quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Juristas espanhóis defendem Evo Morales

Na nossa seção Notícias Online aparece a matéria "Bolívia no espelho" da revista Carta Maior sobre a Bolívia, seus avanços e seus dilemas.

A matéria é bastante ampla, com discussões jurídicas e históricas, com uma pitada ideológica favorável a Evo Morales. Trata de como a maioria (165 constituintes) da Assembléia Constituinte aprovou a Constituição, mas uma minoria (90 constituintes) boicotou e está levando o país à beira da guerra civil. O discurso dessa minoria é de que equiparar os povos indígenas e suas instituições à dos brancos é uma subversão dos valores individuais e liberais da sociedade boliviana.

O artigo é escrito por dois juristas espanhóis, e isto deslegitima um pouco porque parece feito por pessoas que não vivem o dia-a-dia da vida boliviana e, portanto, escrevem com uma visão eminentemente teórica e propositiva. Por exemplo, eles citam a aprovação da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas como uma demonstração de que os países estão dispostos a respeitar os povos indígenas, mas que a elite da Bolívia não o quer. Bem, nenhuma país tem uma população indígena tão majoritária quanto a Bolívia, embora a Guatemala, o Equador e o Peru, em escalas menores, também tenham grandes populações. Mas, até agora somente os indígenas da Bolívia desafiaram o status quo mestiço e europeizante tão fortemente.

É ler para entender esse lado jurídico-espanhol da questão.

Nenhum comentário:

 
Share