sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Arcebispo de Goiânia, Dom Tomás Balduino e Iris Rezende pedem a Lula revogação do decreto de reestruturação da Funai

Em carta enviada dia 10/02, Dom Tomás Balduino escreve ao Presidente Lula pedindo que ele revogue ou revise o decreto de reestruturação por duas razões:

1. Infringe a Convenção 169 da OIT, que foi declarada lei brasileira pelo Congresso Nacional e sancionada pelo próprio presidente, em 19 de abril de 2004, por não ter feito consultas claras aos índios e recebido o seu livre consentimento em questões que os afetam diretamente.

2. Extingue entre outras tantas administrações da Funai, a AER Goiânia, considerada, nas palavras do próprio Dom Tomás, de importância estratégico-geográfica e com quadros dos mais competentes do órgão.

Concordo com os dois motivos. Há outros mais, mas esses são suficientes para Dom Tomás, Dom Washington Cruz e o prefeito Iris Rezende (que já foi governador, senador e ministro da Justiça).

Logo mais pela manhã o Presidente Lula estará em Goiânia inaugurando e prestigiando políticos, junto com Dilma Rousseff, e será recebido por essas autoridades e por uma comitiva de índios de várias partes de Goiás e de Mato Grosso. Como em Recife, ele verá a infelicidade e revolta dos índios contra o decreto que inadvertidamente assinou a pedido da cúpula da Funai.

Será que já chega, Presidente?





35 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente e embora, vagarosamente, as autoridades estão pedindo providências junto a presidência da república, em relação a revogação do Decreto de reestruturação da FUNAI.
Certamente que índios e servidores concordavam com uma reestruturação, mas não da forma que foi imposta: violentamente e sem qualquer consulta prévia às lideranças indígenas, administradores, indigenistas - que conhecem e lidam no dia a dia com todos os problemas e anseios dos povos indígenas.
Infelizmente foi enfiada de goela abaixo e os estragos estão acontecendo. A insatisfação é geral e àqueles indigenistas que não fazem parte da cúpula da FUNAI, foram marginalizados, desprestigiados, esquecidos e sem qualquer chance de opinar e contribuir com suas experiências, seus conhecimentos com a causa indígena.
Algumas pessoas que fizeram comentários no blog do Mércio - foram infelizes quando se referiram ao quadro funcional da FUNAI - "servidores envelhecidos".
Já imaginou como são "tratados os pais e avós" destas pessoas? E o que eles lhes ensinaram ao longo do tempo? E suas experiências? Seus conselhos e sugestões? E o acúmulo?
Que nada! Os mais velhos são mais precavidos e com certeza não tomariam decisões que pudessem prejudicar, causar grandes danos, substimar a inteligência, e etc...
Tomara que os "inventores" do projeto de reestruturação da FUNAI não envelheçam... E de repente, quem sabe, daqui a alguns anos se descubra uma bolha milagrosa para conservar no óleo e no vinagre - a inteligência dos "grandes inventores e salvadores da FUNAI"... E eles, principalmente eles, que não saem dos seus gabinetes refrigerados e confortáveis - para conhecer os postos indígenas e tomar conhecimento dos seus verdadeiros problemas e anseios... E medo que eles têm dos índios? E a polícia sempre de prontidão para barrar os índios na porta da FUNAI?
Que nada!!! E tudo uma "balela"! Um blefe...
E continuo insistindo na questão das ONGs: elas não são confiáveis, principalmente o CTI e ISA. Não têm compromisso com a história e a cultura indígena brasileira...
Deus queira que o presidente Lula continue fiel aos seus compromissos de campanha - desde o seu primeiro mandato.
FUI!!!

Anônimo disse...

Uma:
Para quem assistiu (ou não) na TV aberta ontem a noite, as propagandas políticas do PT. Numa delas Lula elogiou as conquistas sociais para os quilombolas e índios ao estilo “nunca antes na história desse país”. Foram algumas chamadas e, em todas, o atual presidente finaliza com a frase: Isso é Lula, Lula é do PT e Dilma (ao seu lado) também é do PT e você (intimidando o telespectador)?

