quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Amazônia é nossa!

Nossa, dos brasileiros. É o que disse o indiano Rajenda Pachauri, presidente do IPCC, o órgão ligado à ONU que produziu o relatório sobre a interferência humana no atual aquecimento global. Esse relatório tem deixado todo mundo com cabelo em pé, dado o quadro de alarme que é pintado.

Por que Rajenda Pachauri declarou que a Amazônia brasileira é responsabilidade dos brasileiros? Certamente porque algumas pessoas devem tê-lo alertado para o fato de que os brasileiros estão ficando nervosos com opiniões de algumas pessoas sobre a nossa soberania. Al Gore é um deles, e é amigo do Pachauri. Ganhou junto com ele, pelo IPCC, o Prêmio Nobel da Paz do ano passado.

Fez bem o presidente Lula em ter engrossado o coro dos que acham que estão metendo a colher no nosso angu. Essa foi a imagem presidencial. Acho apropriada.

Bem, vamos esperar que novas declarações desse jaez sejam vocalizadas para garantir aos brasileiros, especialmente os militares, que andam muito desconfiados, de que os estrangeiros não querem nos surrupiar nossa Amazônia.

________________________________________

País definirá uso da terra, diz presidente de painel da ONU

Cãssio Aoqui e Rachel Anon, Folha de São Paulo

A Amazônia é um direito soberano do povo brasileiro e cabe a ele decidir se a manterá só com investimentos internos ou com recursos estrangeiros. Essa é a avaliação do economista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), painel de climatologistas ligado à ONU que dividiu com Al Gore o Prêmio Nobel da Paz no ano passado.

"A Amazônia é responsabilidade do Brasil, e as decisões tomadas em relação a ela criarão cada vez mais impacto global", disse Pachauri. Segundo ele, o aquecimento global deve aumentar a força dos furacões: "Desconheço o caso específico do furacão que atingiu o sul do Brasil, mas tende a estar relacionado ao problema global".

Crítico da redução das áreas agriculturáveis, ele vê o biodiesel com cautela: "É preciso inovação e pesquisa para que surja um biodiesel de segunda geração, com maior aproveitamento de energia da matéria-prima".

Pachauri prevê uma queda de 30% da produção agrícola na América Latina em 2050. "Há hoje 820 milhões de pessoas subnutridas nos países em desenvolvimento. Enfrentaremos uma crise alimentar". Ele ressalta, porém, a importância de encontrar alternativas ao petróleo.

No Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, em Brasília, Pachauri promoveu lanternas solares como uma possível solução energética para 1,6 bilhão de pessoas do mundo.

Nenhum comentário:

 
Share