domingo, 21 de outubro de 2007

Ruth Cardoso diz que saúde indígena não é papel do Estado

Domingo, Dia de refletir sobre o passado. Ou sobre o leite derramado.

Dona Ruth Cardoso, que foi primeira-dama no Governo FHC, em entrevista à Folha de São Paulo, defende as Ongs e diz que a saúde indígena não é papel do Estado. Defende a saída da saúde indígena da Funai, que aconteceu no governo de seu marido. Diz que a Funai não tem recursos nem capacidade para fazer esse papel, portanto deveria a saúde estar nas mãos das Ongs.

Para Dona Ruth não importa o que vem acontecendo desde 1999 com a saúde indígena, primeiro com a passagem para a Funasa, segundo, com a terceirização pelas Ongs, inclusive as indígenas.

Aliás, não há outra saída senão o fortalecimento da Funai. Temos que fazer uma campanha consciente sobre isso e martelar no governo essa idéia. Sem indigenismo, sem o espírito rondoniano, nem saúde nem educação indígena vão para a frente.

Vejam a matéria e reflitam sobre o leite derramado. E pensem em como recolocar o leite na tijela.


_______________________________________________________________

Falta de controle prejudica ONG, diz Ruth
Para ex-primeira-dama, "pouco cuidado" na elaboração de convênios com organizações não-governamentais é causa de fraudes

Ausência de avaliação e de metas, afirma antropóloga, abre brecha para corrupção no terceiro setor, formado por entidades boas e ruins

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de denúncias contra organizações não-governamentais, a antropóloga Ruth Cardoso decidiu "militar" em defesa da parceria entre governo e sociedade civil. Para ela, os recentes escândalos "respingam" na credibilidade do terceiro setor, composto por organizações boas e ruins.
Uma das principais incentivadoras dessa aliança com o terceiro setor, à frente do Comunidade Solidária, a ex-primeira-dama aponta o "pouco cuidado" na elaboração dos convênios como causa de fraudes. Segundo ela, a falta de avaliação de resultados e de competição para seleção de contratadas abre brecha para corrupção. Leia os principais trechos da entrevista concedida à Folha.

FOLHA - O que a senhora acha da CPI das ONGs?

RUTH CARDOSO - Só não gosto do nome. Devia ser a CPI das contratantes das ONGs. CPI das ONGs coloca em dúvida um setor inteiro.

FOLHA - Por que CPI de Contratante? A senhora acha que a irregularidade está...

RUTH - Quando você contrata sem exigir metas, sem definir tarefas e sem avaliar resultados, está criando uma condição na qual algumas vão se aproveitar dessa situação. Mas tem um problema que é da raiz dessa questão. As ONGs, quando começaram a se desenvolver aqui no Brasil, eram a salvação do país. Eram puras, dedicadas só ao bem. Uma visão muito positiva, quase ingênua. As ONGs, como são representantes da sociedade, refletem todas as posições. Não há posição certa na sociedade, existem grupos que defendem várias. A única posição que não é certa é a da intolerância.

FOLHA - Há intolerância, uma demonização das ONGs?

RUTH - Estamos passando para outro extremo. Como houve uma série de constatações e denúncias de desvio de dinheiro, as ONGs passaram a ser um conjunto diabolizado. Você pega um setor inteiro e confunde com algumas ONGs que, pelo que se sabe, têm, realmente, problemas no uso dos recursos públicos e privados. Busco uma visão mais objetiva. Nem tão puras. Nem tão ruins.

FOLHA - O que é mais delicado nos convênios hoje?

RUTH - São inúmeras as normas de convênios. Agora, realmente, todos estão baseados sempre na idéia de que você tem um certo estilo de prestação de conta, que não leva em conta o resultado. Não há avaliação de resultado.

FOLHA - O terceiro setor chega a receber R$ 1 bilhão por ano do governo. A senhora não acha temerário que assuma o papel do Estado, como na saúde indígena?
RUTH - Primeiro: por que é papel do Estado? E segundo: por que essa desconfiança? Vamos pegar a saúde indígena. A Fundação Nacional, que cuidava da saúde indígena, não tem recursos nem capacidade de dar conta de todo problema indígena, que é complicado no Brasil. Aí, você tem gente que trabalha bem, como tem convênios que não são tão bem cumpridos.
Vou falar mal das ONGs ou vou falar mal do convênio, que deixou uma brecha para não ser cumprido tal como deveria?

FOLHA - A senhora não acha que escândalos recentes, como em SC ou do Silvio Pereira (ex-secretário-geral do PT), acabaram afetando a credibilidade das ONGs?

RUTH - Respinga, sim. Mas posso garantir que deve ter cem vezes mais ONGs que estão lá fazendo seu trabalhinho direito, aliás, com muita dificuldade de arranjar verba, isso sim. Mas isso é o resultado desse pouco cuidado na hora de definir o que é uma parceria com uma ONG e da pouca exigência. Se alguém cria uma ONG e consegue um contrato milionário no dia seguinte é uma coisa estranha, é uma falta de critério. Veja a Pastoral da dona Zilda, a Pastoral da Criança. Faz um trabalho cujo resultado é público e notório. É uma ONG. Mas a gente esquece que existe a dona Zilda. Acaba olhando para o Silvio Pereira.

FOLHA - Mas a senhora concorda que está pesando contra a imagem?

RUTH - Está pesando, estou tentando discutir exatamente isso. Como é que a gente está generalizando e jogando fora a criança com a água do banho. São inúmeras as contribuições.

FOLHA - Esse "pouco cuidado" já existia no governo passado ou cresceu agora?

