quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Blefe, blofe e blufe na Funai


As coisas estão confusas na questão indígena brasileira. Muita indecisão, muita boataria, muita vontade de manter poder. Muito nervosismo na Funai e no meio indigenista e indígena.  De um lado a Rádio Nacional da Amazônia transmite uma fácil notícia de que a Funai está sob controle e que os índios pouco a pouco estão entendendo os objetivos supremos do decreto de reestruturação.


Inclusive que o presidente Lula estaria de acordo com esses objetivos.

De outro, estão os representantes dos fazendeiros ansiosos por encontrar uma solução para a questão fundiária dos índios Terena e Guarani do Mato Grosso do Sul.

Aí estão essas notícias, para o quê elas puderem valer.

_____________________


Índios chegam a acordo com a Funai sobre funcionamento de posto do órgão em Altamira


Leandro Martins
Repórter Rádio Nacional da Amazônia
Brasília - Terminou em acordo a reunião entre as lideranças indígenas do Pará e o presidente da Funai, Márcio Meira, realizada hoje (23) no Ministério da Justiça, em Brasília. O encontro entre 15 representantes indígenas de Altamira, no Pará, e o presidente da Funai discutiu o Decreto 7.056, assinado em dezembro de 2009, que prevê a reestruturação da Funai.
De acordo com o presidente do Conselho Indígena de Altamira, Luís Xipáia, os indígenas temiam pelo fechamento do posto que a Funai mantém na região, mas a conversa com Meira tranquilizou os líderes. “Ela foi positiva e bastante clara para nós, e no dia 9 de março vão descer as lideranças de todos os povos para discutir com o presidente da Funai, em Altamira, o funcionamento [do posto]”, disse Xipáia.
Em entrevista hoje ao programa Amazônia Brasileira da Rádio Nacional da Amazônia, Márcio Meira afirmou que o decreto teve o apoio das principais organizações indígenas (Coiab, Apoinme, Foirn, Apipan e Cir), e que não será modificado e muito menos extinto. Segundo ele, não é possível a aprovação de todos os 225 povos indígenas do país. De acordo com Meira, a Funai está esclarecendo os detalhes do decreto que estavam gerando dúvidas.
Ele informou que um concurso público, com provas marcadas para o dia 14 de março, vai permitir a contratação de 3.100 funcionários para a Funai até 2012. Segundo Meira, a medida vai corrigir as distorções como a manutenção de mais de 60 coordenações regionais no país, ou seja, acima de duas para cada um dos 27 estados brasileiros.
Meira ressaltou que o decreto prevê a participação de representantes das comunidades indígenas na gestão da fundação. “O decreto inclusive inclui dentro da gestão da Funai, a prática de participação direta das comunidades indígenas na gestão da Funai, quando nós criamos em cada regional um comitê participativo da gestão”.
Ontem (22), foi apresentado à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2.393, de autoria do Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O projeto pede o cancelamento do Decreto 7.056, que trata da reestruturação da Funai.
No projeto, o autor argumenta que o decreto da Funai fere os termos da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que diz, em seu Artigo 6º, que há necessidade de consulta prévia aos povos indígenas interessados acerca de alterações na estrutura administrativa dos órgãos responsáveis pelas políticas e programas que lhes são concernentes.
________________________

O anúncio de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para a bancada federal auxiliá-lo a encontrar as áreas em disputa entre índios e fazendeiros para que a União compre e ponha fim a um problema histórico em Mato Grosso do Sul já começa a movimentar os setores indigenista e político.

Segundo o assessor jurídico do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Rogério Batalha, diante de um cenário de boa vontade política, é preciso priorizar os indígenas que vivem em terras já demarcadas.

Ele cita as terras guarani Yvi Katu, em Japorã, Ñderu Marangatu, em Antônio João, Sombrerito, em Sete Quedas, Taquara, na cidade de Juti e ainda, as onde vivem os terenas: Cachoeirinha [Miranda] e Buriti [Em Dois Irmãos do Buriti].

“Para os povos indígenas, não basta entregar qualquer terra. Mesmo que não se resolva a totalidade da demanda, entendo que algumas terras já identificadas [as citadas acima] poderão ser encaminhadas esse ano e isso destensionaria o conflito no Estado”, frisa Batalha.

“Tem todas as condições de resolver a situação se existir vontade política de se encaminhar isso ainda este ano”, completa. Batalha explica que o Cimi defende a criação de emenda do governo estadual para criar o fundo da terra e assim, o Estado possa receber os recursos da União para a indenização dos fazendeiros.

