quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Jornal O GLOBO dá boa matéria sobre o movimento indígena em Brasília


Ontem o Jornal Nacional deu uma matéria de 30 segundos sobre a passeata do movimento indígena da Funai ao Ministério da Justiça. Saiu com os índios caminhando e dançando. Os dois pedidos essenciais, quais sejam, a revogação do decreto e a exoneração da direção atual da Funai também saíram com destaque. 


Também saíram matérias na Folha de São Paulo, no Estado de São Paulo e no Correio Braziliense. A matéria do CB sai com declarações cheias de desculpa e malícia do atual presidente da Funai


É muito possível que a imprensa continue interessada no assunto na medida em que a movimentação que o movimento indígena de raiz faça em Brasília demonstre a força indígena. Motivos há. Veja a matéria abaixo em O Globo.

___________________

Índios fecham sede da Funai durante protesto em Brasília

BRASÍLIA - Cerca de 500 índios fecharam nesta terça-feira a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, para protestar contra o decreto 7.056, editado em 28 de dezembro de 2009, que, segundo eles, extingue administrações e postos do órgão.
Cerca de 500 índios participam do protesto em Brasília
- Esse decreto, que havia sido anunciado como uma medida de reestruturação da Funai, nada mais significa do que a extinção de 24 das cerca de 50 administrações regionais (do órgão) e de todos os postos indígenas no país - afirmou o cacique-geral Caboquinho Potiguara, porta-voz das cerca de 20 etnias que participam do protesto.
O decreto está em vigor desde o dia 4 de janeiro e pode ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 21. De acordo com o cacique, a resolução prevê a criação de coordenações técnicas no lugar das administrações. Ainda segundo ele, dois ou três funcionários destas coordenações teriam de dar conta de toda a demanda que antes era administrada por dezenas de funcionários. O cacique informou que em Pernambuco, por exemplo, eram 160 servidores e, na da Paraíba, 40.
- Fomos surpreendidos pelo teor do decreto, que extingue inclusive administrações regionais tidas como de referência até mesmo pelo presidente da Funai (Márcio Meira) - disse o cacique.
Entre as administrações extintas, Potiguara destacou as da Paraíba e de Pernambuco:
Não sairemos daqui enquanto não falarmos com o presidente Lula ou com o ministro Tarso Genro
- A pedido do Márcio Meira, feito durante as reuniões bimestrais do CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista), fizemos inclusive palestras para apresentar a experiência dessas administrações a outras unidades do país. Esse decreto representa uma traição dele contra os povos indígenas.
De acordo com o cacique, o presidente da Funai nunca falou sobre o decreto durante as reuniões do CNPI.
- Por isso, reivindicamos também a sua destituição do cargo. A coisa foi feita com má intenção e, para piorar, presidente e diretores (da Funai) pediram férias no dia seguinte à edição do decreto - declarou.
Ele informou que Paulo Maldo, um dos assessores da Presidência da República, prometeu marcar um encontro dos índios com o presidente Lula, já que o ministro da Justiça, Tarso Genro, está de férias fora de Brasília. Segundo o indígena, o assessor afirmou que não estava a par do teor do decreto:
Os índios protestam contra a extinção de postos da Funai

- Por causa dessa resolução, todos os projetos que vinham sendo tocados pelas 24 administrações regionais extintas foram paralisados, entre eles, os produtivos, os fundiários, e os desenvolvidos pelos grupos de trabalho que fazem levantamentos técnicos e antropológicos.
Pelos cálculos do cacique, mil índios estavam a caminho do protesto, além dos 500 que já participavam da manifestação.
- Não sairemos daqui enquanto não falarmos com o presidente Lula ou com o ministro Tarso Genro - declarou Potiguara, que se recusa a negociar com qualquer outro representante do governo.
A manifestação reúne cerca de 20 etnias. Além dos Potiguara, que levaram 180 índios, há também representantes das etnias Tabajara, Xucurú, Fulni-ô, Atikum, Carajás, Xavantes, Kaiapó, Cambiwá e Terena, entre outras.

15 comentários:

Anônimo disse...

U R G E N T E!

MÉRCIO,

OS ÍNDIOS AGORA DE MANHA SE ENFRENTARAM NA FUNAI: KAYAPÓ e XAVANTE, jorrou até sangue. O caldo está engrossando. Se este irresponsável do Presidente continuar jogando índio contra índio, eles vão se matar.

O Vamos acordar minha gente, este presidente tem que ser detonado de uma vez por todas.

Anônimo disse...

U R G E N T E!

MÉRCIO,

OS ÍNDIOS AGORA DE MANHA SE ENFRENTARAM NA FUNAI: KAYAPÓ e XAVANTE, jorrou até sangue. O caldo está engrossando. Se este irresponsável do Presidente continuar jogando índio contra índio, eles vão se matar.

O Vamos acordar minha gente, este presidente tem que ser detonado de uma vez por todas.

Anônimo disse...

