sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Funai demite 16 funcionários de Cacoal e nomeia Nicoça Pio administrador

O jornal eletrônico Rondônia Agora traz outro furo. Até preocupante.

É que a negociação que o presidente da Funai fez com os Cintas-Largas foi demitir todos os 16 funcionários da administração de Cacoal e nomear o índio Nicoça Pio para chefe da administração. Bem, chefe interino, a ser confirmado.

Nicoça Pio é um Cinta-Larga muito inteligente e dos mais capazes de negociação e de responsabilidade. Ele tenta equilibrar as vontades mais veementes do cacique João Bravo com as ousadias e os discursos radicais dos mais jovens e mais influenciados pelos garimpeiros. O detalhe é que ele é casado com a irmã de Marcos Apurinã, que é o vice-coordenador da Coiab.

A demissão de 16 funcionários da Funai de uma vez só não é brincadeira. Pode dar certo, pode dar muito errado. Vamos ver.

________________________________________________

ÍNDIO ASSUME ADMINISTRAÇÃO DA FUNAI EM CACOAL

O cacique Nacoça Pio Cinta Larga assumiu a interinidade da administração da FUNAI em Cacoal em um acordo com a direção nacional do órgão. Pio assume a função ao lado do coordenador João Batista, garantindo a representatividade indígena na regional responsável pela Reserva Roosevelt. Outra reivindicação dos índios foi atendida: a exoneração de outros 16 servidores da FUNAI em Cacoal.

Nenhum comentário:

 
Share