quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Funcionários da Funai-Paraíba repudiam reestruturação etnocida da Funai

Os servidores da Funai-Paraíba vêm de público repudiar o ato presidencial de reestruturação da Funai, que consideram etnocida em relação a povos indígenas que não podem prescindir da proteção do órgão indigenista.

As declarações dos servidores das AERs de Recife, Goiânia, e agora João Pessoa, demonstram sua determinação em lutar pela revogação do ato presidencial e a transformação da Funai a nível nacional e local.

____________________________


NOTA DE REPÚDIO PELA EXTINÇÃO DOS POSTOS INDÍGENAS E ADMINISTRACAO EXECUTIVA REGIONAL DE JOAO PESSOA, PROVENIENTE DO DECRETO 7.056 DE 28/12/09

Os servidores da ex-Administração Executiva Regional de João Pessoa, indignados com a estratégia inquisitória da direção da Funai de impor uma nova estrutura etnocida para alguns Povos Indígenas, sem embasamento ético, étnico ou profissional, vem de público repudiar as extinções do Posto Indígena Potiguara, dos demais Postos Indígenas, cujas terras estão sujeitas a invasões indiscriminadas pela ausência do Estado e por enfraquecer a presença da União no Estado da  Paraíba, extinguindo de forma discriminatória a Administração Executiva Regional de João Pessoa, sem substituí-la por uma Regional tão bem estruturada, como fez abundantemente para a Região Norte, apesar desta Administração contar com o reconhecimento dos índios e do Tribunal de Contas da União.

João Pessoa, 06 de janeiro de 2.010

SERVIDORES DA FUNAI PARAÍBA

Um comentário:

Anônimo disse...

Mércio Gomes,

Através do seu blog queremos agradecer o apoio dos servidores da FUNAI de João Pessoa/PB e do índios Potyguara na participação do encontro realizado no 05/01 p.p em Recife.

Sabemos da compotência do ex-administrador daquela AER, Petrônio Machado e do auto nível do servidores daquela extinta AER.

Agradecemos aos políticos daquele estado que se prontificaram a ajudar os indígenas a se deslocarem a Brasília.

Quanto aos políticos de Recife que se prontificaram a ajudar e ainda não deram nenhum resposta, estamos no aguardo, e se a promessa não for cumprida chegaremos lá mesmo assim.

Lembrem-se este ano haverá eleições e nós lembraremos muito bem de quem nos honrou, e mais ainda daqueles que nos esqueceram no momento em que nós mais precisavamos.

Petrônio você é um indigenista, não desista desta luta!

Agradecemos aos servidores da AER Recife que estão contribuindo para o deslocamento dos índios, todos os esforçoes serão compensados.

A todos os indígenas de Pernambuco, digo-lhes, permaneçam na luta, voces sempre foram guerreiros, e já venceram muitas balhas.

Ivany Souza/AER Recife

 
Share