segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Índios Xokleng fecham estrada em Santa Catarina

A questão da demarcação da Terra Indígena Xokleng, localizada nos municípios do vale do rio Itajaí, está vindo à tona de novo.

Esta é uma terra que foi demarcada na década de 1980, com cerca de 14.000 hectares. Os índios solicitaram revisão e o antropólogo que trabalhou elevou a terra para 36.000 hectares. Na década de 1950 estava planejada para cerca de 20.000 hectares. Em abril de 2003, o ministro da justiça portariou essa terra para demarcação. Imediatamente os interessados entraram com recurso, o juiz federal deu liminar e paralizou o processo.

Os índios Xokleng já tentaram de tudo para apressar o processo. Foram ao juiz, levaram o juiz para ver a terra indígena, invadiram uma estação de controle de vazão de água do rio Itajaí, foram a reuniôes com o governador de Santa Catarina. A Funai fez o mesmo, acompanhando os índios, vendo com o ministério da Integração Regional um ressarcimento pela instalação da estação de controle de água.

Até agora nada foi concluída. Agora, um grupo de índios Xokleng partiu para outra ação. Desta vez é fechar uma estrada que liga os dois municípios abaixo e que passa pela terra indígena.

Que mais podem fazer? A Justiça brasileira é um atraso. Demora, demora e muitas vezes falha. Quantos processo estão paralizados na Justiça Federal? E no STF?

_______________________________________________

Índios bloqueiam estrada que liga Vítor Meireles a José Boiteux

Cerca de 40 índios continuam cortando pinus em área invadida

Os índios da reserva Duque de Caxias, que ocupam desde domingo uma área de terra pertencente a Alóis Barth, na localidade de Serrinha, bloquearam esta manhã a estrada que liga o município de Vítor Meireles a José Boiteux, no Vale do Itajaí, pela margem esquerda do rio Dolmann.

Segundo o major Carlos Alberto Fogaça Bueno, comandante da Companhia de Polícia Militar em Ibirama, cerca de 40 índios continuam cortando pinus do reflorestamento que invadiram.

O oficial notificou o caso ao Ministério Público Federal e solicitou que providências sejam tomadas. A Polícia Federal é a responsável pela resolução das questões que envolvem indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share