Duas:
Quem assistiu Lula dizendo que a prisão preventiva de Arruda é um ato que macula a democracia (não foram essas as palavras), pode deduzir o que?

Três:
Lembramos então o deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS) na frase, que ele mesmo reconhece, ficou famosa: “Estou me lixando para a opinião pública”.

Conclusão:
“Lula está se lixando para os povos indígenas”. Do contrário, já teria exonerado o “trio parada dura” da Funai.

Anônimo disse...

Documentos e mais documentos já foram entregues, será possível que nenhum desses ainda não foram lidos. só falta o IBOPE divulgar á nivel nacional o resultado da rejeição desse incrédulo Decreto.Obrigado

Anônimo disse...

Informe: o Presidente Marcio Meira e seus Diretores ja estão despachando na FUNAI SEDEEEEEEEEEE

viva...........

Anônimo disse...

Veja so o time de politicos que esta querendo a mudança ou a extinçao do decreto 7056 sobre a noda estrutura da funai:governador Roberto Requiao, Senador Romero Juca, Governador de Roraima, Governador e Prefeito de Goias,Governador de Pernambuco, Governador da Paraiba e prefeito de Joao Pessoa,Prefeito de Altamira, OAB, Condsef, sindsep, Cime, CNBB Senador Cristivao Buarque Deputados federais, Ana Arraes, Fernando Ferro,90% dos servidores da funai e 80% cas etnias indigenas e agora Dr.ministro da justiça so falta o senhor para compltar o time

Anônimo disse...

A união faz a força, os indios tem o poder na mão mas não estão sabendo usar, veja o time de politicos unidos contra o decreto, 90% dos servidores querem a derrubada do Decreto. Falta os indios se unirem como ocorrera em 13 de abril de 2006 na Conferência Nacional dos Povos Indígenas, reunindo nada mais nada menos do 800 representantes indigenas de varias etinias com um unico ideal o fortalecimento.
meus parentes vamos a luta novamente por um ideal.

Anônimo disse...

Documento Final da Conferência Nacional dos Povos Indígenas
“O Documento Final, resultado do amplo debate e das deliberações das lideranças indígenas que participaram da CONFERÊNCIA NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS, apresenta-se como o mais importante documento de expressividade coletiva indígena que aconteceu na história do Brasil, demonstrando a vontade democrática do Governo e o caminhar para a autonomia e para a participação indígena na vida política brasileira. E deve, com todas as suas propriedades, tornar-se instrumento de respeito político e social e cultural para subsidiar e servir de referência aos encaminhamentos e decisões do legislativo, do judiciário e do executivo nacional e, portanto, para contribuir com as reflexões e com as alternativas para novas maneiras de pensar e organizar o Estado - a República Federativa do Brasil - digno de sua plurietnicidade.” Mércio P. Gomes Presidente da FUNAI

Anônimo disse...

Todos esqueceram deste relatorio?????

http://www.funai.gov.br/projetos/Plano_editorial/Pdf/Relatorio-Conferencia.pdf

compromisso assinado por mais de 800 representantes indigenas

Anônimo disse...

O Presidente da FUNAI voltou a despachar na FUNAI Sede, uma vírgula. Ele atende algumas pessoas, porém com um grande aparato de policiamento da Força Nacional e com um forte esquema de bloqueio na entrada, em forma de identificação. Assim, todo mundo sente-se seguro, ou quem sabe quem deu viva a volta do Presidente não tem vergonha de comemorar algo já vergonhoso, que é trabalhar no órgão o qual vc é presidente e junto ao público alvo que é o índio com tanto policial. Não se pode comemorar ou contar vantagens dessa forma covarde. Quero ver quando a força nacional retornar aoo seu posto se senão corajosos e continuem indo a sede da FUNAI como se tudo estivesse normal. Aí sim, pode dizer viva. Tudo isso é besteirol e covardia de quem dirije e apoio esse time.

Anônimo disse...

ate tu Megaron se escondera.

Anônimo disse...

