terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Agora a liderança está com os Xavante e Pankararu

Índios ameaçam acampar no CCBB até que Lula os receba

Além de ignorarem o prazo da Justiça para que deixassem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, até as 17 horas de ontem, os índios acampados em frente ao edifício-sede da fundação afirmam que começam hoje uma manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está despachando, por conta das obras no Palácio do Planalto. O protesto, que reúne em Brasília, desde o dia 11, índios de mais de 15 tribos, é contra o decreto que reestrutura a Funai e, segundo eles, acaba com administrações e postos do órgão que atendiam às demandas das comunidades indígenas. Eles afirmam que a decisão foi tomada pelo presidente da fundação, Márcio Meira, sem ouvir a opinião dos índios e, agora, querem conversar com Lula para pedir a revogação do decreto. 

“Decidimos permanecer na Funai e acampar em frente ao CCBB até que o presidente Lula nos receba. Queremos mostrar a ele as negativas consequências que esse decreto trouxe para os indígenas. Nós não teremos mais as nossas demandas atendidas”, martela o representante Jeremias Xavante, que destaca ainda que as tribos querem a saída imediata de Márcio Meira. 

Na última quarta-feira, o assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social da presidência, Manoel Messias, recebeu os índios e anotou todas as reivindicações feitas por eles. Segundo Jeremias, ele ficou de passar para o presidente Lula e combinar o encontro, mas a data ainda não foi marcada. 

Em relação à desocupação da Funai, Xavante disse que eles vão continuar negociando com a Justiça sobre a ordem de liberar o prédio. A tentativa de retirá-los do local já havia sido feita na sexta-feira, mas uma negociação permitiu a permanência de todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo Jeremias Xavante, mostre que são guerreiros, não desanimem e não façam como os Potiguaras: D E R R O T A D O S e T R A I D O R E S.
Continuamos solidários ao "Movimento" e, mesmo que nos bastidores, estamos fazendo a nossa parte. Voces podem ter certeza disso!
Abraços a todos do movimento e boa sorte.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que para fortalecer o Movimento estão faltando algumas Lideranças Indígenas de peso (Xavantes, Kaipos, entre outras comunidadeds que aqui não foram citadas, estes sim poderiam ter se juntado e fortalecido a voz dos Índios, contra a atual diretoria e contra o Decreto que praticamente veio para desestruturar e não fortalecer a FUNAI.

 
Share