terça-feira, 30 de junho de 2009

General Félix, do Gabinete Militar, é enviado ao Mato Grosso do Sul

Está no Mato Grosso do Sul, como representante direto e de escalão ministerial do presidente Lula, o general Jorge Armando Félix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o antigo Gabinete Militar. Foi enviado para tratar da delicada questão indígena naquele estado.

O general Félix é um homem amável e atencioso que está ao lado do presidente desde 2003. É de inteira confiança do presidente Lula. Em 2004 esteve com os índios Cintas-Largas, como se pudesse resolver aquela questão, mas logo desistiu.

O que estará fazendo o general? Disse que veio para pacificar a relação entre índios e brancos. Será um novo Rondon? Até agora ele se encontrou com o governador André Pucinelli, que ontem declarou que não vai aceitar desapropriações de terras de fazendeiros para demarcá-las em favor dos índios. Esteve hoje de manhã na Assembleia Legislativa conversando com deputados que em sua grande maioria apoia os fazendeiros. E esteve ontem com alguns representantes indígenas, de quem teria ouvido suas reivindicações e reclamos e teria-lhes pedido para enviá-las em documento para ele entregar ao presidente Lula.

E o ministro Tarso Genro, está sabendo dessa interferência?

O que o general Félix, com toda sua habilidade, poderá resolver?

O fato precedente é que, na semana passada, o governador Pucinelli e alguns deputados estiveram no Ministério da Justiça, mas não com o ministro Tarso, onde ouviu de um assessor que prosseguirá o processo de demarcação de terras no Mato Grosso do Sul, embora seguindo as orientações do STF, no sentido de ter a participação direta dos entes federativos, isto é, do governo do Estado e das prefeituras pertinentes. Tudo indica que o governador não gostou dessa informação, não passou recibo, mas ontem fez essa declaração um tanto petulante.

A situação é de tensão recalcada por todos os lados. Mas o que o general Félix tem a ver com isso tudo?

Um comentário:

guilherme disse...

Essa visita e reuniões pode e deve favorecer os esforços que a FUNAI tem feito para o cumprimento de uma de suas estimadas funções: demarcar terras indígenas, início para a segurança cultural, alimentar, econômica, social e espiritual dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul.
Isso é muito importante e vai favorecer os estudos antropológicos e ambientais necessários...

 
Share