RUTH - Certamente, não existia. Também não posso garantir que, no governo passado, não tivesse havido alguma falcatrua, porque essas coisas são um pouco incontroláveis, mas controles havia. O tipo de critério, de distribuição de recursos, era bastante mais discutido. Os montantes não eram tão grandes, mas é porque havia uma preocupação. Pelo menos no Comunidade Solidária. Não quer dizer que isso tenha, realmente feito escola em todo o governo. Mas havia uma idéia de que a parceria com a sociedade é uma coisa positiva. Então, acho que posso garantir que havia uma preocupação com critérios mais distintos.

FOLHA - A falta de cuidado acaba alimentando esses escândalos?

RUTH - Só uma situação, na qual você não tem critérios de avaliação de resultados, é que pode alimentar essa situação.

FOLHA - É chato assistir a essa demonização?

RUTH - É claro que acho desagradável. Estamos dando um passo atrás. A gente caminhou no sentido de uma sociedade mais democrática, de maior participação da sociedade civil.
E, de repente, a gente fechou um pouco essas portas e, outra vez, temos domínio de uma visão estatística. Porque isso tudo é resultado dessa visão, de que é o Estado que tem que fazer e que daí o Estado manda. Não há debates, critérios estabelecidos em conjunto. Então, acho triste para o país, sim.

FOLHA - Recentemente, surgiu notícia de que a CGU tinha feito uma devassa no alfabetização solidária (de que é sócia-fundadora). A constatação é de que teria cumprido apenas 10% da meta...

RUTH - Só lamento que você tenha lido essa notícia e não tenha lido, na semana seguinte, a resposta. Fizemos 10% a mais do que as metas.

FOLHA - Li. Mas a senhora acha que houve uma represália do governo?

RUTH - Não posso atribuir intenções. Estamos num jogo político aí que quem inventou e por que, não sei. Só que tem uma inverdade complicada.
Não houve devassa, porque foi uma corregedoria fazendo auditoria. Segundo, não são as ONGs da dona Ruth. Dentro dessa minha visão do que é o terceiro setor, tudo o que eu criei na Comunidade Solidária, todos os meus programas têm parceria público-privado. Fiz tudo ao contrário do que se faz.
Mas continuo sendo acusada de fazer uma LBA. As ONGs têm autonomia. Mas comentam: as ONGs da dona Ruth.

13 comentários:

Anbarasan14 disse...

Nice blog. Can't be written much better. You’re doing a great job. Keep continuing.

Spoken English Classes in Tambaram
Spoken English Class in Chrompet
Spoken English Training near me
English Coaching Classes in Oragadam
Spoken English Class in Ambattur
Spoken English Classes in Ambattur OT
Spoken English Classes in Chennai Ambattur

yuvaprithika disse...

This is really too useful and have more ideas and keep sharing many techniques. Eagerly waiting for your new blog keep doing more.
cloud training in bangalore
cloud computing institutes in bangalore
best cloud computing institute in bangalore
Best ccna Training Institute in Bangalore
ccna Coaching in Bangalore
Best ccna Training in Bangalore

periyannan disse...

Thanks for your blog.... your blog is supreme... Waiting for your upcoming blogs...

what internship is all about
where to do internship
what internship should i do
How will internship benefit you
internship providing companies in chennai
internship program in chennai
How internship works
internship permission letter
internship with training
internship meaning in tamil

Sarvesh disse...

Grab the AWS Training in Chennai from Infycle Technologies, the best software training and placement center in Chennai which is providing technical software courses such as Data Science, Artificial Intelligence, Big Data, Java, Cyber Security, DevOps, Selenium, Android, Hadoop, and iOS Development, etc with 100% hands-on practical training. Call 7504633633 to get a free demo with more info.

cyber pc disse...

awesome article, it's miles especially beneficial! I quietly commenced in this, and i am becoming more acquainted alongside amid it higher! Delights, refrain take leisure motion greater and tallying superb! Microsoft Office 2013 Crack Only

cyber pc disse...

You delivered such an exceptional piece to retrieve, giving every difficulty enlightenment for us to attain records. thanks for sharing such information once us because of which my several concepts had been cleared. Office TimeLine Plus Edition Product Key

cyber pc disse...

thank you for an tempting blog. What else can also I attain that form of data written in the sort of answer entre? i've an conflict that i am just now full of animatronics upon, and i've been upon the lookout for such info. Special Person Happy Eid Mubarak Wishes

crackpcstore disse...

Thanks for providing us a great site,i am ready to learnt new things.

Wondershare Filmora crack

Gridinsoft Anti Malware crack

Avg Pc Tune Up Key crack

zetsu disse...

It was a nice article and very helpful...
Hadoop Training in Chennai
Ui Path Training in Chennai
Tableau Training in Chennai
Power Bi Training in Chennai
Aws Training in Chennai

Shalini pandian disse...

A very interesting blog...

Web Designing Course in Chennai
Tableau Training in Chennai
Hadoop Training in Chennai

Hurrain disse...

This post is good because it has a lot of good points.
ocean of games

Kajal disse...

Great Blog
data science course in chennai

PriyankUnikart disse...

Thank you for sharing useful information with us. please keep sharing. And if you are looking for a Unique & Best University in India, a College Discovery Platform that connects students or professionals working in Universities/Colleges by providing information about Colleges, Courses, Exam Details, Enrollment, Admissions Notifications, Scholarships and all related matters. Please visit the following links:

MBA Colleges in Patna
Bachelors of Business Administration BBA Colleges in Patna
Online BBA Colleges in Patna
PGDM Colleges in Patna
Management Colleges in Patna
MBA BBA and PGDM in India

 
Share