segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Xavante enviam Carta-Pública de explicação sobre morte de Carlos Dumhuwi


Morre liderança Xavante por descaso da Funai
Na madrugada desta sexta-feira (04) faleceu, em Brasília, o ancião Carlos Dumhiwi, Chefe de Posto da Funai de Parabubure, município de Nova Xavantina-MT, ele estava em Brasília desde o início de novembro, dormindo nas dependência da Funai junto à outras lideranças da região. Vale ressaltar que, esses indígenas estão em Brasília para reivindicar algumas demandas das comunidades da Terra Indígena Parabubure, do povo Xavante. Entre as demandas estava criação de um Núcleo de Apoio da Funai na região.
Ao chegarem à Capital, sem condições de pagar hospedagem os indígenas se alojaram nas dependências da Funai e ficaram com 02 marmitas distribuídas à todos 02 vezes ao dia. No dia 17 de novembro Carlos e seus companheiros invadiram o gabinete, pediram ao Diretor de Assistência, Aloysio Guapindaia, esse que por pressão e coação, criou uma Administração em Nova Xavantina, e em seguida, essa ordem foi desfeita por um ato do presidente, Márcio Meira, no dia 17. Depois os dirigentes do órgão: o presidente, o Diretor de Assistência, a Diretora de Assuntos Fundiários, Maria Auxiliadora Leão, e a Chefe de Gabinete, Salete Miranda fazem um pedido de Reintegração de Posse da Funai, com expulsão dos Xavante por se sentirem incapacitados a trabalhar, esse expulsaria os indígenas até o dia 05.12 da sede da Funai, em Brasília.  
 Uma semana antes da desocupação, o ancião, Carlos caiu em um corredor da Funai, não consegui se levantar e seguiu em coma para o hospital de Base. “Meu pai tinha diabetes, anemia e devido à péssima alimentação ele não sobreviveu”, entristecido explicou Isaias. Nesta sexta-feira (04) as lideranças Xavante e os filho do ancião seguiram pra aldeia, sem soluções, mas com um problema maior ainda, aquele velho que há 30 anos defende o seu povo estava em um caixão.    


Nenhum comentário:

 
Share