sábado, 6 de junho de 2009

4.000 pessoas protestam em Ilhéus contra delimitação de terra Tupinambá


A publicação do relatório de identificação da terra indígena dos índios Tupinambá levantou um protesto inesperado na região de Ilhéus, Una e Buerarema, no sul da Bahia.

Segundo a matéria abaixo, do jornal eletrônico A Região, que abrange notíciasa de diversas cidades, quatro mil pessoas foram às ruas para protestar contra esse relatório.

É muita gente. Se forem todos atingidos, a situação na região vai esquentar.

O relatório abrange uma área de 47.370 hectares, inclusive partes da cidade de Olivença, fazendas grandes e sítios pequenos. Deve estar bem argumentado para sustentar a barragem de protestos que virão por aí.

Essa região foi palco de uma intensa disputa na década de 1920, quando se deu uma verdadeira rebelião de índios contra os cacaueiros e boiadeiros que haviam invadido suas terras. Muitos índios da região terminaram se mudando para a Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, de onde também foram desalojados a partir de um ataque planejado da Força Pública da Bahia, em 1938, sob o pretexto de que estava sendo armada uma guerrilha comunista.

___________________________________

4 mil protestam contra relatório da Funai

Cerca de quatro mil pequenos agricultores, trabalhadores rurais, fazendeiros, comerciantes e políticos de Buerarema, Ilhéus e Una bloquearam, na manhã desta sexta, a BR-101 por cerca de duas horas.

Mesmo debaixo de chuva, eles protestaram contra um relatório da Funai que indica os índios tupinambás como donos de 47.370 hectares de terra nos três municípios. O bloqueio da rodovia, em Buerarema, ocorreu entre às dez da manhã e meio dia.

Os participantes dizem que não vão aceitar a demarcação de terra. Eles já organizam novos movimentos para os próximos 15 dias. O objetivo é chamar a atenção dos governos estadual e federal para a demarcação, que consideram "uma fraude".

Os coordenadores do protesto denunciam que 16 fazendas em Ilhéus, Buerarema e Una já foram invadidas por supostos índios Tupinambás. Na primeira, um homem foi morto a facão e o suspeito é o irmão do cacique "Babau".

Em uma das invasões, os ocupantes teriam expulsado o proprietário da fazenda, destruído as plantações e comemorado a ocupação fazendo churrascos com os animais da propriedade.

A Funai deu prazo de 90 dias para a defesa dos produtores e moradores da área que quer transformar em indígena. Elas somam 26% do território de Ilhéus, 5% de Una e 5% de Buerarema.

Leia a cobertura completa na edição deste final de semana.

Nenhum comentário:

 
Share