10/02/2010 - 14h40
Índios realizam protestos pelo Brasil contra reestruturação da Funai
Publicidade
colaboração para a Folha Online

Insatisfeitos com a redução no número de administrações regionais da Funai (Fundação Nacional do Índio), índios de várias etnias continuam realizando protestos pelo Brasil contra o o decreto 7.056, assinado no fim do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Pará, cerca de 200 índios ocupam desde sábado a sede da entidade que fica instalada no campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. Eles reclamam que, com a reestruturação do órgão, o Estado passará a ter apenas três administrações regionais.

Em Manaus, cerca de 39 indígenas invadiram na última segunda-feira um prédio da Funai. Além do decreto, eles também protestavam contra a exoneração do administrador, Edgar Rodrigues Baré, que estava à frente da administração regional desde 2003. Os índios só deixaram o local após intervenção da Polícia Federal.

Hoje em Brasília, durante a posse do novo Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, cerca de dez índios rondonianos também realizaram uma manifestação do lado de fora do ministério. Batendo chocalhos no chão, eles levantaram uma faixa com os dizeres "abaixo a ditadura do decreto 7.056".

Assinado em dezembro último, o decreto prevê a criação de 36 coordenações regionais, em vez das atuais 45 administrações regionais, e de 297 unidades locais, que terão atuação semelhante à dos atuais 337 postos indígenas (atuantes nas principais aldeias do país).

O maior problema, segundo lideranças das manifestações, é que, caso o decreto entre em vigor, os índios de alguns Estados que possuem administrações regionais terão de viajar para outras cidades em busca de auxílio da Funai.

Os índios também dizem que não foram consultados sobre o documento proposto pelo presidente da Funai, Márcio Meira, e assinado por Lula, conforme prevê a convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre Povos Indígenas e Tribais.

Entretanto, Meira argumenta que está havendo um erro de interpretação sobre o decreto. Segundo ele, nenhuma unidade será fechada, apenas reestruturada para se tornar uma coordenação técnica.

Anônimo disse...

Regional da Funai é fechada
12/02/2010




Publicidade Jornal Impresso - Anuncie!
Fechar anúncio A Administração Executiva Regional da Funai em Goiânia foi extinta pelo de decreto 7.056 em 28 de dezembro de 2009. Até hoje, os 52 funcionários não sabem que destino terão. As atividads da regional goiana serão transferidas para Palmas, capital do Tocantins. Mas nada foi feito ainda. Os servidores se preocupam também com qualidade dos serviços. Para tentar reverter e manter a regional, os trabalhadores e apoiadores vão tentar entregar um pedido diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua visita a Goiânia, hoje.

A Assembleia Legislativa, por meio de expediente assinado por 38 deputados, já se posicionou pela manutenção da Regional da Funai em Goiás. O diretor da ONG Portal do Araguaia, Gilson Romanelli, diz esperar que o presidente se sensibilize. “Goiás não pode perder esse órgão importante do governo federal. Proteger nosso índios e preservar suas terras é prova de maturidade do Estado. Nós compreendemos que salvar a fauna a flora e a diversidade cultural é obrigação de todos.”

Sem dotação orçamentária nem tarefas para realizarem, os servidores apenas comparecem à sede. Esperam decisão da direção da Funai sobre seus destinos. Adaucto Joaquim da Cruz Neto, assistente da Administração Regional, informa que muitos colegas apresentaram ansidade, pressão alta e doenças cardíacas.

A Regional e os postos goianos da Funai são responsáveis pela fiscalização e defesa territorial dos Avá-Canoeiro de Minaçu, reduzidos a seis indivíduos; dos Tapuios, de Rubiataba, que são 396 pessoas, e dos Karajá de Aruanã, que somam 201 índios. A Regional goiana apoiava os 19 mil Xavantes de Mato Grosso

Anônimo disse...

Se a notícia é verdadeira ou não, nos anima saber que os nossos parlamentares e algumas entidades representativas de vários estados estão interessados na revogação ou mudança do Decreto 4.056.
Que o Ministro da Justiça e o Presidente Luiz Inácio possam levar em consideração a reivindicação de nossos parlamentares e entidades.
Finalmente uma notícia animadora!

Anônimo disse...

