sábado, 14 de novembro de 2009

Índios Xavante lutam pela Terra Indígena Maraiwatsede

Os Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede estão necessitando de ajuda e apoio para continuar sua luta em defesa de sua terra demarcada, homologada e retomada em 2005.

Estou com os Xavante e não abro. Quem puder, inscreva-se para ajudá-los. A Terra Indígena Maraiwatsede é fruto da persistência do povo Xavante que de lá foi expulso em 1967 por meio de aviões que os levaram para outras terras indígenas. No processo de tentar se adpatar em outros lugares os Xavantes passaram por umas poucas e boas. Inclusive a morte por sarampo de mais de 40 pessoas, em duas semanas, logo que chegaram a outra terra Xavante.

Por largos anos, grupos de Xavante iam àquela terra rica e fértil, de onde foram retirados pela Fazenda Suiá-Missu, e tentavam obtê-la de volta. Por fim, durante a Conferência Internacional de Meio Ambiente no Rio de Janeiro, a RIO 92, a empresa italiana que havia comprado essas terras resolveu devolvê-la. Só que antes os gerentes avisaram aos políticos e espertalhões da região de Alto da Boa Vista que a terra estava sem dono. Ora, com isso, dezenas de pessoas entraram na terra e os mais espertos cortaram grandes lotes para si.

Com muito esforço, com a insistência ininterrupta dos Xavante, que jamais deixaram o fato de lado, indigenistas e antropólogos conseguiram convencer a Funai e o governo a demarcá-la, mesmo estando invadida por dezenas de posseiros e fazendeiros.

Os Xavante, inclusive a nova geração que nasceu em outras terras indígenas, continuaram a voltar todos os anos, mas os fazendeiros não os deixavam entrar. Até que, quando entrei na Funai, em setembro de 2003, me comprometi com os Xavante a ficar ao lado deles e enviar pessoas de grande força e caráter indigenista para estar ao seu lado. A equipe de Edson Beiriz, junto com o apoio de Claudio Romero, esteve ao lado dos Xavante até eles obterem uma liminar do STF para entrar na sua área. Um fazendeiro abriu mão de sua pretensão e foi aí que os Xavante entraram.

A Terra Indígena Maraiwatsede está demarcada e homologada. Entretanto, os fazendeiros, apoiados por alguns políticos muito importantes, continuam a desafiar a lei. Até uma terra foi comprada pelo Incra para abrigar os pequenos posseiros que saiam voluntariamente. É a chamada Fazenda Bordolândia.

O video abaixo mostra a luta dos Xavante, mas também mostra um certo desvio de atenção em prol dos invasores. Apenas o procurador Mário Lúcio é chamado para depor. Por que não puseram os líderes Xavante para falar de sua luta e demonstrar seus direitos? Cadê o Damião, o grande cacique Xavante?

Nenhum comentário:

 
Share