quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estudantes indígenas universitários lançam manifesto de apoio ao movimento indígena

Manifesto dos acadêmicos indígenas da Universidade Federal de Goiás
Assunto: sobre a reestruturação da Funai


         Assinam esse manifesto:
         Apinajé  (TO) , Krikati (MA), Krahô (TO), Tapuia (GO), Tapirapé (MT), Guajajara (MA), Gavião (MA), Xerente (TO), Javaé (TO), Karajá (TO/ GO/ MT), Guarani (TO/PA), Xambióa (TO)


         Nos professores das Escolas Indígenas e acadêmicos da Universidade Federal de Goiás com representantes de Mato Grosso , Tocantins, Maranhão, Pará e Goiás, viemos através desse manifesto, no sentido de apoiar e fazer valer as reivindicações de nossas lideranças na sede da Funai em Brasília, considerando o Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009, aprovada pelo Senhor Excelentíssimo Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.


         Senhor Presidente e autoridades, é com grande estima que somos obrigados a contestar contra a decisão de Vossas Excelências, pois nós acadêmicos estamos aqui estudando, nos informando e decidimos que devemos prestar solidariedade às lideranças indígenas em protesto na capital Federal.


         Vemos que esta havendo um grande contratempo, pois a maioria das comunidades indígenas não tem conhecimento do fato ocorrido, ou seja, prejudicando os povos indígenas do Brasil.


         Senhores, sabemos que mesmo com as Administrações Executivas Regionais da Funai (AERs) em funcionamento, nossas comunidades estão passando por dificuldades que tendem a piorar, devido a grande falta de recursos alegado pelo próprio Governo Federal. Os Senhores a todo instante sugerem às nossas comunidades que essas mudanças seriam para melhorar, mas como os povos indígenas de todo Brasil não foram ciente, ou seja, informados e nada foi discutido, alegam desrespeitar às suas opiniões, pois os mesmos esperam melhorias na Funai e não a sua desestruturação. Confiantes nisso os originários brasileiros deste pais solicitam que este  decreto seja reconsiderado e que possamos nos apoiar na esperança de se ter uma vida digna e que as melhorias não fiquem somente nos belos discursos e que não fiquemos no esquecimento.


         Todos sabem que as AERs são nossos suportes e os Postos Indígenas (PINs) são nossos subsídios, na proteção  e fiscalização de nossos territórios, sendo que o fechamento das AERs não será a reestruturação da Funai conforme o Decreto 7.056 e sim o fracasso do mesmo, neste sentido, pedimos as vossas excelências que frisem seus pensamentos em um único sentido, o respeito às opiniões dos povos indígenas. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Ao menos serviu para que se apure os fatos:
Na coluna do Cláudio Humberto de hoje dia 21/01/2010:

Câmara investiga ONGs que faturam com índios
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-presidente da Câmara, anunciou ontem que convocará para depor na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional as representações indígenas que, em um manifesto, acusaram as organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras de se aproveitarem deles para ganhar milhões de dólares obtidos junto a governos e a financiadores internacionais.

Contra a reforma
A acusação dos índios contra ONGs estrangeiras está no manifesto deles contra a reforma administrativa em curso na Funai.

Nomes aos bois
A bronca principal dos índios é contra as ONGs Instituto Socioambiental (ISA) e Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

Anônimo disse...

Fazer chegar ao conhecimento do Sr. Presidente da Republica, procurando descrever a insatifação das comunidades indigenas referente o decreto de reestruturação encaminhando mensagens para o Blog do Planalto. Endereço descrito abaixo.

http://blog.planalto.gov.br/criticas-e-sugestoes/#wpcf7-f1-p494-o1

Anônimo disse...

Correção do Blog do Planalto com a finalidade de efetuarmos postagem referente o assunto e talvez assim fazer chegar ao conhecimento do Sr. Presidente da Republica os assuntos referente protestos indigenas contra o Decreto que estão sendo postados no Blog do Ex Presidente da Funai Mercio Gomes

http://blog.planalto.gov.br/criticas-e-sugestoes/

Anônimo disse...

