segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Funasa se defende

A Funasa soltou uma nota que demonstra estar na defensiva. Acho que desde que o Ministro Jobim e a Ministra Dilma fizeram uma crítica na Amazônia à saúde dispensada pela Funasa, eles andam rodopiando.

A questão maior é quanto à saúde indígena. É o filé que querem deglutir, mesmo achando que tem gosto de osso. Essa explicação de que foi considerada a melhora instituição a cuidar da saúde indígena no Congresso de Saúde dos ìndios é demais. Pelo que eu me recordo houve muito protesto naquele congresso.

Compare essa nota com a entrevista da Dona Ruth Cardosa, postada ontem aqui.

______________________________________________________

FUNASA - Nota à imprensa

Com relação à matéria publicada na Revista Época, edição 492, de 22/10/2007, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esclarece que:

1 – A FUNASA, órgão executivo do Ministério da Saúde, foi avaliada como a melhor instituição que presta assistência básica à saúde dos povos indígenas. Esta decisão foi tomada pela Quarta Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada em abril de 2006 e que teve a presença de mais de 1.100 delegados de todos os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi).

2 – Até 1999, a Funai era a responsável pela atenção básica à saúde indígena. A Funasa, a partir de 2000, assumiu a missão de dar assistência básica à saúde dos índios e vem alcançando resultados extremamente positivos em todos os indicadores, desde a mortalidade infantil até o abastecimento de água e o esgotamento sanitário.

3 – A mortalidade infantil dos índios no país, que em 2000 era de 74,6 para cada mil nascidos vivos, caiu, em 2006, para 39,1 (80% dos dados consolidados).

4 – Vale ressaltar que, no dia 8 de outubro, após o lançamento do PAC da Funai em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a direção da FUNASA em reunião com o General Komatsu, comandante de engenharia do Exército, propôs uma parceria para a execução de obras nas áreas indígenas de fronteira.

5 – A Fundação Nacional de Saúde, sendo uma instituição governamental, vem atendendo a todos independentemente de coloração partidária.

Nenhum comentário:

 
Share