AOS ÍNDIOS PEÇO QUE NÃO SE SEPAREM, NÃO DEIXEM A FUNAI DIVIDIR VOCES; TEMOS MAIS É QUE SOMAR. UNIDOS VENCEREMOS TUDO E TODOS.
RACHADOS NÃO CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM, PAENAS A DESMORALIZAÇÃO DO MOVIMENTO.

Anônimo disse...

Na verdade as Coordenações Técnicas, nada mais é do que unidades que não foram extintas no primeiro momento, para evitar uma gritaria maior do que a que estar acontecendo, porém, no segundo momento serão extintas com certeza, é certo que não de uma só vez, mais uma a uma conforme conveniência, a fim de não provocar protestos de uma maneira geral.

Tanto é fato que as Coordenações Técnicas são meras unidades para dizer que existe FUNAI naquela localidade, que as mesmas não têm autonomia para realizar despesas (não terá Unidade Gestora), não terá corpo Jurídico e, um simples detentor de DAS 1, que será o responsável de fazer contato com a Coordenação Regional, ou seja um mero interlocutor entre os índios e aquele que longe das pressões( Coordenações Regionais) decidirá se deve atender ou não, como exemplo podemos citar o que acontece na atual Administração da FUNAI em Brasilia, longe das pressões, lá nas salas do Ministério da Justiça, decide as vidas das comunidades indígenas sem nenhum critério, há não ser os inconfessáveis, que todos nós sabemos ou seja: ONGs e PAC.

Será que essas pessoas não têm conhecimento do alcance das responsabilidades de decidir como e quando assistir os povos indígenas, sem interlocução com os mesmos.

Peço que este Governo tenha um pouco de humildade e, revogue este decreto e mantenha diálogo com as comunidades indígenas para decidir o que é melhor para eles e como pode ser feito para atender seus anseios , afinal a FUNAI não é a Fundação Nacional do Índio?

Kassu disse...

Morreu na madrugada de domingo (10) mais um índio vítima do acidente em Nova Xavantina trata-se do líder Xavante Miguel Rua Tseretede Raiwari, 35.Miguel era Presidente do Conselho Indígena da Reserva Areões (CONDISI).

Ver matéria em www.aguaboanews.com.br

Anônimo disse...

senhor mercio ainda bem que estamos informados com mais precisão atraves do seu blog espalhados nos quatros cantos do país. Atenção direitos humanos as comunidades indigenas estão em perigo, por favor leiam o decreto, elaborado pelos atuais dirigentes da funai e assinado sem ler pelo nosso presidente, será que voces podem interpreta-lo, já que o senhor prsidente da funai na sua interpretação criou a maior confusão da hitoria da funai colocando em brasilia mais de 1000 indigenas protestando contra esse absurdo por não entender. De uma cousa u lhes digo é o fim das lideranças indigenas, espero que todos os indios brasileiros estejam juntos nesta luta a vitoria sera nossa o povo brasileiro agradece pela manutenção dos indios e suas culturas.

Anônimo disse...

Jogar índio contra índio vem de um passado distante e, quem usa este tipo de estratégia demonstra que conhece sim, o método usado pelos primeiros colonizadores que aqui chegaram, porém, os índio hoje não são tão tolos como pensam os atuais dirigentes do órgão indigenista.

Agora, mais do que nunca, chegou a hora de afastar em definitivo a cúpula da FUNAI e, fazer valer a força politica dos índios, organizados e centrados no único objetivo que é a restruturação do orgão em favor dos mesmos e, não em favor de interesses inconfessáveis

Anônimo disse...

Jogar índio contra índio vem de um passado distante e, quem usa este tipo de estratégia demonstra que conhece sim, o método usado pelos primeiros colonizadores que aqui chegaram, porém, os índio hoje não são tão tolos como pensam os atuais dirigentes do órgão indigenista.

Agora, mais do que nunca, chegou a hora de afastar em definitivo a cúpula da FUNAI e, fazer valer a força politica dos índios, organizados e centrados no único objetivo que é a restruturação do orgão em favor dos mesmos e, não em favor de interesses inconfessáveis

Anônimo disse...

Hoje presenciamos um triste episódio, digno dos canalhas que estão hoje na Direção da FUNAI, os mesmos fizerem promessas enganosas aos índios Kaiapó (o retorno da AER em Redenção e a nomeação de Kubei) e em troca pediram que os mesmos reabrissem a FUNAI, ignorando com isso a presença de 23 etnias ali presentes. O resultado, foi derramamento de sangue. Um índio Kaiapó acertou um Xavante com duas bordunadas, por sorte não houve morte, o índio bastante ferido foi atendido pelo corpo de bombeiros e não corre risco de vida. Graças aos índios Potiguara que souberem pedir calma e explicar que não estavam ali para brigar entre sí, a paz voltou a reinar. Vejam que incosequência, quanto despreparo e irresponsabilidade. Se era derramamento de sangue que queriam, conseguiram, esperamos que tenham se saciado o suficiente, afinal são 10 mortes e 01 índio Xavante ferido. Uma coisa temos certeza, vocês pagarão muito caro, não perdem por esperar. Vocês jamais conseguirão dividir os índios, eles sabem muito bem o que querem e agora sabe quem vocês são. Estamos esperando a próxima canalhisse, aproveitem enquanto ainda podem, todos vocês tombarão, você Marcio Meira e toda sua corja e não adianta mais mandar os olheiros, seus cumpinchas para a Sede da FUNAI, já sabemos quem são os mesmos. Seus dias estão contados, canalhas! - Traidores dos índios.