Lula quer criar mecanismos jurídicos para driblar a Constituição, pois não é autorizada a compra de terras indígenas, e assim, por fim aos conflitos e risco de violência em Mato Grosso do Sul, onde vivem 40 mil índios.
Já o deputado estadual Pedro Kemp (PT), atuante na questão indígena, defende a solução para o problema, mas vê com ressalvas a proposta do correligionário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A parte interessada, os índios, não estão sendo inseridos no debate. Os deputados [Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT)] discutiram somente com os ruralistas, só eles foram consultados. Isso não é simples. Tem que ver quais são e onde estão as terras que os índios precisam”, frisa Kemp.

O governista Youssif Domingos (PMDB) elogiou a estratégia do presidente Lula e disse que a medida vai ‘minar os conflitos em Mato Grosso do Sul’

15 comentários:

Anônimo disse...

Em Reunião, realizada ontem, em Recife com a partcipação dos servidores e representants do sindicato da categoria. Ficou decedido por unanimidade que a luta continua nos meios politicos para revogar os reestruturar o decreto 7056,por tanto cada servidor convoque suas bases politicas e cobre esforços dos politicos no sentido de fortalecer o movimento principalmente agora com a passagem do carnaval portanto amigos vamos a luta. Pernambuco continua firme.

Anônimo disse...

Conforme e notícia, o presidente da Funai, ao dizer que “não é possível a aprovação de todos os 225 povos indígenas do país”, reafirma a inconstitucionalidade do Decreto.

Ou seja, continua com a farsa, a mentira e a coerção aos índios e servidores. DOBROU O NÚMERO DE POLICIAIS DA FORÇA NACIONAL DENTRO DA SEDE DA FUNAI.

Os índios devem ser ouvidos e aprovar sim!!!

Tivemos um grandioso exemplo de vez e voz dos Povos Indígenas na Conferência de 2006, em Brasília/DF. Ao contrário de hoje (tudo armado secretamente), foi um evento aberto ao público, situação de harmonia, sem a presença de policiais e com importes decisões dos índios e para os índios. Ao contrário desta atual gestão que arbitra normas para defender seus interesses particulares (financeiros) e beneficiar a si e seus amigos, sempre, à custa dos Povos Indígenas. Verdadeiros parasitas !!!!

Anônimo disse...

Eu falei.

Marcelo disse...

Pessoal, depois dessa podemos arrumar nossas trouxinhas e malinhas e nos conformarmos: A Anomalia márcio meira e sua gangue de tiranos venceu e venceu pra valer. O decreto 7.056 veio pra ficar e ninguém vai derrubar. Pode espernear, pode gritar. Acabou minha gente, acabou.

Enquanto isso os bestalhões de Altamira e os pseudo-guerreiros Kaingáng caíram no conto do vigário. Como é fácil enganar índio nesse país. Bastar dar um "pirulitinho" que eles logo se rebaixam por nada, nada, absolutamente nada.

Aqui vai um recado para vocês meus parentes indígenas: VOCÊS SÃO UNS POBRES COITADOS!!!!!!!

Marcelo

Anônimo disse...

"NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE NEM BEM QUE NUNCA SE ACABE" ... portanto, não podemos desanimar e perder as esperanças! Tudo pode acontecer, tudo pode mudar!!! Lembrem-se que o inabalável muro de Berlim caiu de um dia para o outro, para pasmo do mundo todo!!!

Anônimo disse...

"Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo". [ Albert Camus)

Anônimo disse...

O TEMPO ESTÁ PASSANDO E O DECRETO ESTÁ SE FIRMANDO E OS ÍNDIOS ACREDITANDO NAS INVERDADES DO PRESIDENTE MÉRCIO MEIRA, OS SERVIDORES AGORA ESTÃO ACORDANDO PARA VIVER SEU PESADELO INFERNAL. O GOVERNO LULA, O MINISTRO DA JUSTIÇA ATUAL DEPOIS DE NOMEADO JÁ ESQUECEU OS PROBLEMAS EXISTENTES NA FUNAI. AS LIDERANÇAS INDÍGENAS DE HOJE, DESCULPE-ME PELA EXPRESSÃO QUE VOU USAR " SÃO MEROS FIGURANTES DE FILME AMERICANO " OBRIGADO.

Anônimo disse...

É uma plhaçada?! cadê os indios Petistas que comparecerão ao 4º Concresso do PT? De nada adiantou. como falei anteriormente, a Turma do Marcio Meira se fortaleceu e conquistou o poder e os indios irão pagar o prejuizo causado a FUNAI e a eles mesmos por ingerencia do famigerado Decreto.

Anônimo disse...

