sábado, 21 de março de 2009

Raoni Metuktire, o grande cacique Kayapó, está revoltado!

Brasília, 18 de Março de 2009.

Eu, Cacique Raoni Metuktire, em nome do meu povo Kayapó (Mebêngokré), quero declarar nossa insatisfação pela atual presidência da FUNAI que mostra indiferença pela questão indígena.

Procurei o Ministro (Carlos) Minc do Meio Ambiente pra me ajudar, porque ele também se interessou pela demarcação da nossa terra KAPÔNHINORE-MT, e o presidente da FUNAI disse que eu tenho que ir pra fila da D.A.F. (Diretoria de Assuntos Fundiários), e também não me recebeu pra conversar.

Eu não posso ficar esperando nessa fila, porque essa é uma luta antiga de 25 anos.

Todo meu povo Kayapó está revoltado.

RAONI


_________________

URGENTE
Aldeia Piaraçu, 19 de Março de 2009.
Ao Exmo. Ministro
Sr. Carlos Minc
Ministério do Meio Ambiente
Brasília-DF

Prezado Senhor Ministro;

Nós ficamos muito contentes em saber que o nosso cacique principal, RAONI METUKTIRE, foi muito bem recebido nesse Ministério pelo senhor e seus assessores, pois sabemos que o senhor é um grande defensor do meio ambiente, assim como o cacique Raoni, que também tem lutado bastante por essa causa há muitos anos!

Na nossa visão, assim como na do senhor e do cacique Raoni, sabemos que também existem outros ambientalistas preocupados por essa causa.

Todos nós, ficamos muito revoltados pela maneira desinteressada e sem respeito que o presidente Márcio da FUNAI falou com o senhor pelo telefone, sobre o pedido do cacique Raoni para demarcar a terra KAPÔ-NHINORI, que é terra antiga dos nossos antepassados, e onde, também, está o cemitério dos nossos avós e demais parentes.

Esse presidente Márcio chegou agora e não sabe nada da luta antiga do cacique Raoni e do nosso povo Mebêngokré (Kayapó), que é de mais de 25 anos...

Da maneira que ele falou com o senhor, desrespeitando o pedido do cacique Raoni, dizendo que ele tem que ir pra fila da DAF (Diretoria de Assuntos Fundiários), então essa é uma forma desrespeitosa para o senhor e o cacique Raoni, que vem lutando há tantos anos...

Então, queremos pedir para o senhor conversar com o Ministro da Justiça Tarso Genro, e com o presidente Lula, para afastá-lo da FUNAI, pois ele não está se interessando, e está desrespeitando o cacique Raoni e todo nosso povo, assim como outras lideranças Xavante, e outras.

Depois, quando o cacique Raoni acabou de falar com o senhor, ele foi na Funai pra tentar falar com o presidente Márcio mas não foi recebido.

Nós tomamos isso como um grande desrespeito!

Nós vamos ficar aguardando o afastamento dele!

Atenciosamente; (anexa lista de assinaturas)

Um comentário:

MT Cidades disse...

Rauni é meu idolo
simbolo de presevação e paz
www.mtcidades.com.br

 
Share