segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Índios Guajajara presos em Bom Jardim

Há boas notícias vindas do Maranhão, agora com a Operação Araribóia e a expulsão dos madeireiros que há quase vinte anos vêm depredando aquela reserva mais oriental da Amazônia.

Mas há notíicas ruins. A que vem abaixo mostra que os Guajajara da Terra Indígena Bom Jardim, perto da cidade de Santa Inês, considerada o refúgio dos bandidos do Maranhão e Piauí, estão entrando num jogo muito pesado. Alguns jovens que vivem na aldeia Piçarra Preta formaram um bando de assalto e estão pintando e bordando. Terminaram sendo presos.

É muito dificil a situação naquela que é a mais antiga das terras indígenas reconhecidas no Maranhão, e que já foi berço do primeiro posto indígena, criado em 1912, mais no alto Pindaré, e depois removido para mais abaixo por causa dos ataques dos Urubu-Kaapor.

Tomara que as coisas se acalmem por lá.

_____________________________________________________

Presa quadrilha de índios assaltantes em Bom Jardim
|
Após quatro meses de investigações, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Bom Jardim (a 270 km de São Luís) conseguiram prender três bandidos acusados de latrocínio na região. Paulo Viana Guajajara, o “Coroquinha”; Manoel Cândido de Sousa, o “Manoelzinho”, e Wilson Pereira Guajajara, o “Kiko” estão envolvidos em assaltos e em pelo menos seis assassinatos naquela região.

Desde o final de 2006, vêm sendo registradas mortes com requintes de crueldade nas proximidades da aldeia Piçarra Preta. Além disso, roubos, principalmente de motos, bicicletas e objetos de vítimas que transitavam em automóveis pela rodovia, vinham crescendo na área. Além dos três latrocidas, também foram presos dois adolescentes, que estão sob a tutela da Funai em Santa Inês.

Nenhum comentário:

 
Share