sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Relator da ONU critica politica indigenista

O antropólogo mexicano e relator da ONU para assuntos indígenas, Rodolfo Stavenhagen, criticou duramente o governo brasileiro pela suposta falta de controle sobre os problemas indígenas na Amazônia.

Stavenhagen disse que vem recebendo muitas cartas de associações indígenas que relatam as dificuldades que os povos indígenas estão passando em suas localidades. Parece que o sequestro do comissário da ONU pelos Cintas-Largas tocou o sentimento de auto-defesa do relator citado.

Será que a situação anda tão grave assim? Só o CIMI para responder!

_____________________________________

Relator da ONU para questão indígena critica o governo

Rodolfo Stavenhagen adverte que o governo brasileiro não tem nenhum controle sobre os problemas enfrentados pelas tribos no interior do País. Ele diz que vem recebendo queixas praticamente todos os meses de grupos indígenas no Brasil sobre a ação das mineradoras, empresas e fazendeiros que invadem suas terras

O principal relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para temas indígenas, Rodolfo Stavenhagen, alerta que o governo brasileiro não tem nenhum controle sobre os problemas enfrentados pelas tribos no interior do País e pede que uma maior ação seja tomada por Brasília para garantir os direitos dos índios. "Na Amazônia, por exemplo, o controle não existe", afirmou. "A Funai não tem meios suficientes e está pouco equipada. O governo precisa fazer aplicar suas leis".

Nos últimos dias, o que chamou a atenção foi o seqüestro do oficial de Alto Comissariado das Nações Unidas David Castro, na Reserva Roosevelt, terra dos cintas-largas, em Rondônia. O seqüestro, que acabou na terça-feira, vinha sendo tratado no mesmo nível de alerta que o atentado contra o escritório da ONU na Argélia, há poucos dias, que deixou mais de dez mortos na entidade.

Stavenhagen, de origem mexicana, alerta que vem recebendo queixas praticamente todos os meses de grupos indígenas no Brasil sobre a ação das mineradoras, empresas e fazendeiros que invadem suas terras. "A situação é preocupante e principalmente diante da violência que existe nessas regiões", admitiu o relator da ONU. "O governo precisa lembrar que os direitos dos povos indígenas estão tanto na Constituição do País como nas declarações internacionais assinadas pelo Brasil".

Nenhum comentário:

 
Share