quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Índios Xavante apelam em carta dramática a autoridades para salvar a Funai






10 comentários:

Anônimo disse...

Profundamente emocionante a Carta Aberta das lideranças e comunidades indígenas Xavante de Novo São Joaquim. É um apelo humilde de um povo que se sente só, vulnerável, à deriva e com receio do que possa lhes acontecer no futuro. Eles confiaram na FUNAI e nos seus dirigentes e foram traídos, apunhalados pelas costas e desrespeitados...
Tomara que as autoridades sérias e competentes de nosso país - tenham a coragem de levantar uma bandeira de luta jurídica em favor de todos eles.
O apelo, a luta, as manifestações destas etnias precisam ser ouvidas...
E os "índios do nordeste" estão preocupados com tudo o que está acontecendo? Acho que não.

Anônimo disse...

quase fui as lágrimas com a carta dos xavantes.
estou com um nó na garganta, cabeça desordenada e um sentimento imenso de perda e abandono. Essse cara chamado marcio meira, está matando a nossa funai, juntamento com o respeito que eu ainda tinha palo Presidente Lula, que virou um marionete comendado por marcio meira.

Anônimo disse...

todos os novos postos indigenas ou Coordenações tecnicas ja estão sendo nomeados e tomando forma para dar continuidade aos trabalhos e ao Decreto

Anônimo disse...

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/10/politica,i=172544/NOVO+TITULAR+DA+JUSTICA+PROMETE+MUDAR+POUCO.shtml

Enquanto isso, na posse do novo Ministro:
....Barreto deverá encontrar poucos problemas para administrar no Ministério da Justiça, a não ser manifestações em várias partes do Brasil por causa da reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). “O secretário sempre foi extremamente aberto ao diálogo”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Sandro Avelar . “Sempre foi simpático às causas de interesse da PF, como, por exemplo, a luta pela nossa Lei Orgânica”, acrescenta o delegado, ressaltando que a relação de Barreto com a PF vem desde quando ele dirigia o Departamento de Estrangeiros.
...

Tarso, se for governador do Rio Grande do Sul (duvido muito, o povo gaúcho odeia mentirosos), implantará as novas Reduções e, se não conseguir colocar os índios para morar na rua, os colocará na cadeia.

Anônimo disse...

VEJAM BEM, O CTI AINDA VAI, JÁ ERA FAMOSO MESMO POR SUPOSTOS JOGOS SUJOS. AGORA O ISA: UMA INSTITUIÇÃO DE ALTO NÍVEL TÉCNICO, CAIR NA CONVERSA DESTE MASSACRE AOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS, FOI COMO SE IGUALAR AOS BANDIDOS. QUE BOBAGEM E DAS GRANDES: QUEIMARAM SEU ESTOQUE DE CREDIBILIDADE E IDONEIDADE PELO RESTO DE SUA EXISTÊNCIA, POIS ENTRARAM PARA A HISTÓRIA NEGRA DOS IMPOSTORES DO INDIGENISMO NACIONAL. DECEPÇÃO E PENA MESMO...

Anônimo disse...

Os leitores do blog de Mércio Gomes já observaram a omissão dos "índios do nordeste"?
E muitas vezes eu li na mídia que estes índios eram considerados combatentes, guerreiros, fortes... O comportamento, a apatia e omissão das etnias nordestinas - é questionável. E agora não se sabe ao certo se eles têm algum objetivo para lutar e reivindicar. Sou do nordeste. Não sou índio e nem funcionário da FUNAI, mas estou atento a todos os comentários que são publicados no blog de Mércio Gomes, e até agora nada li sobre a posição e a postura das lideranças indígenas de todo nordeste. Já li que muitos índios do nordeste fazem parte de ONGS e até acredito que eles estão coniventes e sabiam sobre o Decreto de extinção. Fiz várias pesquisas na biblioteca da FUNAI em Recife e reservei um certo interesse pelas comunidades indígenas do nordeste. Agora, porém, a minha decepção é muito grande diante de tanta apatia e omissão.
Agora eu consigo enxergar a diferença que existe entre as comunidades indígenas de outras regiões do Brasil e comunidades do nordeste...

Dos Santos disse...

Se o Brasil fosse um país sério muitas pessoas deveriam estar presas pelo que fizeram com os índios em geral, mas com os Xavante de forma particular. Um povo com uma cultura forte e admirável mas transformado em ratos de laboratório para experiência absurdas, desde o tempo da ditadura, com os famosos projetos econômicos que degradaram suas terras, desorganizaram seu sistema produtivo tradicional e os tornaram ainda mais dependentes. Depois veio a política irresponsável de ficarem criando várias unidades regionais sem nenhum planejamento apenas para acomodar interesses. Agora, com o tal decreto, acho mesmo correto diminuir o número de AER's, pois da forma que estava era uma total maluquice. mas não poderiam ter feito isso sem manter um diálogo respeitoso e pedagógico com os índios. Cadê o renomado "xavantólogo" que assessora o presidente com um suculento DAS 4?

Anônimo disse...

O xavante Hiparidi Top Tiro está do lado da atual presidÊncia da FUNAI, não está?

Anônimo disse...

É claro que o xavante traidor hiparidi está ao lado da atual presidência da funai.

hiparidi é espião do cti junto as comunidades indígenas xavante, ele repassa todas as informações principalmente para a auxiliadora do CTI. hiparidi é uma pessoa sem escrúpulos, mentirosa e perigosa. Ele é um agente da ong cti,os guerreiros xavante precisam se tocar disso.

Anônimo disse...

Além do mais esse Hiparidi é procurado pela Polícia Federal... Por conta de um recurso recebido pela Petrobrás... Ele age às escondidas!

 
Share