quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Davi Kopenawa fala ao Presidente Lula que não quer mineração em suas terras

Um dos destaques da visita do Presidente Lula a São Gabriel da Cachoeira foi a conversa que teve com algumas lideranças indígenas da região. Um deles foi o Davi Kopenawa, o mais destacado líder Yanomami.

Nesta matéria Kopenawa fala direto com o presidente e diz que é contra o projeto de mineração em terras indígenas porque não quer mineração em suas terras. Seus argumentos são muito fortes e veementes, com a experiência que os Yanomami sofreram com mineração de ouro em suas terras.

A questão é: e na T.I: Roosevelt, dos Cintas-Largas? Com garimpeiros entrando de todo jeito, mesmo ao custo de suas vidas? E no Içana, onde os índios querem uma regulamentação? Que fazer?

_______________________________________________

Índios yanomami são contra projeto de mineração nas terras indígenas

Portal Amazônia

Davi Kopenawa diz que os yanomami não querem brancos em suas terras
O líder yanomami Davi Kopenawa é direto quando questionado sobre o projeto de lei que pretende autorizar a exploração de terras indígenas por mineradoras. Uma das áreas mais cobiçadas por essas empresas é justamente a terra indígena Yanomami, ao Norte de Roraima, homologada em 25 de maio de 1992. A área é rica em ouro e outros minérios.

Kopenawa disse que seu povo está revoltado e com muito medo. A preocupação diz respeito ao desconhecimento do projeto de lei por parte dos yanomami. “Nunca fomos procurados para conversar sobre esse projeto. Para nós, ele é perigoso. Vai trazer muitas doenças, brigas e violência”, afirmou.

O projeto de lei, redigido pelos ministérios da Justiça e das Minas e Energia e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), prevê a abertura de todas as terras indígenas para a exploração das mineradoras. As empresas pagariam royalties sobre o faturamento para as comunidades.

Apesar disso, a liderança yanomami afirmou que a mineração não vai trazer nenhum benefício para seu povo. Pelo contrário. “Para nós, esse projeto só vai trazer bandido e ladrão para o nosso meio. E se bandido e ladrão fazem mal para o povo da cidade, também fazem mal para o povo indígena. A mineração vai destruir a natureza e o meio ambiente, matar os peixes, poluir nossos igarapés e sujar os rios”, disse.

Davi Kopenawa frisou que não existe alternativa para esse projeto de lei. “Não queremos brancos na nossa terra. Ela já foi reconhecida por lei e está homologada. Nós queremos que o governo Lula nos respeite e respeite a nossa terra demarcada”.

Caso o projeto seja aprovado, segundo ele, a mineração vai matar seu povo. “O presidente Lula precisa explicar para os povos indígenas as condições desse projeto, precisamos ouvir o que vai ser colocado nessa lei. Mas acredito que o presidente não vai assinar esse documento”, declara.

A exploração mineral em terras indígenas está prevista na Constituição de 1988, mas depende de uma regulamentação para acontecer.

Nenhum comentário:

 
Share