terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Índios Kaingang do Paraná tomam Funai de Curitiba


Parece que não acontecerão só em Brasília as manifestações de repúdio ao decreto presidencial de reestruturação da Funai e à atual gestão da Funai.

Os índios Kaingang do Paraná, onde havia três administrações regionais e um núcleo de apoio, resolveram demonstrar seu repúdio com ações no próprio estado.

Tomaram a sede da Funai em Curitiba e estão fechando alguns trechos da rodovia BR-373 que liga Curitiba ao oeste paranaense.

O levante indígena é realmente de cunho nacional. Agora é do sul do Brasil de onde vem a rebelião.

______________________________


Índios invadem sede da Funai em Curitiba e interditam a BR-373


Manifestantes protestam contra o decreto assinado no final de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reestruturação da fundação
GAZETA DO POVO


Os índios protestam contra o decreto assinado no final de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevendo a reestruturação da Funai. A principal reclamação é que, com o decreto, alguns postos indígenas, como o de Curitiba, seriam fechados. De acordo com o cacique Carlos Ubiratan, da tribo urbana de Cacaneporã, o fechamento do posto de Curitiba faria com que as 35 famílias que vivem na cidade fossem obrigadas a se deslocar para Santa Catarina quando precisassem de apoio da Funai.
A vice-presidente da Ong Aldeia Brasil, Sandra Terena, informou que cerca de 20 mil índios vivem só no Paraná. No estado, existem postos da Funai em Guarapuava, Londrina e Paranaguá, além de Curitiba. Ela lembrou que estas manifestações locais fazem parte de um protesto nacional que está ocorrendo em Brasília.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém vai ter que nos ver e ouvir!
Chega de do Presidente LULA dizer que não leu ou que não viu. Se ele não revogar esta merda deste Decreto, vamos dar respostas nas Urnas.
Que a Cúpula continue com "DEBOCHES", vamos ver até quando vão continuar.

 
Share