sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Raoni detido em Cuiaba

Há três dias o grande líder indígena Raoni Metuktire foi detido no Aeroporto de Cuiabá, em Várzea Grande, quando se deslocava para Sinop, uma cidade do norte do Mato Grosso perto da Terra Indigena Metuktire, onde mora Raoni.

Foi detido porque havia em sua bolsa seis balas de rifle calibre 22, usadas para caça. Certamente algum amigo lhas teria dado de presente e Raoni simplesmente as levava sem se preocupar.

O fato foi humilhante e Raoni se aborreceu bastante, chegando a se altercar com um policial federal. Chamados, logo depois vieram o procurador da Funai, César Irineu, e o procurador da República, Mário Lúcio, em sua ajuda e conseguiram com que uma juíza o liberasse.

___________________________________

Com fiança, Raoni ganha liberdade

Ele responderá livre pelos crimes de posse ilegal de munição e desacato a autoridade, cometidos em VG
Da Reportagem

O cacique da etnia caiapó Raoni Metuktire, de 70 anos, foi colocado em liberdade anteontem à noite pela Justiça Federal. Na parte da tarde, ele foi preso no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, acusado de posse ilegal de munição e desacato a um policial federal. Levado a Superintendência da Polícia Federal (PF), o flagrante foi acompanhado de um procurador da República em Mato Grosso e do procurador da Funai César Irineu Oliveira. Eles entraram com pedido de fiança na Justiça Federal, concedido por volta das 23 horas. Com a decisão, ele responderá pelos crimes em liberdade.

Enquanto isso, ele aguardava a decisão numa sala da PF. A delegada federal Heloísa Albuquerque, responsável pela prisão, informou que, por se tratar de um índio, ele não poderia ser levado para uma prisão comum. "Se a liberdade provisória não fosse concedida, a Justiça Federal deveria indicar o local para onde seria encaminhado", explicou.

A delegada esclareceu que, mesmo se tratando de um índio, Raoni responde pelos crimes na Justiça comum, pois o juiz leva em conta o nível cultural dele. Para não ser preso por posse irregular de munição, o líder caiapó precisaria de um porte de caça de subsistência.

Ele chegou num vôo de Brasília e pegaria outro para Sinop e, na hora do reembarque, o sistema de raio-x detectou algumas munições em sua bagagem. Funcionários do setor de segurança do aeroporto acionaram o policial federal de plantão.

Durante a verificação, o líder indígena se mostrou agressivo ainda cometeu desacato contra o policial, o que resultou em mais um delito, além do porte irregular de munição. Ao analisar a bagagem de Raoni, o agente federal encontrou oito munições calibre 22, cujo transporte é proibido sem licença prévia. Testemunhas disseram que Raoni também ameaçou agredir os funcionários da Infraero.

Raoni Metuktire é um dos indígenas mais conhecidos em todo o mundo. Nascido em Mato Grosso, ele é considerado o chefe da etnia caiapó e participou diversas vezes de campanhas e ações internacionais em prol de seu povo, do Parque Nacional do Xingu e da Floresta Amazônica. O índio foi descoberto pelo sertanista Orlando Villas Boas em 1954 e, anos depois, em 1989, se tornou conhecido pela Europa ao acompanhar o cantor inglês Sting em uma turnê, na qual o tema do disco divulgado pelo artista era a luta contra a invasão de terras indígenas. (AR)

Nenhum comentário:

 
Share