segunda-feira, 7 de abril de 2008

Semana quente na FUNAI

Essa semana vai ser quente na questão indígena brasileira.

Preparem seus corações e suas emoções.

A começar pelos índios de Mato Grosso que não aceitam a extinção da AER Cuiabá pela direção da Funai.

Hoje de manhã, conforme haviam prometido sexta-feira passada, eles fecharam a BR-364 na altura que liga a capital ao sul do estado, a região de Rondonópolis. Querem a presença do presidente da Funai ou de seu substituto. Nenhum dos dois quer ir lá conversar com os índios e explicar porque fizeram o quê fizeram. Também, não há explicação plausível para isso.

Outra notícia é a retirada de diversas famílias indígenas, principalmente Fulniô, que haviam montado suas casas há muitos anos na zona urbana de Brasília, precisamente onde o governo distrital quer fazer um grande desenvolvimento urbano. A negociação vem sendo feito há uns meses, mas ainda não é satisfatório para os índios. Brasília está cheia de condomínios de classe média irregulares. Por que não regularizam a morada dos índios, mesmo que não seja como terra indígena, mas sim como o direito de posse?

Em Roraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol a tensão está aumentando. Os arrozeiros aliciaram gente sem terra e sem teto (já pensou, há gente sem terra em Roraima!!! Isto é que é desigualdade social) de Boa Vista e a levaram para a região de conflito, no povoado de Surumu, para serem bucha de canhão.

A Polícia Federal está preparando seu efetivo para consolidar a retirada. Vai ser fogo!

Todo o poder para os índios de Raposa Serra do Sol!!

___________________________________________________

Índios bloqueiam a BR-364 na saída de Cuiabá por causa da Funai
Thiago Itacaramby

Desde às 5h30, a saída de Cuiabá que dá acesso à região Sul do Estado está bloqueada por um grupo de índios da baixada cuiabana. Os povos indígenas reivindicam a permanência da sede da Funai na Capital e não sua mudança para o município de Juína (720 km de Cuiabá).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o momento não tinha conhecimento do congestionamento formado na rodovia. Segundo informações de uma fonte que esteve no local do bloqueio, uma estrada alternativa por Chapada dos Guimarães era o acesso para Cuiabá.

Semana passada cerca de 400 índios das tribos Bacairi, Imutina, Chiquitano, Bororo, Terena ocuparam a sede da Funai em Cuiabá. Na última quinta-feira (3) representantes da Funai e da assessoria do governo do estado do Mato Grosso se reuniram para tratar dos problemas relativos à mudança da administração de Cuiabá para Juína.

Segundo o administrador substituto da administração executiva da Funai em Juína, Antônio Carlos Ferreira de Aquino, a intenção da Funai é ficar mais perto das comunidades indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share