quarta-feira, 15 de abril de 2009

Semana do Índio em todo o país

Durante essa semana e até domingo, dia 19 de abril, Dia do Índio, serão realizados eventos variados por todo o Brasil comemorando a presença dos povos indígenas no Brasil.

Tenho visto que este ano a presença de índios é maciça nessas comemorações. Por exemplo, em São Luís e em Dourados, MS, as comemorações serão feitas com debates sobre questões de terra, preconceito, saúde, educação, Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, participação na sociedade mais ampla, etc., todos com a participação de lideranças indígenas locais ou nacionais. Vem gente da Coiab, da Apoinme, da APIB, etc. No Piauí, onde há pelo menos um povo indígena, que vive entre Floriano e Teresina, mas que ainda não quis se manifestar como tal, a Semana do Índio será comemorada com a participação de professores e historiadores que falarão sobre exatamente o processo de aniquilamento das sociedades indígenas naquele estado.

Está faltando em todas essas programações uma discussão sobre a atual proposta do governo de mudar o Estatuto do Índio, acabar com a tutela do Estado, abrir as terras indígenas à mineração e reduzir o papel da Funai na demarcação de terras indígenas. Ao que tudo indica também parece que nenhuma das programações planeja discutir as 20 ressalvas apresentadas pelo STF no dia 19 de março. Enfim, pode parecer mais uma efeméride sem maiores consequências, ou pode acontecer algo mais interessante nesse panorama atual.

Um comentário:

Anônimo disse...

O discurso do Presidente da República contra a proteção da natureza, em favor do PAC, atinge diretamente os Povos Indígenas e o Estado de Direito.
È do tipo: mudem essas leis pois não vamos respeitá-las, estão atrapalhando minha manutenção no poder e a dos meus companheiros...
discurso retrógrado ao período final da monarquia no Brasil.

 
Share