sábado, 24 de maio de 2008

Comentário da Semana: Altamira, Raposa Serra do Sol, Bauru e Juruena

O Comentário da Semana é variado. Tem Kayapó em Altamira, ministros do STF em Raposa Serra do Sol e seqüestros em Bauru e no rio Juruena, além de um ataque covarde de um motoqueiro em Grajaú, Maranhão, contra um casal de índios Guajajara que viajava a pé.

A grande sensação da semana foi o ataque ritual de um grupo Kayapó por ocasião do evento "Xingu vivo para sempre", promovido pelo CIMI, ISA e outras Ongs ambientalistas em Altamira, cidade paraense na beira do rio Xingu, perto de onde o governo planeja fazer uma grande hidrelétrica chamada Belo Monte. O CIMI está pagando o pato pelo grave incidente que repercutiu negativamente pelo país, com editoriais contrários em diversos jornais. O bispo de Altamira, Dom Erwin Krautler, veio a público muito nervoso justificando o ato dos Kayapó como um resposta ao engenheiro por ele não ter entendido a "alma kayapó".

Os ministros do STF visitaram Raposa Serra do Sol e de lá saíram com mais bagagem para tomarem a grande decisão sobre o ato presidencial da homologação daquela terra indígena e se os arrozeiros ficam ou não ficam nas terra que invadiram ou que compraram de algum morador mais antigo.

boomp3.com

Em Bauru, oeste do estado de São Paulo, e em Juína, a oeste do estado de Mato Grosso, diversos povos indígenas saíram para interromper o tráfego em estradas. Terminaram tomando algumas pessoas como reféns para chamar a atenção para seus problemas.

Em Grajaú, interior central do Maranhão, dois ínidos foram baleados covardemente por um motoqueiro.

Não foi uma boa semana para os índios.

Nenhum comentário:

 
Share