E ele estar certo em usar um grande aparato de policiamento da Força Nacional e com um forte esquema de bloqueio na entrada, em forma de identificação.
Se outros tivessem tido a coragem teriam feito a mesma coisa. o que é vergonhoso um decreto que veio para fortalecer as comunidades, ou a inveja de não ter feito. estou em quanto durar o presidente, e´pelo andar da carruagem sera ate o final do mandato do Presidente Lula, e quem sabe continuarei com a entrada da Srª Dilma, as vezes as forças são nescessarias. Não é ser covarde. Ja estamos apaziguando os animos dos indios e assim tudo voltara ao normal, basta chamar novamente a força nacional. Vcs são umas piadas velhos indigenistas .............. por ironia do destino hoje nos estamos e fizemos muito mais que vcs ..............

Anônimo disse...

Muito engraçado este comentario anterior, pois fique sabendo que o sr Ministro da Justiça deverá pedir com educação que o sr presidente da funai entregue o posto pelo desgaste na intiruição e os acords feito com grupos de indigenas para permanecer no cargo, quantro a voce, será que o Marcio que deverá ser um dos coordenadores na campanha politica do Tarso Genro como premio de consolação levará esta fiel equipe. Veja só como é que ele exonera o administrador de Manaus e voltou atras com medo das pressões, reprsentantes da ong ISA pediu para ele voltar atras com relação a Altamira por não aguentarem o tronco,alem dos politicos citados em comentarios anteriores , agora o presidente Lula recebe outro de 38 deputados de Goias, ora amigo o que segnifica isto é pura incompetencia Deixa só o presidente Lula quando tiver tempo para ler os documentos para vc ver o que vi acontecer com voces

Anônimo disse...

se ele tivesse que fazer ja o tinha feito, lembre-se nos temos apoio politico tb.......... e ja demostramos isso

Vamos comparar Márcio e Mércio? Então vamos lá, sem histeria e com equilíbrio:

- Márcio: bom diálogo para fora e péssimo diálogo para dentro da FUNAI.Conquistou respeito e simpatia na CNPI, ministérios e ONG's, mas não com os índios e servidores.

- Mércio: bom diálogo para dentro da FUNAI mas pouco diálogo para fora, deixando a FUNAI mais isolada em relação ao resto do governo.

- Márcio: pouca experiência prática com a questão indígena.

- Mércio: muita experiência.

- Márcio: não parece ter grandes vaidades.

- Mércio: muito vaidoso.

- Mércio: muitas vezes se perdia em longos relatos sobre suas viagens à China e Europa e deixava de tocar em assuntos de fundo. Mas no geral, tinha mais consistência no que dizia.

- Márcio: conseguiu concurso e melhoria salarial.

- Mércio: conseguiu um concurso para 70 pessoas dos quais a maioria já pulou fora, por causa do salário.

- Márcio: com o apoio que diz ter do governo, deveria ter feito muito mais em menos tempo...

- Mércio: não teve apoio nenhum do governo, a não ser a simpatia do então ministro da Justiça. Teria sido um grande presidente da FUNAI se o presidente da República fosse o Brizola e tivesse o apoio direto do Darcy Ribeiro.

Anônimo disse...

Lula e Dilma em Goiânia receberam documento preparado pelos Xavante, Karajá e Tapuio contra decreto e cúpula da Funai. E agora? Que farão?
Nos não faremos nda, ele também recebera em recife e nada fez, porque fara pelos goianos.

Anônimo disse...

Esse Decreto paresse um Flanksteim, tem muitas funções que eles nem sabem que devem colocar para ocupar cada DAS, criaram ate funções repetidas dentro de outras coordenações, parece piada

Anônimo disse...

Sim, até meados de fevereiro 134 (46%)

Sim, em março 29 (10%)

Sim, lá para abril 14 (4%)

Não, vai ficar mesmo 112 (38%)

esta quase empatado 2% para mais 2% para menos

Anônimo disse...

