quinta-feira, 7 de maio de 2009

Índios estão ligados em seus direitos

Hoje de manhã, no Senado Federal, em Brasília, está acontecendo um grande tumulto de índios que querem participar das discussões sobre o Estatuto do Índio.

Mais de 500 indígenas estão atravancando a entrada do Senado simplesmente porque, embora não tenham sido convidados, querem estar presentes na audiência convocada pela Comissão de Direitos Humanos. Receoso, o Senado convocou a segurança, mas a questão não está aí.

A audiência foi convocada pela senadora Marina Silva para discutir o ante-projeto de lei que pretende instituir o Conselho Nacional de Política Indigenista, bem como para antecipar discussões sobre a proposta da Funai e das Ongs para mudar o Estatuto do Índio. Só que só cinco índios foram convocados por nomeação das associações indígenas, bem como cinco membros de Ongs e a subprocuradora do Ministério Público.

Para os organizadores, componentes influentes do CIMI, das Ongs neoliberais, do Ministério Público e da Funai, a convocação se deu para legitimar a proposta do novo Estatuto. Vão simplesmente falar bem dessa proposta e dizer que já era tempo do Congresso mudar o Estatuto do Índio.

Acontece que a grande maioria dos índios brasileiros não quer saber de mudança do Estatuto. Quer políticas efetivas. Considera que tal ideia é pauta das Ongs, não deles. As Ongs, o CIMI e o Ministério Público são judicialistas; acreditam se se mudar a lei, a realidade muda. E acham que os índios não precisam mais da proteção do Estado para continuarem a ser indígenas no nosso país. Não é isso o que pensam os índios. Porém eles estão sendo levados de roldão por um rolo compressor muito forte, com quase nenhuma resistência contrária.

Embora a maioria dos indigenistas considera uma loucura o que está sendo feito, poucos delesi têm a coragem de se manifestar em contrário a essa insensatez. Claramente, só esse Blog se posiciona contra essa manobra irresponsável contra os interesses dos índios. E conclama a quem achar o contrário a se manifestar, não deixar que a insensatez prevaleça. Pelo menos que a história saiba que houve vozes dissonantes a isso.

Entretanto, e esta parece ser a única esperança, muitos índios que estão presentes no Acampamento Terra Livre estão alertas e sentem que algo perigoso está sendo feito contra eles.

Vamos ver o que ocorrerá no decorrer do dia. Certamente que a discussão não será feita a portas fechadas. Mais provável é que ela seja diluída para não ouvir as vozes contrárias.

Um comentário:

guilherme disse...

A história não se faz simplesmente com escrita.

 
Share