Anônimo disse...

Atenção Companheiros!
A lista dos traidores aumentou, agora passam a integrar a mesma o Senhor Antônio Sá e a Senhora Leila Souto, isso mesmo, então eis a lista:
Elias Bigio, Artur Nobre, Levinho, Antônio Sá e Leila Souto.
Não esqueçam esses nomes. Agora pasmem - o senhor Antônio Sá trabalhava na FUNAI-PB, antes de vir assumir o DAS 4 em Brasília.
Quanto a senhora Leila há mais de 10anos ocupa cargo de confiança na FUNAI, ou seja, a mesma possui apenas DAS. Para essa é rua mesmo, quanto aos demais acabarão os seus dias nos porões do ostracismo e ausência da admiração e respeito que os seus pares ainda tinham pelos mesmos, a eles nosso desprezo. Traidores! Vendidos!

Leila disse...

Esse anonimo tem nome então se mostre Senhora Vania.
Não sou traidora e para seu conhecimento trabalhei com o Presidente Mércio, que conhece meu carater a muito tempo.
Não me vendo por dinheiro no mundo nenhum e Mércio sabe disso.
Sou de fato INDIGENISTA e apaixonada pela questão. Trabalho a mais de 11 anos e pasmem nem sempre fui DAS também trabalhei sem ganhar nada como O Presidente Mércio bem o sabe e se for digno falará sobre isso.
Para mim o que importa é a FUNAI e os índios e muitos poderão falar sobre minha indole e meu passado é limpo. Não tenho apego ao meu DAS, saio a hora que acharem interessante. E sabe quem me nomeou a primeira vez? O Presidente Mércio...em julho de 2006 com DAS da presidencia. Trabalhei com tantyos outros e sempre da mesma forma. com seriedade e afinco, por isso exijo respeito seja de quem for. Não sou da lai de uns e outros que usam os índios para se manterem em cargos e m,anipulando o financeiro de administrações.
Mércio peço desculpas pela forma abrupta, mas não poderia deixar que maculassem meu nome. Sempre trabalhei duro e vc bem sabe o quanto sofri por várias coisas. Estou sim na CGID e me orgulho disso sou fiel aos meus antecessores como Noraldino, Alceu, Toninho, e tantos outros que ali passaram.

Leila

Leila disse...

Ah, Não preciso me esconder para falar o que quero ou penso. Sou suficientemente mulher para assumir uma postura e me mostrar. Diferente de outros que entram como Anonimo, no minimo ridiculo. O pior é você Mércio sabendo quem sou publicar isso.

Anônimo disse...

Nossa, quanta amabilidade!
Estão se desviando do verdadeiro propósito dessa luta, como por exemplo: 1. Os Postos Indígenas vão continuar extintos e os índios desasistidos?Esqueceram dos Postos Indígenas?
2.E os índios?
3.E as Administrações mais enfraquecidas?
Parem com isso e usem de bom senso...

Anônimo disse...

Deixem os problemas particulares para resolverem pessoalmente.

No momento este blog está sendo usado para informações concernente ao decreto 7056/09, e pela lutas do indigenas pela revoção deste maldito.

Esta luta é de todos os servidores que tem compromisso com a causa indígena, e não apenas de Vânia/JP, lamentavelmente não podemos nos deslocar a BSB para estarmos com nossos índios, mas eles sabem que podem contar conosco 24 horas por dia.

Anônimo disse...

NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

OS SERVIDORES DA FUNAI DA PARAÍBA, ESCLARECEM QUE POR DECISÃO UNÂNIME EM ASSEMBLÉIA, ELEGERAM A COMPANHEIRA VÂNIA SIMONE ALBANO DE LUCENA, PARA REPRESENTAR SEUS INTERESSES EM BRASÍLIA, NAS DISCUSSÕES SOBRE A REVOGAÇÃO DO DECRETO PRESIDENCIAL NR 7.056 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2.009, CUJO DESLOCAMENTO ESTA SENDO CUSTEADO PELO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL NA PARAÍBA – SINTSERF/PB.

REPUDIAM TODAS AS ACUSAÇÕES E BOATOS LEVIANOS, VEICULADOS INCLUSIVE NA INTERNET, ENVOLVENDO O NOME DA COLEGA E SERVIDORA DO QUADRO PERMANENTE DO ÓRGÃO INDIGENISTA, QUE ENCONTRA-SE EM MISSÃO, POR UMA CAUSA DÍGNA , JUSTA E LEGÍTIMA.

JOÃO PESSOA, 15/01/10

SERVIDORES DA FUNAI DA PARAÍBA E
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL NA PARAÍBA – SINTSERF/PB.

 
Share