sexta-feira, 7 de março de 2008

Justiça manda prender invasor da Terra Indígena Guamá

Três semanas atrás a situação da Terra Indígena Guamá, no leste do Pará, estava muito perigosa. Esta terra pertence aos índios Tembé e foi demarcada originalmente em 1945, mas invadida na década de 1960. Veja matéria neste Blog

Algumas pessoas estavam incitando a população invasora a não aceitar sair dela. Um desses incitadores foi preso preventivamente por decisão judicial.

É notícia muito importante para aquela região, já que a justiça sempre tarda.

_________________________________________________________

Justiça decreta prisão de acusados de seqüestrar índios no Pará

Folha Online

A Justiça Federal de Castanhal (PA) decretou a prisão preventiva do ex-vereador de Garrafão do Norte, Manoel Evilacio Costa, de Pedro dos Santos Costa e de Ralfe Marlon Silva Oliveira, acusados de invadir a reserva indígena Alto Rio Guamá e seqüestrar e manter em cárcere privado índios tembés da aldeia Itahu.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a ação na aldeia ocorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro e só terminou com a operação da Polícia Federal que prendeu os acusados.

Os procuradores pediram a prisão preventiva por entenderem que os acusados representam "grave risco" à ordem pública na região.

"O comportamento dos requeridos, incitando outros colonos a ingressarem na área indígena, mediante falsos argumentos jurídicos que estariam a legitimar o ingresso de não-índios na região, termina por criar uma zona de conflito entre colonos e índios e, conseqüentemente, gera a perturbação da ordem pública", afirmou a juíza federal Carina Senna no decreto de prisão.

Em depoimento à Polícia Federal, onde está preso, Manoel Evilacio Costa disse não ter liderado os tumultos na reserva indígena, mas todos os outros confessaram participação e confirmaram serem liderados pelo ex-vereador, segundo a Justiça Federal.

Nenhum comentário:

 
Share