende, qual o respeito que teremos. Todos saberão que não se brinca com as verdadeiras lideranças e com os povos de pernambuco. Se eles quer alguma prova que pague pra ver. Não perderemos mais do que já perdemos, quando as coisas começa a funcionar, eles derrubam, do jeito que eles fazem também sabemos fazer, derrubaremos quem passar ou o que estiver na nossa frente. Marquinhos vamos ver qual a sua posição se a mesma quando esteve connosco em brasília ou assumirá a responsabilidade como representante de pernambuco aceitando a detonação de recife. E não adianta ser em outro local, queremos em Recife e na Sede onde sempre se trabalhou de outra forma nada feito. Vamos partir pra fazer as coisas do nosso jeito sem medo pois toda a responsabilidade será inteira de vocês. Já estamos nos reunindo no aguardo dessa CNPI. Temos vereadores, Agentes de Saúde, professores, secretários de assuntos indígenas, presidente de câmara e prefeituras do nosso lado, vamos ver quem realmente está to nosso lado agora. Índios de Pernambuco

Anônimo disse...

Vamos deixar bem claro aqui que, quando estivemos em reunião com o Presidente da FUNAI deixamos bem claro que queremos recife de volta. E consta em reunião, ele pediu uma comissão e m=pediu pra os demais voltarem. Cumprimos todo o acordo e ele até agora não cumpriu nenhum. Na segunda reunião não houve ata porque não houve reunião fomos embora sem qualquer tipo de acordo se algum índio fez isolado, problemas dele que fique com a administração que quiserem, porém nós que estivemos com o presidente não fizemos acordo nenhum. Portanto ele tem que nos respeitar e não fazer com que nos vendemos. De boa vontade o inferno tá cheio. Não queremos conversa e sim decisão. A volta de Recife ou nada. Depois não venha dizer que não sabia de nossa posição. Todos sabem que queremos recife e não aceitamos nada além disso. Caso não haja uma definição com certeza estaremos prontos pra definir do nosso jeito, vamos mostr que palavra dada não se tira e não se muda a palavra de um homem. Portanto a dep eprnambucoo não foi apenas um homem foram várias lideranças que ele tem que respeitar. Tão logo acabe a CNPI e vejamos a posição do cacique marquinhos não venha nos pedir calma, faremos agora do nosso jeito, pois do jeito de voces de nado nos valeu. Ou volt recife ou serão responsáveis pelo que venha acontecer a nossa frente. Estamos segurando o nosso povo como até agora nada foi nos informado e recife continua sem administração. Não seguraremos nosso povo vamos pra ruas e brigar com o quetemos em nossas mãos e garantimos que temos muitas coisas e usaremos de todas as armas e a população saberá de quem é a culpa, pois não negociaremos com mais ninguém. chamaremos a imprensa e diremos em nome de quem estamos lutando e porque chegamos a esse extremo,, vamos ver se o povo não ficará do nosso lado. E não precisa dizer de quem é na verdade é o culpado, pois temos prova e bastante que são vocês que não ouviram nossas vozes e decisão. Você não podem mudar a nossa história simplesmente porque assim quer, vamos ver quem quer mais e quem pode na verdade decidir nossa vida. E não iremos pra canto nenhum ficaremos com recife e não abrimos mãos mãos foi isso que dissemos na última reunião então não diga que nos vendemos ou que chegamos algum acordo o nosso acordo foi recife e em nenhum outro lugar recife, recife, e recife e só. Lidernaças vamos fazer como combinado no nosso retorno de brasília, temos torres, estradas, BRS e muiyo mais vamos usar o que tiver ao nosso alcance e seja l´[a o que Deus quiser, se preciso for moreremos por nosa causa e mostraremos a eles quem nos fez bandidos, bagunceiros e revoltados, nos somos lidranças e asim mostraremos que sabemos brigar pelo que queremos e eles vão ter que aceitar nossa decisão de uma forma ou de outra. Senão não teremos coragem de olhar pra nosso netos e filhos com a vergonha de nada termos feito pro nosso próprio bem. Que vença as derrubadas, os fogos, a briga, as intervenção de estrada. Somos guereiros e como tal vão nos respeitar. É pernambuco na luta e não abriremos maõ disso. Não aditan Paulo afonso, maceio ou fortaleza pra nós interessa recife e só recife.