24/02/2010 - 14h18
Site vende fotos de índios brasileiros sem autorização

Manaus - O site www.amazon-indians.org alega vender fotos e vídeos com imagens de indígenas do Vale do Javari, no extremo norte do Amazonas, para "ajudar os nativos". A organização União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) nega receber essa doação e entrou com representação no Ministério Público Federal para proibir a comercialização das imagens.

No site, há imagens de rituais dos povos matis, marubo e mayuruna. "Há várias pessoas que vão até a aldeia e tiram fotos, mas não autorizamos publicações em sites, revistas, jornais ou muito menos a comercialização", afirmou o diretor da Univaja, Eliésio Vargas, da etnia marubo.


Vargas disse que soube do site há duas semanas, quando recebeu um alerta na internet com o nome dos povos indígenas sendo usado na rede. "Não sabemos desde quando o site está no ar", disse. Segundo ele, que conhece todos os indígenas das fotos, alguns se lembram de terem sido fotografados entre 2006 e 2007 por um estrangeiro que esteve nas aldeias.


Para Vargas, esse tipo de exploração é fácil, já que o acesso é livre às aldeias e não há fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai). A reportagem entrou em contato com a Funai, mas não obteve resposta. No site, o responsável pela comercialização das imagens é Dan James Pantone. A reportagem enviou um e-mail para Pantone há dois dias, mas não obteve resposta.


Ainda no site, o texto informa que já foram arrecadados U$ 300 mil para implantar projetos nas aldeias dos povos indígenas do Vale do Javari. Em uma das páginas, imagens de um ritual matis são oferecidas por U$ 19 mais o envio. Há ainda uma "oferta especial para fevereiro de 2010", que oferece cinco vídeos por U$ 80.

Anônimo disse...

PANTONE QUE LEMBRA PANETONE, É ISSO MESMO QUE OS ÍNDIOS RECEBEM, QUANDO RECEBEM, POR EXPOSIÇÃO E APROPRIAÇÃO INDEVIDA DE SUAS IMAGENS E RITOS CULTURAIS E A FUNAI, FICA INERTE E EM ALGUNS CASOS CONIVENTE E BENEFICIÁRIA DO "ROUBO" DOS DIREITOS AUTORAIS DOS ÍNDIOS, QUANTO LIVROS JÁ FORAM ESCRITOS? - QUANTO DINHEIRO ARRECADADO POR BENEFICIÁRIOS INESCRUPOLOSOS? - QUANTO RECONHECIMENTO E OUTRAS COISITAS MAIS DO EXTERIOR, FORAM LUCRADOS COM TESES DE MESTRADO, DOUTORADO, LIVROS, ETC AS CUSTAS DOS ÍNDIOS, DE SEUS CONHECIMENTOS MILENARES? ENQUANTO ISSO O ÓRGÃO INDIGENISTA ESTÁ ENTREGUE AS MOSCAS E OS ÍNDIOS COITADOS! - PASSANDO FOME EM SENTIDO GERAL. CHEGO A SENTIR UMA MISTURA DE PENA E RAIVA DOS ÍNDIOS E SERVIDORES DA FUNAI. REAJAM!!!!

Anônimo disse...

Acabomos de mostrar a falta de união dentro do Indigenismo e dos propios indios. Não temos sindicato forte e associação forte que possam defender e sermos ouvidos dentro e fora do Governo. Apenas um vez isto ocorrera no encontro dos povos indigenas, o qual buscou fortalecer os indios, mas como não fora dada continuidade tudo tornou a enfraquecer qualquer movimento, qualquer luta para termos Presidente ou Diretores da FUNAI como Indios, a FUNAI torna-se um cabide de emprego eleitoreiro e Politico, nunca da historia deste pais fora tanto descaso.
Quem sabe faz a hora não espera ACONTECER.....

Anônimo disse...

Tudo terminou bem, a atual Administração venceu o debate, mais uma vez os indios foram comquistados, e entre mortos e feridos sobraram todos, o indigenismo ficou descontente e os indios continuaram seguindo a sua vidinha de sempre.................

Anônimo disse...

POIS É, DESDE O INÍCIO QUE VENHO ALERTANDO OS COLEGAS QUANTO AS BAIXARIAS NESTE BLOG. UMA TROCA DE ACUSAÇÃO, INVEJA E OS MARCISTAS RINDO DA NOSSA CARA NOS CORREDORES DA FUNAI.

POR ISSO QUALQUER MARCIO MEIRA ENTRA NA FUNAI E FÁZ O QUE FÁZ. O ASTRAL DA FUNAI É RUIM, POR CAUSAS DESSAS E OUTRAS MAZELAS.