O comentário feito pela criatura anônima elogiando e "jogando flores" no projeto de reestruturação da FUNAI - feito pelo presidente e gloriosa equipe é simplesmente "indecente" por algumas razões:
UM - ele ou ela precisa ser melhor alfabetizado - escreve ERRADO e o PORTUGUÊS é muito POBRE;
DOIS - deve ser um portador ou portadora de algum DAS;
TRÊS - se ainda não tiver ganho um DAS, precisa "puxar o saco" para obtê-lo;
QUATRO - deverá "VAZAR" do blog do Mércio para não comentar tanta besteira;
CINCO - não entende absolutamente nada sobre os velhos e novos indigenistas brasileiros...
VAZA!!!

Anônimo disse...

Cara anonima, Pela sua resposta e sua alegria com a colocação da força nacional, percebo o nível de pessoa que faz parte da equipe do atual presidente. Mostra total despreparo para qualquer função na FUNAI, não sou contra a polícia, isso quando for de extrema necessidade, por´pem vocês irresponsavelmente mexeram com a vida deles. Podiam ao menos respeitá-los, nos seus comentários.
Esquece que trabalhamos em um órgão atipico e que voce está ganhando para trabalhar com índios e não com bandidos. Senhora, é lamentável ler algo assim escrito por uma pessoa da própria repartição que é o seu ganha pão. O bom é saber que nada dura, portanto comemore enquanto pode, pois toda essa babozeira não vai durar. São esses gagás que ainda entende de trabalhar com índio. Voce não deve ter mãe ou pai pra se referir a um idoso de forma tão perjorativa. Pior é saber que você chegará a essa idade, caso não esteja perto. Ninguém descobriu o milagroso remédio da eterna juventide. Por isso minha eterna jovem, o mínimo que deveria fazer é ficar calada e esperar quietinha pra ver o final de toda essa estória,, não ficará pedra sobre pedra. Ti cuida. Pois pela forma que escrevu já sei quem é, nos encontraremos amiga e em situações bastante favorável a nós. Pra mim pouco importa DAS ou lavagem cerebral, sou servidora e ficarei só esperando a oportunidade que tenha certeza virá em dobro. Aguarde.

Anônimo disse...

Megaron e seu povo Megengokré estão lutando praticamente sozinhos contra a Barragem Belo Monte, que, com o endôsso da Funai, vai inundar suas terras, mudar para sempre o sagrado rio Xingu, e comprometer o meio-ambiente para sempre!!!! Após essa verdadeira catástrofe, seu povo e geração futura jamais será a mesma!

Anônimo disse...

Mércio,

Esta semana vi algo muito constrangedor acontecer na recepção do prédio da FUNAI aqui em Brasília, duas servidoras da FUNAI, acho que de Recife, chegaram depois da 12h para entrarem no prédio, e foram proíbidas de entarem por um dos guardas da recepção, alegando que visitantes só poderiam entrar no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, mesmo as duas tendo se identificado como servidoras, o pior é que um servidor chamado Rilder, dizia para uma dos guardas, estando o mesmo na escadaria que dá acesso ao mezanino, "mostra a portaria para elas", vi o servidor Chico Sousa dizer, "elas são servidoras, deixa elas entrarem", mesmo assim os guardas seguindo ordem não permitiram. Alguém da casa ligou e avisou que as servidoras estavam autorizadas a entrar, mesmo assim os guardas não permitiram, as mesmas ficaram até as 14h em frente ao prédio da FUNAI aguardando para entrarem.

Além de toda pressão e humilhação que estamos passando com a publicação deste decreto, vendo a nossa casa ser desmontada, agora ainda temos que ver nossos colegas de trabalho de outras regiões serem tratados como "VISITANTES" e passarem por humilhação e vergonha na frente de outros colegas.
Confesso que naquela quarta feira saí tão envergonhada com aquela situação, espero que um dia se precisar me deslocar para Recife, não seja recebida desta forma.

Anônimo disse...