Boa sujestão mas tenho certeza que o President Lula tem tomado conhecimento não só da repercursão do blog do mercio, pois é o unico canal de informações mas atualizadas como de seus aliados politicos e que teem interesses na resolução do caso, estes acontecimentos que tem ocorridos ultimamente catastrofes no Haiti e decretos mal elaborados por sua equipe com certeza tem tirado o sono do nooso presidente mas o Governador do Paraná Dr. Roberto Requião esta a frente disto agora, e vai puxar mais gente tenha certeza disto amigo

Anônimo disse...

Assim eu espero, que não tenhamos perdido a batalha.

Anônimo disse...

Depois de um Decreto “goela a baixo” e força policial (guarda nacional) autorizada pelo próprio governo para bater e expulsar índios? Denunciar para os próprios lobos? Só mesmo a “velhinha de Taubaté” para acreditar numa suposta sensibilidade de um governo desses.

Anônimo disse...

sera que realmente querem resolução do caso?, espero que sim, mas temos que mostrar a nossa forma , fazendo chegar a informação por varios meios de comunicação.

Anônimo disse...

NÃO ESQUEÇAM O PLACAR

CIMI, suas filiais e ONG´S, fazem gol contra, criticando conjuntamente o Decreto
=>combinado 11 x 12 indigenismo

Duas bolas na trave: OAB pretende ingressar com ação direta de inconstitucionalidade e índios de Roraima avisam que vão aderir a Revolução=>
combinado 11 x 12 indigenismo

Anônimo disse...

Chamam isso de Decreto? Eu chamo de Abuso de Poder. O que estamos esperando para apoiar os indígenas nessa luta justa e sensata: Portanto, convoco os brasileiros de todos os segmentos a se juntar nessa luta. Hoje fizem com os índios, e que não virá a fazer conosco? Vamos para as ruas para a fim de tirar esses incompetentes dessa desastrada gestão da FUNAI. Estmos com vocês nessa. O povo

Anônimo disse...

Se nossos representantes nada fazem para ajudar os índios, envergonhando com omissão e falta de interesse mesmo, os nossos votos. Vamos mostrar que não precisamos dele para decidir uma para, adorei essa idéia. Vamos convocar a pupulação estudantil, donas de casas, caminhoneiros, taxisistas e servidores públicos, sim,servidores públicos, hoje eles fazer com a FUNAI, amanhã poderá fazer com o INCRA, IBAMA,UFRPE e assim por diante, para um grande manifesto. Vamos as ruas pessoal. VIVA A LIBERTAÇÃO DESSES DITADORES. Se extinguiram algumas unidades da FUNAI, porque, também não extinguimos o senado, câmara de Deputados e assim por diante, que não fazem nada, ganham por isso e ainda se acham no direito de receber propina por algum suposto benefícios e ainda acham que merecem nosso voto. Vá pensando.

Anônimo disse...

Deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não precisamos de CPI das ONGs que servirá para acrescentar a lista das demais PIZZAs de má qualidade. Essa não a prioridade no momento. Precisamos do seu apoio para evitar que se cometa uma grande injustiça, safadeza, palhaçada e etc, dê o nome que quiser. Convoquem os Senadores e Deputados de outros partidos, cadê a oposição? É hora de provar aos índios e servidores que eles votaram errado e que é hora de corrigir o erro tendo em quem votar. Por enquanto ainda não apareceu nenhum que mereça os mais de 20.000 votos. Pensem, não é 20 votos. Façam por merecer, até o momento nosso pacto é votar em um cachorro, mais nenhum dessa gestão. Tenha essa certeza. DESPREZO é nossa resposta.
Um cidadão revoltado por ter votado nos traíras.

 
Share