quinta-feira, 26 de julho de 2007

O Parque Indígena do Xingu desvelado

Em recente viagem ao Parque Indígena do Xingu o jornalista Pedro Biondi, da Agência Brasil, fez uma série de matérias. Esta fala do novo contraste entre jovens indígenas praticando "coisas de branco" e os mais velhos preocupados em manter a tradição.

Vale a pena ler esta e as matérias seguintes sobre o Xingu.

_________________________________________________

Cacique yaualapiti pede a jovens que não abandonem tradições por causa da tecnologia

Pedro Biondi
Enviado especial*

Aldeia Ipatse (Parque Indígena do Xingu) - Crianças kuikuro brincam simulando uma luta de huka-huka, enquanto adultos dançam ou registram as apresentações
Aldeia Ipatse (Parque Indígena do Xingu) - Visitante no fim de semana de festa na principal aldeia dos Kuikuro, o cacique Aritana, representando os Yaualapiti, diz que não se opõe ao envolvimento dos jovens do Parque Indígena do Xingu com a tecnologia - desde que ele não implique abandonar as tradições.

"Inclusive me entrevistaram aí hoje, eles são jovens, né?", relata o líder, em entrevista à Agência Brasil. "Eu falei tudo isso para eles: 'Olha, principalmente vocês que estão mexendo com essa máquina aqui, depois não vão se sujar com urucum [semente usada para tintura vermelha], não vão querer fazer nada, vão querer fazer só isso, também não vale, né? Tem que participar de festa, participar de cerimônia, fazer tudo'."

Após ver imagens de um Kuarup (festa de celebração dos mortos) em 1984, ele comenta que os jovens estavam um pouco envergonhados nas danças do último sábado (21).

O integrante do Coletivo Kuikuro de Cinema Jairão (ou Mahajugi) Kuikuro, 20 anos, diz que as duas atividades não são excludentes: "A gente dança também. Como seis realizadores, vai se revezando com a câmera".

Jairão leva uma prancheta com uma lista de perguntas jornalísticas, em português, aos participantes. Ele conta que escreve na sua língua e na dos brancos, além de falar kalapalo: "Para os mais velhos, é difícil escrever. Para mim, está fácil demais. Sou lingüista. Estou estudando direto. Eu não tenho vergonha de falar na frente do branco porque o índio foi o primeiro habitante do Brasil".

"Escrevo bastante poesia em português", conta o jovem kuikuro. "Com vela. Às vezes compro pilha, boto a lanterna, fico escrevendo na minha casa, na oca. " Recorda trechos de poema elaborado às vésperas das sessões audiovisuais e da inauguração do centro de memória em sua aldeia: "'Estamos aqui, cinco horas da manhã' e tal... 'A poeira está incomodando os brancos.' 'Ontem meu pai foi pescar'..." Ele diz que escreveu em português, mas pode traduzir. "Quem lê sou eu mesmo. Meu irmão, a rapaziada."

Para o jornalista Washington Novaes, autor de documentários sobre povos da região, existe um conflito latente, ainda sem desfecho, entre as novas e as antigas gerações no Xingu. No centro dele estariam o consumismo e o abandono de atividades do cotidiano. "Não se sabe até quando os velhos vão aceitar a postura dos jovens", comenta. "Eles vão perdendo a autonomia [de saber fazer todo o necessário à sobrevivência] e interrompem um conhecimento, uma habilidade. É o momento em que o conflito se explicita, e vamos ver em que direção ele se desdobra."

Segundo o jornalista, a educação bilíngüe é criticada por muitos dos idosos. Ele diz não ter uma conclusão sobre a expectativa, de índios mais velhos, de que a documentação em vídeo leve os jovens a querer saber dos mitos e formatos tradicionais. Na Aldeia Ipatse, boa parte do acervo do centro de documentação foi recolhido pelo grupo de cineastas.

Nenhum comentário:

 
Share