Anônimo disse...

Da maneira como as coisas estão acontecendo, com a Guarda Nacional e todo o aparato ati-indígena e anti-servidores até hoje instalados, a FUNAI se transforma num campo de decisões autocráticas.
Resta cercá-la de arames farpados para isolar os indigenas e indigenistas, filtrando-os para não entrarem no Órgão Indigenista do Estado.
Assemelha-se ao nazifascismo de exclusão.
As mortes de indígenas que lutam e exigem respeito por suas terras já ultrapassam centenas e centenas e somadas as mortes dos que sob responsabilidade da FUNASA, se torna holocausto étnico brasílico.
E os responsáveis por isso tudo e essa politica atual: a mineração estrangeira ? As Ongs que pregam a internacionalizaçao da Amazônia ?
A exclusão dos Povos Indígenas das decisões que afetam eles próprios ?
FORA NAZIFACISTAS

Anônimo disse...

Aviso
Senhores servidores, anonimos ou não.
Todos têm que ter na mente que são servidores Públicos, logo, obrigados a observa as normas legais e, como tal, o Decreto mesmo que imperfeito é um dispositivo legal.
Como se ver, qualquer ato contrario as normas legais, poderá e deverá ser entendido como insubordinação por parte daqueles servidores.
Não cabe o questionamento aberto, quando muito por via judicial.
Não vai adiantar simplesmente ser contrario por ser, temos que demonstrar por conhecimento e ate mesmo por fatos, que ocorreu um equivoco absurdo na reestruturação da FUNAI.

Marcelo disse...

Estimados Anônimos Índios de Pernambuco:


Desafio vocês a fazerem alguma coisa e desde já duvido muito que vocês façam algo. Vocês são fracos, vendidos e mentirosos. Basta ver como em Brasília foi fácil engabelar e enganar vocês.

Dizem que vão fazer isso e vão fazer aquilo. Balela, mentira!

Qualquer troquinho de real compra vocês, vocês SÃO FRACOS DE ESPÍRITO E COMO PESSOAS.

O pseudo -líder marquinho luidson xucuru é pau mandado do márcio meira. É claro que ele vai concordar com o decreto de reestruturação, aliás, já concordou e conseguiu desarticular vocês em Brasília. Vocês não são guerreiros nem aqui, nem na lua.

Ilusão de quem acredita que o pseudo líder marquinho vai fazer alguma coisa pelos índios de pernambuco.

Aliás pra começar ele é péssimo como pessoa, mal educado e arrogante. O que esperar de uma pessoa dessa qualidade, a não ser coisas ruins e que prejudicam os outros.


Acordem e parem de falar besteira. Vocês vão se vender pela segunda vez, assim como fizeram em Brasília.


Marcelo

Anônimo disse...

Rondon jamais tentaria justificar o que fez por sistemas partidários, sua luta era outra, muito além de sua ideologia - estava em sua alma.

O Indigenismo está acima de partidos políticos, funções, e muito além da exploração capitalista neo-liberal que se observa nos adeptos do “novo indigenismo”. Alguns conhecidos indivíduos e organizações construíram verdadeiros “impérios econômicos” à custa dos indígenas (atenção TCU, até quando vão ficar omissos ???).

Anônimo disse...

E OS ÍNDIOS VENDIDOS DA PARAÍBA ONDE ESTARÃO, COM CERTEZA COSTURANDO POR BAIXO DOS PANOS NOVA RENDIÇÃO, O QUE LEVARÃO DESSA VEZ? - SE É QUE LEVARÃO, POIS PELO QUE ME CONSTA ACEITARAM CALADINHOS FICAR SUBORDINADOS A FORTALEZA, UNIDADE ESTA QUE DE CONCRETO NADA FARÁ PELOS MESMOS, POIS SEU COORDENADOR ESTÁ ALVITANTE COM OS CARGOS GANHOS PARA AQUELA UNIDADE E TÃO POUCO SE IMPORTANDO COM OS POTIGUARA. E AGORA CAPITÃO E CABOQUINHO? - QUANTO VALE A FUNAI DE JOÃO PESSOA? - SENHORES DÊEM SEUS LANCES - EU COMEÇO R$ 0,10 (dez centavos).

