sábado, 19 de abril de 2008

Dia do Índio, dia de refletir sobre as lutas e vitórias e dia de Miss Mato Grosso do Sul


Depois de uma semana agitadíssima, com a presença de mais de 500 indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios e fazendo protestos contra o Ministro da Saúde, o presidente da Funai e o Supremo Tribunal Federal, além de rebater as palavras duras do general Augusto Heleno e serem recebidos pelo Presidente da República, eis que, no Dia do Índio, hoje é dia de refletir sobre tudo isso e também darmos um tempo para vermos algo interessante e muito ameno.

Uma jovem Terena da Terra Indígena Ipegue foi eleita Miss Mato Grosso do Sul. Eis a sua foto mostrando sua carteira de identidade e a matéria do G1

____________________________________


Miss Mato Grosso do Sul comemora Dia do Índio com sua tribo

Tainara Terena tem 19 anos e é da aldeia Ipegué, em Aquidauana.

'Eu tenho muito orgulho de ser índia', diz Tainara (Foto: G1/Arte G1)

Tainara Terena é a índia de 19 anos que representou o estado de Mato Grosso do Sul no concurso Miss Brasil 2008, realizado em São Paulo, no domingo (13). Ela não se classificou, mas acredita ter representado bem suas raízes e ter difundido de alguma forma a cultura nativa brasileira.

“Quero que o povo reconheça que o índio é como qualquer pessoa. A gente vê em alguns noticiários o índio representado como violento, mas não é sempre assim. Os índios estudam, trabalham, e acho que minha participação no Miss Brasil foi muito importante para isso”, disse Tainara, em entrevista exclusiva ao G1.

Segundo Tainara, a necessidade de divulgar a cultura indígena começa dentro de sua própria aldeia, a Ipegué, em Aquidauana (MS). “Eu tenho muita vontade de terminar minha faculdade de agronomia e voltar a conviver na minha aldeia para ajudar a resgatar e manter nossa cultura e tradição vivas. Hoje em dia, quase não se fala mais nossa língua, a língua Terena, e a maioria das pessoas tem vergonha até de dizer que é índio”, contou.

Ao exibir sua carteirinha da Fundação Nacional do Índio (Funai), Tainara afirmou: “Eu tenho muito orgulho de dizer que sou índia”.

Tainara Terena desfila com traje típico no Miss Brasil 2008 (Foto: Divulgação/Fábio Nunes/Sandro Guimarães)
De volta a Mato Grosso do Sul, depois de cerca de duas semanas em São Paulo, onde esteve hospedada para se preparar para o concurso, Tainara contou ao G1 que ainda não conseguiu voltar para sua aldeia por causa dos compromissos como miss, mas garante estar com saudade.

“Consegui falar rapidamente com o cacique da minha tribo, que me esperava no aeroporto quando cheguei, e ele disse estar muito orgulhoso”, afirmou.

No dia-a-dia da tribo, Tainara se dedica a atividades tradicionalmente indígenas como o artesanato. Além disso, entre um ensaio e outro das danças típicas na aldeia, ela costuma jogar futebol com as amigas índias.

Para o Dia do Índio, comemorado neste sábado (19), a aldeia Ipegué prepara uma programação especial com danças típicas da tradição indígena e Tainara deverá estar presente. “Estou correndo para resolver as coisas antes de sábado porque o que mais quero é passar o dia com minha tribo e comemorar com eles”, disse.

Ela vai se apresentar dançando a coreografia das mulheres e a dança das palmas como cacique do grupo de dança. “Apenas duas meninas dançam na frente do grupo e sou uma delas. Preciso e quero muito estar na apresentação.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

 
Share