É vergonhoso ver pessoa como você, dizer que trabalha na FUNAI, não voce não trabalha, passa apenas uma chuva ou tempestade. Graças a Deus que após toda a tempestade sempre vem a bonanza. E pessoa da sua qualidade serão banidas. Asim que essa equipe, se assim podemos chamar. Quanto maior é o orgulho e auto suficiencia, maior é o tombo. Quero ver todos tombando não por bebidas, mais com o tamanho da queda. Apesar da justiça ser lenta e lerda, estamos percebendo que aos poucos estão abrindo os olhos e que a justiça ao menos dessa vez faça realmente justiça - REVOGUE ESSE MALTRAPILHO REMENDO DE REESTRUTURAÇÃO. E deixe tudo isso nas mãos de equipe competente e com um QI melhor e maior do que essa equipe. Amiga não perca o salto do sapato, pois quero vê-la cair com salto e tudo. Venceremos esta não tenha a menor dúvida.

Anônimo disse...

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, Chiarelli pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afaste Rossi, antigo desafeto do deputado, da função. “Se não for exonerado, voltarei aqui a essa Câmara, a essa tribuna sagrada, para pedir a exoneração do senhor Wagner Rossi, completamente incompetente”, disparou. Chiarelli citou o projeto de combate à corrupção proposto por Lula, pelo qual as empresas que fraudarem licitação poderão ser fechadas. “O presidente Lula poderia começar exonerando o presidente da Conab, que contratou empresas irregulares de armazenamento, todas elas inscritas no cadastro de inadimplentes da União”, completou.
Só está faltando pedirem a cabeça do Marcio e do Rilder pelo ato cometido, "dizia para uma dos guardas, estando o mesmo na escadaria que dá acesso ao mezanino, "mostra a portaria para elas". Esse caranão é um servidor da cas, pois servidor não trata assim seus colegas, os servidores são capazesde ate levar para dormir em casa.

Anônimo disse...

Caro Mércio,


Desejo informa-lhe que as servidoras que passaram por tanto constrangimento foram as servidoras Estela Parnes e Waldira, fiquei sabendo porque estava do lado de fora do prédio e vi quando alguns colegas da sede e de outras regiões que estavam também a li se aproximaram das servidoras para apoiá-las devido ao constrangimento causado, vi também quando a outra servidora da FUNAI Recife chegou desesperada por tomar conhecimento do que estava acontecendo com suas amigas.
Verdadeiramente isto é uma vergonha, muitos mandando, tantas ordens dadas, e pouco entendimento entre a cupula, a linha de trabalho deles é envergonhar índios e servidores. E pelo o que elas disseram, as mesmas estavam a li a convite da presidência, e aproveitarem a viagem para resolver algumas pendências em outros setores. Imagina o que teria acontecido se assim não fosse.
Mesmo o Chico Souza dizendo que as mesmas eram servidores, não foi ouvido, mesmo a chefe da auditoria interna ligando para recepção e pedindo ao guarda que as deixassem subir, não foi ouvida, e ainda terem que ser envergonhadas pelo servidor Rilder, que dizia da escada "mostra a portaria pra elas", isto é realmente constrangedor e humilhante.
Acho que esta portaria ou seja lá o que for, foi elaborada sem observação de leis vigentes, como muita coisa que esta sendo elaborada na FUNAI.
Colegas desculpem por esta decisão nada sábia do Presidente da FUNAI.
E quanto ao Rilder ele está mostando quem é publicamente. Imagina do que será capaz este servidor se receber mais poder do que já tem.
Acho que o mesmo já está se sentido o chefe de gabinete substituto.

Anônimo disse...

Esse Rilder que mandar mais que o Presidente da FUNAI, qual o direito que ele tem de proibir “Servidores de Verdade e Índios” entrarem no Edf. Sede da FUNAI, ele precisar ser colocado no lugar dele, trata-se de um Paraquedista sem Classe que este sustentado pela saia da Chefa de Gabinete e ainda coloca Banca de Bacana, um dia a casa cai, será que ninguém enxerga isso.

Anônimo disse...

SENHOR MINISTRO DA JUSTIÇA, A GUARDA NACIONAL, NAS MÃOS DO TARSO GENRO E DO PRESIDENTE DA FUNAI. VIROU UMA PIADA, SERÁ QUE OS INDIOS MERECEM ESTE TIPO OFENSA. AGORA É COM O SENHOR QUE TEM AUTORIDADE PARA DESMANCHAT ESTA PALHAÇADA CRIADA PELOS ANTI-INDIGENISTAS MARCIO MEIRA E SUA DESASTROSA EQUIPE DE MAL FEITORES.

