quarta-feira, 12 de março de 2008

História Indígena faz parte da grade escolar brasileira!

Grande notícia para os povos indígenas e para todos os brasileiros de boa fé que sabem da importância dos povos indígenas na história do Brasil.

O presidente Lula sancionou a Lei que torna obrigatório o ensino da história dos povos indígenas no Brasil. É uma vitória importantíssima para os povos indígenas e para seu relacionamento com a sociedade brasileira.

A partir de agora, antropólogos e historiadores, especialmente dos povos indígenas, serão responsáveis por criar o discurso e a visão corretos do que foi a história da formação brasileira e do papel dos povos indígenas nessa história. Os antropólogos serão responsáveis por transmitir a noção exata da história dos povos indígenas em geral e de cada povo indígena em si.

Não vai ser fácil. O desafio é imenso. Mas todos estão imbuídos da importância que isso vai ter para a nossa história e para a visão do futuro do Brasil.

É para comemorar com alegria. Parabéns ao pessoal da Educação da Funai por essa vitória espetacular.

______________________________________

História dos índios será obrigatória em todas as escolas

Obrigatoriedade foi publicada em lei sancionada nesta terça-feira pelo presidente.

Grade curricular não será alterada; o que muda é a forma de abordagem.

FERNANDA BASSETTE
Do G1, em São Paulo


O estudo da história do povo indígena no Brasil será obrigatório em todas as escolas da rede oficial de ensino do país, tanto públicas como privadas. A lei que determina a obrigatoriedade do ensino do tema em sala de aula foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União.

Segundo André Lázaro, secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a medida vale para todas as escolas de ensino fundamental e médio e deverá fazer parte de todo o currículo escolar, sem a necessidade de mudança na grade curricular.

"A lei sancionada pelo presidente não cria novas disciplinas, por isso a grade curricular não será alterada. O que muda é que haverá uma preocupação maior na formação dos professores para deixá-los melhor preparados para lidar com o assunto em sala de aula. É uma medida saudável e tem como objetivo mudar a abordagem da questão indígena", afirmou o secretário.

Referência generalizada
Uma das críticas da Fundação Nacional do Índio (Funai) tinha com relação ao estudo da história indígena no país é que as escolas costumam tratar os índios de forma generalizada - sem especificar que existem mais de 200 povos e etnias no país - e geralmente referem aos índios no passado.

"As escolas dizem que os índios foram, que os índios fizeram. E eles estão aqui, falam cerca de 180 línguas diferentes, estão presentes e espalhados por todo o país", disse Neide Martins Siqueira, coordenadora de apoio pedagógico da Funai.

Segundo ela, o movimento indígena sempre lutou para mudar essa abordagem nas escolas. "Estamos felizes com a lei e o que a gente espera agora é que ela ajude na elaboração de um novo currículo e de uma nova abordagem sobre a história indígena nas escolas", disse.

Diversidade é riqueza
De acordo com o secretário, um dos objetivos da lei é fortalecer e estimular o estudo sobre o povo indígena em sala de aula. "A gente quer reconhecer a diversidade do nosso país como riqueza e não como entulho. Além disso, queremos valorizar essa riqueza de outras maneiras e não apenas dando destaque para a dimensão do sofrimento e violência que esses povos sofreram", afirmou o secretário.

Segundo Lázaro, o MEC já possui material de pesquisa sobre a história dos índios, o que servirá de apoio na discussão do material didático a ser usado em sala de aula.

Mudanças na LDB

A lei 11.465/08 altera um artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e substitui a lei 10.639/03, que já previa a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira em todas as escolas brasileiras. A partir de agora, confere-se o mesmo destaque ao ensino da história e cultura dos povos indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share