quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Índios norte-americanos doam 1 milhão de dólares a Obama

Os índios norte-americanos, chamados de Native Americans, como os afro-descendentes, têm sido tradicionais aliados do Partido Democrata, nos Estados Unidos. E, como todo aliado, na hora das eleições suas organizações se empenham. Inclusive doando dinheiro.

O que esperam os índios de Obama? Ainda não li nada sobre isso nas declarações ou programa de Obama. Certamente esperam uma atitude mais liberal, mais recursos ao Bureau of Indian Affairs (BIA), a FUNAI de lá, que é dirigida por um índio Cherokee que foi soldado na primeira guerra do Iraque.

A matéria abaixo diz também que, por ser do estado do Arizona, que tem uma porcentagem bastante razoável de índios, e onde está a maior e mais importante reserva indígena, dos índios Navajo, o senador e candidato do Partido Republicano, John McCain de vez em quando defende interesses indígenas no Congresso Nacional.

Há que se saber que a questão indígena nos Estados Unidos é regida duplamente pelo Congresso Nacional, que faz a legislação, as audiências e as resoluções sobre problemas federais, e o próprio BIA, que pertence ao Ministério do Interior, do poder Executivo, que financia programas de assistência, de desenvolvimento econômico e de educação.

Notem que, apesar do liberalismo e do municipalismo que caracterizam os Estados Unidos, a educação indígena é matéria federal, não municipal ou estadual. Há uma instituição ligada diretamente ao BIA que cuida da educação indígena. Já a saúde também é federal, assistida pelo ministério da Saúde de lá.

Os povos indígenas nos Estados Unidos são reconhecidos como "tribos" e se dividem de acordo com as terras que possuem. As tribos são subdivisões das etnias e povos, e cada um se identifica pelo local e pela terra que possui. Assim, temos diversas tribos Dakota, quando, na verdade, são um povo só.

No total são 575 tribos reconhecidas pelo governo federal e somam cerca de 2 milhões de pessoas. A maioria dos indivíduos indígenas vivem nas cidades, em muitos casos em situações de pobreza. Porém, no total as tribos detêm cerca de 2,5% do território americano, aproximadamente um quinto do que detêm os povos indígenas brasileiros. No final do século XIX, os índios detinham três vezes mais terras, as quais foram perdidas em função de uma política liberal que individualizou as terras e permitiu que os índios as vendessem.

É bom que o movimento indígena brasileiro se mire na história dos índios americanos para saber AQUILO QUE NÃO DEVEM FAZER para não sofrer as mesmas conseqüências.

De todo modo, melhor escolher Obama que McCain.

____________________________________

ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS APÓIAM OBAMA

ANSA - Agência de Notícias

As tribos indígenas dos Estados Unidos demonstraram preferir o democrata Barack Obama para ocupar a presidência do país, ao invés do republicano John McCain, um defensor histórico desse grupo minoritário.

Segundo o Wall Street Journal, os nativos norte-americanos contribuíram com US$ 1 milhão para a campanha de Obama. A publicação também recordou que McCain negou receber qualquer contribuição dos índios desde 2006, quando se tornou o presidente da comissão para os Assuntos Indígenas no Senado.

O senador do Arizona sempre aconselhou os índios a gastar os seus fundos para melhorar as precárias condições de vida de algumas reservas indígenas, em vez de financiar políticos.

Tradicionalmente, as tribos indígenas são mais próximas dos democratas, mas McCain chegou a defender causas desse grupo no Congresso contra lobistas de Washington.

O voto dos índios pode ser importante para os resultados em alguns estados como Novo México, além de ajudar Obama em estados republicanos como o Montana. Os índios norte-americanos também são numerosos no Minnesota, na Carolina do Norte e no Colorado.

Nenhum comentário:

 
Share