Anônimo disse...

DECLARAÇÕES DO SENADOR ROMERO JUCÁ E DO GOVERNADOR CONTRA O PRESIDENTE DA FUNAI TEVE BOA REPERCURSÃO NO ESTADO DE RORAIMA, ISTO ESTA SE ESPALHANDO POR TODO PAÍS.

Anônimo disse...

como pode dizer que este Rilder é um SERVIDOR, SERVIDOR de verdade não faz isto com colegas ou companheiros ou amigos, ele não passa de um pau mandado.

Anônimo disse...

Como pode deixar uma pessoa desta fazer o que fez com a Servidora Estela Parnes, um profissional qualificada que arregaça as mangas e faz um trabalho de 1ª. assim como outros indigenistas.

estela parnes disse...

Companheiros,

agradeço a solidariedade de vcs, no caso constrangedor que nos aconteceu na portaria da FUNAI sede, mas quero dizer que foi muito humilhante, pois estavamos a trabalho e aproveitando todos os horários para tentar solucionar pendencias. Todos que me conhecem sabem que não tenho hora para trabalhar, quantas e quantas vezes fiquei no horário noturno para ganhar mais tempoo e resolver as pendencias da minha gestão.Mas o foco não é esse, queremos mostrar a importancia técnica, política e administradita da FUNAI em Recife e tentar mudar o quadro com argumentos sérios e profissionais, pois temos a confiança dos servidores e dos índios, que é o mais importante.

Anônimo disse...

O QUE ESTA ACONTENCENDO COM A MINHA VELHA FUNAI? NÃO É MAIS A MESMA. DEIXAM FAZER O QUE QUEREM COM SERVIDORES E INDIOS. NÃO EXISTE MAIS RESPEITO PELAS PESSOAS.

Anônimo disse...

Caro Mércio,
sinto-me na obrigação, enquanto servidora da FUNAI, de mostrar minha indignação em relação ao servidor Rilder quando impediu a entrada da servidora Estela Parnes e Waldira na sede da FUNAI, em Brasília. Ele realmente é um servidor público? E a ética, a educação, o bom trato com as pessoas??? Certamente o Rilder é o grande "desconhecedor" das boas maneiras. Ainda não aprendeu nada sobre as coisas mais elementares...
O CARA SURTOU! Literalmente! O DAS lhe subiu à cabeça! Enlouqueceu de vez! A FUNAI é casa do índio, dos servidores e da sociedade... por que tanto medo e tanta paranóia com as visitas, principalmente àquelas que foram convidadas pelo presidente! Será que estamos voltando no tempo? A ditadura "acabou"... Ou não???
Certamente ele, o Rilder, não conhece o trabalho de Estela e de Waldira e foi, com certeza, alertado para ser um "pau mandado". Um cumpridor de ordens superiores...
Aqui vai um belo ALERTA para o senhor Rilder, de LAO TSU, CHINA, SÉCULO VI A.C.:
"Para hever paz no mundo, é necessário que as nações vivam em paz.
Para haver paz entre as nações, as cidades não se levantar umas contra as outras.
Para haver paz nas cidades, os vizinhos precisam se entender.
Para haver paz entre os vizinhos, é preciso que reine HARMONIA NO LAR.
Para haver PAZ EM CASA, é preciso encontrá-la em seu próprio coração".

Falando nisso... ele, o Rilder, tem casa, tem lar, tem família???

Tenho certeza que Estela e Waldira aprenderam a "enfrentar as tempestades."

Anônimo disse...

Ele, Rilder, é apenas detentor de um DAS 101.1 e está como Coordenador de Recursos Logisticos - Substituto DAS 101.4, sendo indicado para um DAS 101.3, não se trata de um Servidor Efetivo do Quadro Permanente da FUNAI, mas suas "costas" estão quentes, pois é ligado a Chefe de Gabinete. Sr. Rilder, lembre-se sua batata esta assando.

 
Share