terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Waimiri-Atroari rechaçam Comissão Parlamentar a favor da mineração

Os Waimiri-Atroari rechaçaram veementemente a tentativa de uma comissão parlamentar de entrar em seu território para debater o projeto de mineração em terras indígenas.

A carta-declaração, abaixo, mostra o quão desastrosa foi a tentativa dos deputados, liderados por Édio Lopes, deputado de Roraima, e por um outro de Rondônia.

Os deputados entendem muito pouco dos povos indígenas brasileiros e acham que têm direito a entrar onde querem. Em muitas áreas eles dão "carteiradas" e entram, como se fossem procuradores do povo. Mas, em locais onde as pessoas entendem de seus direitos, tais entradas são sempre discutidas e rechaçadas.

Discutir a questão da mineração em terras indígenas não é brincadeira! Não é para novatos, ingênuos ou arrogantes. A comissão formada em Brasília foi também aos Yanomami e tiveram uma recepção contrária. Já entre os Cintas-Largas, a recepção foi fria, pois os Cintas-Largas querem eles mesmos tomar conta da mineração em suas terras.

Se o governo considera mesmo importante a mineração em terras indígenas, é preciso pegar isto com firmeza e mover suas forças intelectuais e políticas para agir. É preciso ter os argumentos corretos para demonstrar que os índios também se beneficiarão da mineração, não só os mineradores. Se os índios não acharem isso, a coisa não andará. Por enquanto, os contrários a esse projeto estão jogando areia para confundir ainda mais os índios que estão interessados e os que poderão ser beneficiados diretamente, mas que desconfiam muito, e com razão. O projeto indica que, se algum povo indígena não quiser prospecção em suas terras, a coisa pára por aí, imediatamente. Mas, é preciso saber dizer isso com clareza e respeito aos índios.

A arrogância de uns e a malemolência de outras não funcionarão.

___________________________________________________

DECLARAÇÃO DO POVO WAIMIRI-ATROARI SOBRE MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS

Os Waimiri Atroari, através de suas lideranças, se manisfetaram sobre a notícia da visita de uma comissão de Deputados Federais a Terra Indígena Waimiri Atroari, para discutirem a possibilidade de mineração em Terras Indígenas.

Lamentaram que não houve nenhuma consulta, nem mesmo aviso aos Waimiri Atroari sobre a viagem e sobre os objetivos a serem atingidos.

Os Waimiri Atroari estão em plena atividade cultural – Maryba – onde todos participam e que tem restrições cerimoniais quanto a paralisação dos rituais e afastamento de qualquer membro da comunidade para tratar de assuntos diferentes.

Por isto, ao saberem da “visita” dos deputados nesta hora que não poderão participar das discussões, informam que só quatro líderes, que não estão participando dos rituais se disponibilizaram a receber a comissão, na sede do NAWA.

Quanto à discussão de mineração em terras indígenas, assunto de vital importância para todos os índios, demonstraram total insatisfação pela forma encaminhada pela Comissão de Deputados, que pretendem em poucas horas, conhecerem os índios, discutirem as formas de como poderá ocorrer mineração em Terras Indígenas, assunto que exige muito conhecimento e reflexão para quem poderá encaminhar ao legislativo a regulamentação de exploração mineral nas terras indígenas.

Mesmo assim demonstraram estarem prontos para discutirem o assunto, contanto que seja com tempo adequado e com um agendamento que não prejudique suas atividades culturais.

Além do que consideram um total desrespeito a eles, um grupo de pessoas, mesmo Deputados Federais, chegar sem aviso em suas terras.

Pela comunidade indígena Waimiri Atroari

MARIO PARWE ATROARI
WAME ATROARI
WARAKASHI ATROARI
SAUÁ ATROARI

Um comentário:

Keep going Jonas disse...

Isso é lindo de se ver. Os indios com sua própria palavra mostrando como que se comporta a quem deveria saber....os terríveis representantes do povo que elegemos....Nós votamos muito mau mesmo. Tenho vergonha de meu governo.

 
Share