SE AO INVÉS DE FICAREM PERDENDO TEMPO EM OLHAR DICIONÁRIO PARA ADJETIVAR OS COLEGAS, SE AO INVÉS DE FICAR TROCANDO FARPAS E FUXICOS TIVÉSSEMOS LUTADO MAIS, QUEM SABE TERÍAMOS OBTIDO MAIS ÊXITO. FICA AÍ UM ENORME EXEMPLO PRA TODOS!!! SOMOS DESUNIDOS E ISSO, TODOS NOS SABEMOS, MAS NESTA LUTA, ACHEI QUE IRÍAMOS APARAR NOSSAS ARESTAS E LUTAR TODOS JUNTOS, QUE NADA!!!

QUE FIQUE DE EXEMPLO PRA TODOS NÓS: A DESUNIÃO, NÃO FAZ A FORÇA!!!!

NÃO ACHO QUE DEVEMOS DESANIMAR, TEMOSLUTADO, TODOS A NOSSA MANEIRA E AINDA, ACREDITO QUER VAMOS SAIR VITORIOSOS DESSA MARACUTAIA TODA. TEMOS QUE TER FÉ.

CONTINUO INSISTINDO MEUS COLEGAS, PAREM DE ACUSAR UNS AOS OUTROS. TODOS NOS CONTRIBUIMOS PARA A MELHORIA DA VIDA DOS ÍNDIOS, PAREM DE JOGAR PEDRA. TODOS NÓS TEMOS NOSSA ESTÓRIA DENTRO DA FUNAI E ISSO É O QUE NOS IMPORTA. SOMOS FUNCIONÁRIOS DA CASA, ELES NÃO! OS DIAS DELES ESTÃO CONTADOS...É SÓ TERMOS PACIÊNCIA.

OS NOSSOS VERDADEIROS INIMIGOS SÃO ESTE QUE AÍ ESTÃO, SERÁ POSSÍVEL QUE VCS NÃO ENXERGAM? PAREM DE ACUSAR OS COLEGAS QUE FORAM APOSTILADOS, ELES NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS. DESTA FORMA, COM TODO ESSE DESRESPEITO UNS COM OS OUTROS, VAI APARECER OUTRO "OPORTUNISTA" E FAZER PIOR.

VAMOS FAZER DIFERENTE COLEGAS! MUDEM SEUS PARADIGMAS E VAMOS FORTALECER A NOSSA FUNAI.

Anônimo disse...

OI,mercio,

Boa Noite, eu ainda acredito que o bem vence o mal. E ainda acredito na sensatez desse novo ministro. E acredito ainda na idéia de se formar uma comissao para reavaliar esse Decreto. Só quem trabalha na FUNAI sente na pele a real situaçao de descontentamento, insegurança e descredito no sucesso do mesmo. A crise está gerada, e els mesmos vao se destruir sem precisar de nossa ajuda. O novo ministro tem senso de responsabilidade e é inteligente sabe que insistindo nessa baboseira toda apenas perde a credibilidade e a confiança do povo, dos índios, dos servidores e da sociedade em geral, é ano político e o PT perde voto e querem eleger a Dilma, todos nós sabemos que se a Dilma ganhar essa direçao da FUNAI vai continuar do mesmo jeito ou pior. É hora de mudar e ser radical, nao adianta ficar fazendo ajustes e remendo do Decreto. Muitas vezes o remendo é pior do que soneto. O que come;ca mal termina mal. O certo é regovar o mesmo e formar uma equipe de gente competente e conhecedora do problema e principalmente entender do que é se trabalhar com índio. E acredito piamente nas novas mudanças. A Sede da FUNAI deveria sim ter uma intervensao imediata antes que seja tarde demais. É muito dinheiro rolando na FUNAI gente custo até acreditar que estao usando a inocência dos índios e prometendo mundos e fundos, dá nojo de ver em que se tornou o nosso órgao. Servidores abram os olhos e vamos unir forças e vamos a luta. Saída desta diretoria já, quem assumir vai pegar um pepino sim, mais tem nós para apoiá-lo a consertar tudo. E pior do que está impossível ficar. abraços.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário:
25 de fevereiro de 2010 18:22

Não é porque um colega aceitou uma função que concorda com exatamente tudo como está.

Atenção, eu não tenho função nenhuma na casa, nem FG, mas conheço pessoas que possuem e que estão comprometidas em tentar fazer com que a coisa não desande ainda mais em suas áreas, e até de sensibilizar a atual direção de que alguns ajustes ao menos são necessários.

Agora quanto à desunião, real e absoluta nesta casa, que tristeza, é por isso que não conseguimos nada. É muita briga de vaidades, muita gente querendo a paternidade da solução milagrosa e se negando a apoiar boas idéias se não forem suas... sabe onde chegaremos? LUGAR ALGUM

 
Share