terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jornal Nacional repercute cenas de violência em Londrina

Muita gente viu essa matéria no Jornal Nacional da TV Globo, ontem à noite. Só a vi há poucos minutos.

A matéria é bem anunciada, com quase todos os pontos, por parte do repórter. Porém, no que concerne sua linha editorial, está cheia de comentários insinuantes do editor, o âncora William Bonner.

Na visão e no tom de voz de Bonner, a história começa com um "ataque" de índios em uma estrada a um carro com o propósito de ferir ou matar alguém. No decorrer da matéria se vê que os índios tinham feito o bloqueio da rua onde se encontra a sede da Funai, em Londrina, onde estavam acampados há 25 dias, e, nas horas da madrugada, foram surpreendidos com a chegada de um carro entrando pelo meio deles. Daí o desferimento de uma pedrada que resultou num grave ferimento de uma jovem mulher. Ferimento que pode levá-la à morte, segundo a matéria.

Os depoimentos do índio e do marido da ferida demonstram que não houve um ataque de modo algum. Apesar do trejeito de Bonner em querer insinuar uma espécie de selvageria. Já o marido da ferida, em outro depoimento colhido pela TV Record, demonstra que não sabe por que foi atacado, mas que tinha entrado numa rua escura sem saber que estava fechada por cones de trânsito. Na TV Globo ele é mais incisivo e culpa os índios. O índio entrevistado e outros em outra matéria dizem a mesma coisa: que tentaram parar o carro antes de começar a bater com a borduna e jogar uma pedra no capô.

Enfim, a matéria termina tendo um tom de desprezo ao caso. Já o presidente da Funai esgarça os olhos para dizer que os índios não devem praticar a violência para resolver problemas administrativos e insiste que nada será fechado no Paraná, apenas as AERs serão transformadas em Coordenadorias Técnicas Locais. Como se isto não fizesse diferença alguma e os índios fossem uns imbecis e irracionais por estarem protestando por quase nada...

11 comentários:

Anônimo disse...

MARCIO MEIRA INIMIGO NÚMERO 1 DOS ÍNDIOS!!! JAMAIS SE COLOCA OU SE POSICIONA EM DEFESA DOS INDIOS OU PROCURANDO ENTENDER AS RAZÕES QUE LEVAM AOS CONFLITOS!!!!

Anônimo disse...

Me lembro quando os cinta-larga mataram os 29 garimpeiros, e naquela época a Funai, ao contrário de agora, defendeu os índios em frente da mesma TV Globo...

Anônimo disse...

Como sera composta esta Coordenação Tecnica? Quantas pessoas sera disponibilizadas para atuar em apoio/fiscalização as comunidades indigenas? como vai funcionar?

Anônimo disse...

A Lei 6.001 não foi revogada.

Os familiares da vítima devem entrar com uma ação de responsabilidade civil contra o atual presidente da Funai.

O insano Márcio Meira é o responsável por toda a degradação social e cultural que está acontecendo com os povos indígenas brasileiros.

O insano Márcio Meira quer acabar com os direitos indígenas a qualquer custo, e o pior, colocar a culpa nos índios

A sede da Funai Brasília continua sitiada pela Guarda Nacional – uma verdadeira “vergonha nacional”.

Acorda Dilma !!!!!
A Casa Civil faz o que?
Quanto tempo vai ser conivente com o caos instaurado pela debilidade de uma equipe de irresponsáveis Márcio , Aloísio e Maria Auxiliadora - que turminha einh!!!!"

Anônimo disse...

Senhor Marcio Meira, seja sensato, inteligente, humano, cavalheiro, leal a algo de bom que pode haver dentro de você. Vá lá e converse com os Índios, seja onde for. Enfrente as suas propostas. Não mande recados. Acabarás com todos estes transtornos e desequilíbrios que estão sendo desencadeados. Sucesso!

Anônimo disse...

Senhor Presidente da Funai,
Se você não lê esse blog, certamente a sua equipe o faz, com desprezo e raiva, mas .....
Então, segue uma .....
Sugestão, ao invés de ficar falando bobagens para a TV Globo e viajando para o São Gabriel da Cachoeira e Belém do Pará, “ a equipe presidencial” poderia viajar para outras unidades da federação e explicar o mesmo tema para as populações indígenas. (se tivesse coragem).

Brincadeira: Melhor é ficar escondido no Ministério da Justiça, administrando a sua Funai imaginária, na qual os índios, seguindo o seu conceito evolucionista, serão “bóias-frias” ou dizimados” !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

MARCIO MEIRA E TODA SUA EQUIPE JÁ ESTÁ NA LISTA NEGRA DA MAIS BRUTAL CRUEL E INSANA ADMINISTRAÇÃO, COMO AGENTE A FAVOR UNICAMENTE DO INTERESSE PÚBLICO, E INIMIGO CRUEL E CONTRÁRIO AO INTERESSE E DEFESA INDÍGENA. SEU DIPLOMA DE "ANTROPÓLOGO" DEVERIA IR PARA O LIXO QUE É O LUGAR CERTO PARA ALIMENTAR OS URUBUS!!!

Anônimo disse...

O Fantasma presidente da Funai apareceu,na televisão anunciando seu mais novo programa de TV, chame-se " Todo Mundo odeia o cris " ou seria " O Menino Maluquinho ". Seja digno peça a sua exoneração é a melhor coisa que você faria em benefício a toda Nação Indigena existente neste Pais.Minha mãe já me dizia quem brinca com fogo termina se queimando, será se não é o seu caso.Reestruturar é preciso, radicalizar não.Obrigado.

Anônimo disse...

ATENÇÃO A PERGUNTA QUE EU FAÇO É A SEGUINTE, SERÁ QUE O MARCIO MEIRA, TERÁ A CORAGEM DE IR A POSSE DO NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA OLHA SÓ QUEM ESTARA LÁ ALÉM DOS INDIOS O SENADOR ROMERO JUCÁ CUIDADO MARCIO O HOMEM É LIDER DO GOVERNO NO SENADO É MELHOR VOCE SE DSCULPAR PELAS BOUBAGENS QUE VOCE FALOU DELE E DO GOVERNADOR DE RORAIMA SE PRECISAR PODE USAR O BLOG DO MERCIO PARA ISTO OK.

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar. Toda cupula Administrativa falam que ser criada as Coordenações Tecnicas, ta e ai? mas ninguem ate o presente momento falou como elas irão funcionar ou seja como sera composto o seu quadro? como sera sua execução? ou como sera o seu poder de decisão? como sera o seu poder de liderança? Quantas pessoas sera disponibilizadas para atuar em apoio/fiscalização as comunidades indigenas? como vai funcionar? o nome é ate bonito, mas vejamos, existia uma Administração Regional, o qual cuidava de 40 mil indios, com um quadro reduzido a mais ou menos 140 pessoas, a qual tinha todos os poderes acima citados e subordinada a ela os postos indigenas os quais também não existem mais, e ai como explicar, clarei a minha mente ingenua, não adianta ir para tv e dizer que não acaba alguma coisa e cria uma unidade mais reduzida do que antes e bota para funcionar. Alguem pode mostrar-me a luz no fundo do buraco? ou ao menos falar sobre esta magica. Rogerio por favor preciso da sua ajuda.

Anônimo disse...

PLACAR

Índios ocupam UFPA Altamira
=> combinado 21 x 21 indigenismo

Índios tomam sede de Manaus
=> combinado 21 x 22 indigenismo

Globo divulga incidente de Londrina, como um "ataque" dos índios
=> combinado 22 x 22 indigenismo

 
Share