sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Políticos de Roraima reclamam da Igreja Católica

Os políticos e arrozeiros de Roraima tentam de tudo para atentar contra a Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Agora é alegarem que os índios foram doutrinados pela Igreja Católica e ficaram agressivos. Ora, os evangélicos também têm influència na região, embora a maioria terminou se ligando aos arrozeiros. Assim, de fato, a Igreja Católica foi importante para criar um espírito de luta e defesa dessa terra indígena.

A Igreja Católica fez um dos poucos trabalhos importantes nessa área. Desde o tempo do bispo Dom Aldo, a quem demos a medalha do mérito indigenista, em 2004, Dom Aldo esteve comigo na Funai e agradeceu muito esse reconhecimento. A resposta aos políticos é dada hoje por uma freira, a Irmá Edna Pitarelli.

_________________________________

Influência religiosa sobre os índios da Raposa Serra do Sol provoca polêmica

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Entre as partes interessadas na possível desocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, pelos arrozeiros, falta consenso e sobram acusações. Uma das polêmicas envolve o trabalho de organizações religiosas e não-governamentais com os índios das etnias Ingaricó, Macuxi, Patamona. Taurepang e Wapixana que habitam a região nordeste de Roraima.

As entidades são duramente criticadas por políticos e produtores. “As ongs e setores radicais da igreja católica pressionam o presidente [da República] a fazer a demarcação e depois abandonam as aldeias. Muitos índios que foram educados por padres também acabam adotando posturas agressivas”, critica o senador Augusto Botelho (PT-RR).

O presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo César Quartiero, diz que os índios seriam vítimas de uma doutrinação equivocada, supostamente ligada à exploração de recursos minerais por outros países: “A terra também é transformada em área ambiental e os índios não têm direito de usar os recursos naturais. Na prática, serão reservas dominadas por ongs estrangeiras. Os que moram lá se tornarão meros guarda- mato”.

A resposta vem da irmã Edna Pitarelli, coordenadora do Conselho Indígena Missionário (órgão ligado á Igreja Católica) na região. Ela diz que os críticos mostram desespero e atacam quem não deveriam. “Isso é não reconhecer capacidade indígena de se auto-organizar. Temos um trabalho de muitos anos na região e lutamos apenas pela vida com dignidade”, disse a missionária em entrevista à Agência Brasil.

Edna Pitarelli diz que o apoio da igreja à demarcação se deve aos efeitos da produção de gado e de arroz, que prejudicavam a agricultura de subsistência nas aldeias, e aos ataques sofridos pelos índios por parte de brancos. Mas ela não aprova uma retirada violenta dos produtores: “O problema é que insistem em resistir e pode acabar acontecendo algo que seria muito ruim para todos.”

A terra indígena em Roraima foi homologada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 de maio de 2005, em uma área de 1,74 milhão de hectares, onde vivem cerca de 18 mil índios.

Nenhum comentário:

 
Share