sábado, 1 de setembro de 2007

Programa do PT para os índios

Eis o progama que foi lançado no 3º Congresso do PT. Como é o partido dominante do Brasil e trata da questão indígena, estou apresentando aqui exatamente o que consta no referido programa.

Trata-se de um discurso dominante entre Ongs indigenistas. Poderia ter sido feito pelo ISA ou pela CTI.

Toma como verdade que a política atual é paternalista, tutelar e integracionista. Que agora o PT pode realizar uma nova política. Odeiam a palavra integracionismo, mas adoram "inclusão social", como se não representassem a mesmíssima coisa. Falam que não são paternalistas, como se a coitada da Funai pudesse ser paternalista diante das carências imensas dos povos indígenas. Rejeitam a idéia de tutelar, como se a maioria dos povos indígenas pudessem andar por suas próprias pernas e enfrentar a sociedade econômica e política brasileira. Rejeitam as ponderações do jurista Dalmo Dallari e se agarram numa interpretação boboca do que é tutela, como se indicasse uma diminuição das qualidades dos índios.

Qual é essa nova política que pretendem, se não a dominação das Ongs, do CIMI e da Coiab? Será que eles são os verdadeiros representantes dos povos indígenas?

Que história é essa de agora é que vão garantir a demarcação das terras indígenas, quando já foram demarcados e garantidos 13% do território nacional? Essas terras e as lutas para serem obtidas não contam? Que outras grandes terras vão conseguir demarcar? Será que conseguirão demarcar terras suficientes para os Guarani do Mato Grosso do Sul? Será que vão ampliar as terras dos Terena? E as dos índios nordestinos?

Eis o busilis dessa política. Vão dar com os burros n´água, vão piorar a situação indígena brasileira, e os índios vão pagar o preço depois.

E eles sairão ilesos disso tudo, como sempre.

____________________________________________
Povos Indígenas:
Avançar no processo de eliminação da herança tutelar, paternalista e integracionista ainda presente no Estado brasileiro, em direção a um novo cenário jurídico, político e administrativo, coerente com os preceitos da Constituição Federal de 1988. Para tanto, é preciso instituir uma nova relação entre Estado e Povos Indígenas e garantir a demarcação, proteção e o desenvolvimento sócio-ambiental das terras indígenas no País.

Nenhum comentário:

 
Share