Anônimo disse...

Senhor do Aviso,
que aconselha os servidores serem "obrigados a observa as normas legais e, como tal, o Decreto mesmo que imperfeito é um dispositivo legal." A OIT 169 é dispositivo legal. A descência administrativa e ética estão dispostas em vários dispositivos legais. envie seu AVISO para a direção da FUNAI diretamente.
E de preferência também para o Senado, Camara dos Deputados, Judiciário, Executivo no Geral,
deixe de ser repressor contra os que estão sendo vilipendiados de seus direitos.

Anônimo disse...

Cumpram o seu papel e passem a trabalar, ficam só choramingando perdas

Anônimo disse...

por favor, postem tambem que, a funai tambem esta pactuada com outra ong indigenista, a OPAN, entidade manipuladora de indio

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
o colega acima tem razão!kkkkkkkkkkkkkk

De que adianta ficar falando do aviltamento do Coordenador de Fortalez? De que adianta ficar falando de Capitão e Caboquinho?

Eles, como todos nós, estão lutando pelo que acham que é certo. Se esta Funai está boa pra eles, com certeza eles não vão lutar.

Na FUNAI é assim, um dia da caça, outro do caçador.

Eu mesmo, continuo esperançosa, mas não cruzei os braços. A Funai não pode parar, mesmo que esta direção, toda atrapalhada, sem saber o que fazer, temos que trabalhar e esperar que todo esse pesadelo passe.

Anônimo disse...

Vamos trabalhar que nos não temos nada o que fazer contra isto tudo que estar acontecendo na FUNAI, todos são pagos para trabalhar, não para fazer política.
Que aqueles que se julgarem prejudicados tomem decisões, porém, com responsabilidade, nada de vandalismo ou de ataques pessoais, de nada adianta ficar lamentando, vamos trabalhar que mais tarde quem sabe tudo volta a ser como antes.
Os índios, estes sim, os únicos verdadeiramente prejudicados.
Não se sabe como os índios vão assimilar tais mudanças, o que vemos é que as grandes lideranças do passado não conseguiram passar aos seus sucessores o dom da liderança, ate porque ninguém faz um líder este já nasce feito.

Anônimo disse...

Segundo informação de um servidor que estava fazendo treinamento em Brasília/DF, que ainda esta semana estaria sendo publicadas no D.O.U., às três últimas portarias que complementa definitivamente a reestruturação da Funai. Esse servidor não conseguiu obter informações necessárias para repassar aos demais colegas, a Sra. General Francisca Picanço, não quis entrar em detalhes sobre as tais portarias. Fiquei logo pensando, ora já foram criadas ás Coordenações Regionais,ás Coordenações Técnicas Descentralizadas,não tenho conhecimento da criação das Coordenações Técnicas Local, só resta mexer com nós servidores principalmente daquelas que foram extintas,ou quem sabe como vai funcionar as Coordenações Técnicas(descentralizada e local),ás atividades a serem desenvolvidas, quantos servidores ficarão lotados, enfim tudo isso passa hoje na imaginação de nós servidores. O decreto conseguiu separar os indígenas do seu estado de origem,nós servidores não será diferente, essa cúpula que hoje manda na Falecida Funai,tem o apoio do Governo Federal,da Casa Civil,Ministro da Justiça, de alguns politicos tudo pode acontecer, infelizmente. Obrigado.

Anônimo disse...

Pessoal tudo que tem que ser será, não vai ser nossa ansiedade que vai mudar, não adianta ficar especulando ou imaginando o que pode ou não acontecer.
Vamos nos preparar para o pior, pensando no melhor, quem sabe eles não cansam de fazer tanta besteira, tudo na vida têm seu limite e, no caso deles eu acho que o limite já foi alcançado.

