segunda-feira, 4 de maio de 2009

Índios Xavante consideram que ainda precisam da Tutela


Não queremos ser enganados por madeireiros e empresas minerais e nem por fazendeiros, nós precisamos de apoio em todos os sentidos, inclusive jurídico. E o caminho que o Governo Lula está fazendo, igualmente o Governo Collor, é compietamente ao contrário - retirando nosso apoio jurídico que era exercido pela FUNAl. Estão querendo nos colocar para a Defensoria Pública que já é bastante deficiente para atender os próprios brancos.

Os Defensores Públicos, eles também não conhecem nossos problemas. Porque o Senhor está fazendo isso? O Senhor está atendendo interesses de quem? A maioria das Comunidades Indígenas e nossos jovens ainda não conhecem o modo do branco, não conhecemos suas leis, vemos muitas injustiças. Ainda não ternos jovens advogados, antropólogos, médicos, dentistas, administradores, engenheiros, agrônomos, biólogos, porque estão apressando o fim da TUTELA?

Ainda estamos precisando da TUTELA, ainda precisamos da Lei 6001, até nossos jovem. aprenderem mais sobre vocês. Já entregamos dezenas de documentos sobre isso, porque não estão nos respeitando?

Todos os indígenas do Brasil votaram no Governo Lula e agora o Senhor e o Governo Lula estão querendo acabar com os povos indígenas, estão trabalhando somente para o PAC que não respeita nossos direitos e não respeita a natureza.

Estão dizendo que estamos atrapalhando o progresso. Que progresso é esse que custa a miséria do verdadeiro povo brasileiro, das comunidades indígenas, e até mesmo das não indígenas? Quer que vivamos de cestas básicas? Os senhores querem que passemos fome? Porque não respeitam nossos rios, nossas florestas e nossos cerrados, nossa natureza que nos alimenta?

Vocês estão destruindo tudo com as desculpas da plantação de soja, hidroelétricas e empresas minerais dizendo que isso é importante para o desenvolvimento, que isso gera emprego, será que vocês não usam a inteligência e não reconhecem que estão destruindo a NATUREZA? Que estão tirando nosso empreqo de homens que trabalham e vivem da NATUREZA, das dádivas que nos foi entregue pelo Criador da própria Terra?

Aniceto Tsudzauérê
Cacique
AldeIa Nossa Senhora de Guadalupe

Nenhum comentário:

 
Share