sexta-feira, 6 de julho de 2007

Pesquisar petróleo em terra indígena???

E se encontrar?

Com essa o projeto de mineração em terra indígena nem contava! Nem se pensava em petróleo em terras indígenas quando se elaborou o ante-projeto de mineração em terras indígenas.

Dizem que no Acre já deu um certo bafafá entre organizações indígenas e o senador Tião Viana por conta da possibilidade de existência de petróleo por lá, inclusive em terra indígena.

Vai ser preciso muita calma, muito estudo e muita seriedade para que a coisa não desande.

_____________________________________________

Reservas indígenas na mira da ANP.

Jornal de Brasilia

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, defendeu ontem a possibilidade de exploração petrolífera em terras indígenas. Questionado, em audiência pública na Câmara, sobre o Projeto de Lei que está sendo elaborado pelo governo para regulamentar a exploração mineral em terras indígenas, Lima afirmou que essa lei é "da maior importância" e disse que "temos condições de explorar em reservas indígenas e florestais, sem causar prejuízos".

Ele lembrou que nos Estados Unidos os índios exploram petróleo em suas terras e recebem por isso royalties até maiores do que em outros locais. "Precisamos trabalhar para ter uma situação semelhante", defendeu. Haroldo Lima disse que a ANP aprovou há 15 dias um plano plurianual de estudos geológicos e geofísicos para detectar áreas com potencial de exploração de petróleo e gás natural. Estima-se que de 2007 a 2012 serão necessários investimentos de R$ 1,57 bilhão para que a ANP realize os trabalhos.

O diretor da ANP anunciou que apresentou o plano plurianual à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pediu que seja incluído no planejamento no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para que as verbas não sejam contingenciadas.

Nenhum comentário:

 
Share