Anônimo disse...

Sim, esta sendo públicada as Portarias de nomeação dos Novos Coordenadores Gerais e das novas Coordenações criadas na Sede FUNAI.
Fonte MJ

Anônimo disse...

Xavantes criticam Decreto que pode fechar Funai de Primavera do Leste
HOME PAGE 24HorasNEWS, 25.02.2010.

Sem qualquer discussão com as comunidades indígenas e nem mesmo com os funcionários da FUNAI, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aproveitando a distração decorrente dos festejos de final de ano, baixou o Decreto n. 7.056, de 28 de dezembro de 2009, que aprovou o novo Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Apesar do nome pomposo, qual seja, "restruturação" da FUNAI, na verdade a medida adotada pelo Governo Lula visa enfraquecer e extinguir a maioria das administrações do órgão. Segundo o cacique da etnia Xavante, Domingos, da Terra Indígena Sangradouro, e que tem criticado duramente o decreto presidencial, as Administrações da Funai serão reduzidas apenas para 34, quando hoje existem 74, situação que dificultará a vida dos índios, trazendo maior obstáculo, entre outros, no que pertine à ordenação de recursos. Dentre as Administrações que serão extintas é dada como certa a de Primavera do Leste (141 Km de Paranatinga) , situação que obrigará os Xavantes dos municípios que a integram a se deslocarem para Barra do Garças, aumentando significativamente a distância e dificultando a vida dos indígenas. Ainda segundo o cacique Domingos, os únicos beneficiários com o decreto baixado pelo Presidente Lula serão tribos que vivem na Amazônia, que contam com apóio de ONGs -Organizações Governamentais.
De outro lado, os índios Xavantes que residem no município de Novo São Joaquim também questionaram o decreto federal, ao mesmo tempo que criticam o presidente da FUNAI, Márcio Augusto de Meira, principalmente porque o mesmo, quando tomou posse e entrou em
exercício no cargo, prometeu que qualquer alteração nas questões ligadas aos índios passariam por um amplo debate com as comunidades indígenas. Com a edição do Decreto n. 7.056/2009, passou a fortalecer os argumentos no sentido que a intenção do Governo Petista, na verdade, foi "privatizar" a FUNAI, prejudicando os principais
interessados que são os índios brasileiros, em suas mais de 240 etnias, e favorecendo sobretudo ONGs, como o Instituto Socioambiental e o CTI - Centro de Trabalho Indigenista, organizações fortíssimas que têm andado livremente por áreas indígenas e recebem, para isso, consideráveis quantidades de recursos públicos e verbas de diversas entidades privadas e até mesmo de governos estrangeiros. Com a alegada "reestruturaçã o da FUNAI", o órgão público sai de cena e deixa de cumprir sua obrigação legal de proteger, identificar, inventariar e dar destinação ao Patrimônio Indígena. Em síntese, os serviços que deveriam ser bem cumpridos pela FUNAI, que tem a missão prevista no Ordenamento Jurídico do país de velar pelo índio brasileiro, passa a ser terceirizado à custa de muitos recursos públicos, serviços esses que serão desenvolvido sobretudo por ONGs, ávidas principalmente por verbas governamentais. Enquanto isso, o índio brasileiro passa, de ruim para pior e, como no descobrimento do Brasil, muito mais que descamisados, "pelados"!

Fonte: Clipping da 6ªCCR do MPF.

Anônimo disse...

