domingo, 16 de setembro de 2007

Presidente Tcheco não acredita em mudança climática

Domigo, dia de surpresas. O presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus, diz que não acreita estar havendo mudança climática pelo mundo. Que é uma invenção.

Bom para meditar.

____________________________________________________________

Presidente tcheco quer desmentir na ONU que mudança climática existe

O presidente da República Tcheca, Vaclav Klaus, discursará no dia 24 em Nova York (EUA) em uma conferência sobre ecologia organizada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, denunciando o que considera "o mito da mudança climática", publicou na terça-feira (12) a imprensa local.

Klaus, que lançou uma cruzada contra as teorias do aquecimento da atmosfera sustentadas pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, publicou este ano suas reflexões no livro "Um Planeta Azul - de modo algum verde".

A campanha de Klaus, que nos EUA conta com o apoio midiático do instituto conservador Heartland Institute, denuncia que "a liberdade, e não o clima, está ameaçada".

O líder tcheco, artífice da transição no país após a derrubada do socialismo nos anos 1990, faz um paralelo improvável entre o ecologismo e o pensamento totalitário imposto na Tchecoslováquia durante o mais de 40 anos.

"O comunismo foi substituído pela ameaça de um ambientalismo ambicioso", diz Klaus.

"Esta ideologia afirma que quer proteger a Terra e a natureza, mas com esse slogan - da mesma forma que os marxistas - ela quer substituir a liberdade e o desenvolvimento espontâneo da humanidade por um certo tipo de planejamento central (agora global) de todo o mundo", disse em carta enviada ao Congresso americano, em março.

Assim, Klaus conclui que "o aquecimento global não é uma crise" e que "as pequenas alterações no clima não requerem medidas restritivas de grande alcance", por isso seria mais útil "dirigir recursos e tempo à saúde e ao sistema educacional".

Nenhum comentário:

 
Share