quarta-feira, 4 de julho de 2007

Ong quer organizar índios

Sob o pretexto de um encontro entre índios para discutir as pesquisas sobre suas culturas, umas Ongs (ISA, CTI, CCPY) reuniram grupos de índios em Macapá, AP, para discutir suas relações com o mundo atual.

Na verdade, pelas fotos dos participantes, que incluem um monte de antropólogos, e pelos índios que vieram, escolhidos a dedo, mas parece uma reunião de Ongs para arregimentar índios em função de temas que lhes interessam. Do alto Xingu, por exemplo, vieram os Ikpeng, os Kaiabi e os Panará, exatamente os índios sobre quem o ISA exerce alguma influência. E os do Alto rio Negro, idem. Do Tocantins, vieram os índios influenciados pelo CTI, do Amapá, idem. Tem recursos europeus e da USAID, não menos.

No rol de participantes, consta a Funai, mas quem da Funai? E qual o seu propósito, se não como Pilatos no credo?

Interessante que não havia o CIMI, com quem essas Ongs disputam arregimentação de índios. Vejam também essa tal RCA, uma Ong ou associação de aliança entre índios e indigenistas. Quem indigenista, cara pálida?

Ao final, fica evidente que tem angu nesse caroço. Não será demonstrar para o MMA que o ISA é capaz de ganhar um dinheirão de um GEF para ensinar os índios a cuidar de sua biodiversidade?

____________________________________________________

Encontro mostra jeito indígena de fazer pesquisa

Professores e pesquisadores de 22 povos da Amazônia se reuniram no mês passado para trocar conhecimentos sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas em suas aldeias. Destacaram, entre outros pontos, a importância do envolvimento de suas comunidades na produção, registro e transmissão dos saberes pesquisados e como as atividades de investigação, combinadas com o uso de novas tecnologias, têm estimulado as novas gerações a saber mais sobre sua própria cultura.

Representantes de 22 povos indígenas de diferentes pontos da Amazônia brasileira se reuniram no mês passado em Macapá, no Amapá, para trocar experiências, idéias e informações relativas às atividades de pesquisa que cada povo tem realizado para proteger e fortalecer suas culturas e conhecimentos tradicionais. A reunião ocorreu por ocasião do seminário “Experiências Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais”, promovido pela Rede de Cooperação Alternativa Brasil (RCA-Brasil) entre os dias 18 e 23 de junho. O encontro reuniu representantes dos povos Aparai, Galibi-Marworno, Gavião, Ikpeng, Kaiabi, Karipuna, Katukina, Kaxinawa, Kaxuyana, Krahô, Marubo, Panará, Terena, Tiriyó, Tukano, Wajãpi, Wayana, Tuyuka, Yanomami, Yawanawa e Baniwa e de suas respectivas organizações e associações (veja lista abaixo).

Cerca de 50 pessoas participaram do seminário, entre professores indígenas, pesquisadores, pedagogos e educadores.

De acordo com os relatos, o exercício de pesquisa vem funcionando como um importante meio para a produção e registro de conhecimentos nas escolas indígenas, nos cursos de formação de professores e de agentes agroflorestais. “Como os pesquisadores têm dificuldade de acessar nossas terras, a idéia é os alunos aprendam eles mesmo a serem pesquisadores da comunidade”, disse o professor baniwa Armindo Brazão. Os índios ressaltaram também que as pesquisas são importantes porque despertam nos mais jovens o interesse e valorização da própria cultura. “A gente pesquisa para aprender com aquele velho que sabe de uma coisa. Para não perder aquele conhecimento. A gente pesquisa porque os mais jovens não estão interessados no conhecimento nosso. Então a gente pesquisa para mostrar que nosso conhecimento também é bonito, não só o do branco”, disse o professor Sek? Wajãpi.

Participação das comunidades

O encontro propiciou uma primeira sistematização das diferentes formas de trabalhar a pesquisa e as metodologias utilizadas. Durante a conclusão do seminário, os participantes indígenas destacaram que o processo de decisão em relação às temáticas de pesquisa deve contar com a participação ativa dos membros das respectivas comunidades, o que deve se estender também à transmissão, produção e registro dos conhecimentos. Nesse sentido, as experiências desenvolvidas nas escolas baniwa, tukano e tuyuka, na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, foram referências deste modo “participativo” de fazer pesquisa.

Os professores João Bosco Rezende, da Associação Escola Indígena Tuyuka Utapinopona, Vicente Azevedo Rezende, da Associação Escola Indígena Tukano Yupuri, e Armindo Brazão, da Organização Indígena da Bacia do Içana, ao lado da antropóloga Melissa Oliveira, do Programa Rio Negro do ISA, relataram suas experiências em pesquisa sobre as “Paisagens Florestais Tuyuka”, “Astronomia Tukano”, “Manejo do Arumã”, “Identificação de espécies de Pimenta” e “Manejo dos peixes entre os Baniwa”. As apresentações dos representantes do Alto Rio Negro ainda demonstraram como é possível construir parcerias positivas entre pesquisadores indígenas e não-indígenas e entre os conhecimentos tradicionais e os métodos e técnicas da pesquisa cientifica.

Os participantes do seminário também perceberam que as experiências indígenas de pesquisa podem gerar produtos que beneficiam as comunidades de diversas formas: desde a elaboração de materiais didáticos para as escolas e a revitalização de práticas culturais, pouco conhecidas pelos mais jovens, até o registro e divulgação de cantos, danças, grafismos e artesanatos tradicionais. Esses registros podem inclusive ser utilizados em processos de proteção de conhecimentos relacionados à biodiversidade dos territórios indígenas e no reconhecimento oficial de patrimônio cultural.

Esse é o caso do Dossiê das Artes Gráficas Wajãpi, registrado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2002. “Posteriormente, as “Expressões Gráficas e Oralidade entre os Wajãpi do Amapá” obtiveram junto à Unesco o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”. Estes reconhecimentos da cultura wajãpi tem ajudado na revitalização de suas práticas nas próprias aldeias e na mobilização das comunidades em torno de ações que valorizem tanto as formas de transmissão oral como os conhecimentos relacionados.

O seminário “Experiências Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais” foi coordenado pelo Iepé e contou com o apoio da Fundação Rainforest da Noruega, USAID, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Nacional do Índio, Instituto Internacional de Educação do Brasil e Fortaleza São José de Macapá.

Participantes do encontro:

Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC)
Hutukara- Associação Yanomami (HAY)
Associação das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins (Wyty-Cate)
Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX)
Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn)
Instituto Socioambiental (ISA) Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (IEPÉ)
Comissão Pró- Índio do Acre (CPI-AC)
Comissão Pró Yanomami (CCPY)
Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
Fundação Nacional do Índio (Funai)
Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Aliança entre indígenas e indigenistas

A RCA Brasil é uma aliança formada por entidades socioambientais indígenas e indigenistas reunidas em uma rede de cooperação, sinergia e intercâmbios entre seus membros desde 1997. A RCA Brasil tem logrado a definição de diretrizes políticas e estratégicas comuns em: Educação Indígena; Pesquisa e Conservação da Biodiversidade em Terra Indígena; Fortalecimento da Autonomia dos Povos Indígenas; e Ampliação da Sustentabilidade das Associações Indígenas.

A RCA Brasil é uma iniciativa pioneira no País ao propiciar, de modo sistemático, interlocução entre diferentes povos e organizações indígenas, notadamente através de intercâmbios – concebidos e executados enquanto um instrumento de construção e aprimoramento de capacidades em várias dimensões.

Nenhum comentário:

 
Share