NÓS LÍDERES INDÍGENAS DE PERNAMBUCO - DAS TRIBOS PANKARARU E KRAHO KANELA - AO LADO DE OUTRAS TRIBOS DO BRASIL, ACAMPADOS DEFRONTE AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EM BRASÍLIA, ESTAMOS RESISTINDO A DOIS MESES CONTRA A DECISÃO DA FUNAI DE MARCIO MEIRA, QUE SEM OUVIR OS POVOS INDÍGENAS TOMOU POSIÇÕES JUNTO À SUA CNPI, DESTRUINDO TUDO O QUE CONQUISTAMOS A DURAS PENAS DURANTE LONGOS ANOS.
Não podemos deixar de responder a anônimos que sem identificar-se corrretamente, especialmente alguém intitulado de 'Marcelo' - possivelmente alguém que lucra com muita voracidade destas decisões autoritárias da administração de Marcio Meira, ataca gratuitamente a nós.
SOMOS CONSIDERADOS OS ÍNDIOS REVOLUCIONÁRIOS - NÃO FALTOU PROPOSTAS FALSAS, CANALHAS E DE PESSOAS SEM ESCRÚPULOS (COMO MARCELO DE TAL, TALVEZ?) QUE GOSTARIAM DE AFASTAR-NOS DE NOSSA LUTA.
Até propina (dinheiro do mensalão? ou da cueca do roubo de dinheiro? ou seria falcatruas em contratos de ONGs falsas e inexistentes?) foi oferecida. E RECUSADA COM VEEMÊNCIA.
ESTAS DEZENAS DE ÍNDIOS QUE RESISTEM EM BRASÍLIA - AO LADO DE SEUS POVOS EM TODO O BRASIL - TEMOS FEITO MANIFESTAÇÕES DIÁRIAS E CONTÍNUAS - COMO NA CONVENÇÃO DO PT E ENFRENTANDO OS SEGURANÇAS DO PALÁCIO DO PLANALTO E DE LULA, PRESIDENTE FILHO DO BRASIL, NASCIDO EM PERNAMBUCO MAS QUE ESQUECE - NESTE MOMENTO - DE NOSSO POVO.
FIZEMOS TAMBÉM NA POSSE DO ATUAL MINISTRO - LUIZ BARRETO - QUE FICOU COM MEDO DE NOSSA REAÇÃO NO AUDITÓRIO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. AS FAIXAS E OS MANIFESTOS CAUSARAM COMOÇÃO NO POVO QUE LÁ ESTAVA.
Fechamos as ruas que dão acesso ao Ministério da Justiça, e isto, é fato.
NOSSA LUTA É DIÁRIA. Várias manifestações são feitas em todos os lugares.
AGORA ESTAMOS CONSEGUINDO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA E NO SENADO FEDERAL.
Vamos derrubar este decreto CRIMINOSO, que destrói a nossa Funai, e não a de Marcio Meira.
TODOS ESTÃO CONOSCO.
Brasília, 4 de março de 2010.
Carlos Pankararu
Coordenador do acampamento

PS - atenção anônimo Marcelo de tal, teria coragem de segurar a faixa na frente dos poderosos no Ministério da Justiça.
Dê seu CPF, pois se tem coragem, apareça.

PS 2 - CONVIDAMOS A TODOS A FAZEREM EM BRASÍLIA A MAIOR MANIFESTAÇÃO CONTRA O DECRETO DITATORIAL.

PS 3 - FORA MARCIO MEIRA.

Anônimo disse...

Já tem Coordenador e Comissão formada para viajar de Unidade a Unidade e nas Comunidades Indígenas explicando os detalhes do famigerado Decreto, e procurando para acabar de uma com estes pequenos desarranjos criados. Deveriam ter providenciado isto antes de acontecer, mas, nunca é tarde para começar. E ai o gasto com Diária aumenta, pois ninguém viaja de graça.
Felizes os Convidados para embarcar nas Linhas Aéreas Aeromarciomeira.

Vagner Souza - CPF 021987121-87 disse...

No comentário acima é assinado por Carlos Pankararú...coordenador do acampamento... Que acampamento? aquelas míseras lonas pretas com os gatos pingados na esplanada? ele disse coordenador do acampamento??? mas que vergonha... se fosse ele e a mulher ia me esconder pois já é motivo de chacota em toda a esplanada. Que vergonha para os povos indígenas.. e ele ainda se apresenta no congresso como "representante dos povos indígenas do nordeste". Acabou a Organização APOIME? o povo do nordeste deveria se envergonhar de ter como representante esse cidadão....

 
Share