terça-feira, 24 de julho de 2007

Índios colombianos em marcha para Bogotá

Eis uma matéria sobre índios da Colômbia. Parece que estão insatisfeitos com algumas coisas do governo, sobretudo de sua displicência, e querem protestar contra o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

É triste ver lideranças indígenas sendo manipuladas para protestar contra algo do qual podem fazer muito pouco. Não é sua pauta, é um desgaste político, e nem vai melhorar as condições de vida de seus povos.

Por que é que não vão direto ao centro da questão, que é o pouco caso que o governo colombiano faz dos seus povos indígenas, apesar de ter uma constituição que considera os territórios indígenas como autônomos, uma entidade administrativa diferente dos departamentos (estados) e municiípios?

A Colômbia é um dos poucos países latino-americanos que foi contra a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, em discussão na ONU. Ela não aceita que os territórios indígenas sejam de usufruto dos índios.

A agência indigenista é composta por umas cinquenta pessoas, num escritório no centro de Bogotá. Quando há problemas em alguma parte da nação eles esperam que algum índio telefone para eles acionarem alguma providência.

E olha que há brasileiros indigenistas que acham a política indigenista colombiana muito boa!

Quando estive em uma das reuniões do Alto Comissariado de Direitos Humanos, em Genebra, vi um diplomata colombiano fazer um discurso de que não existe território exclusivo para ninguém na Colômbia. Que em terra indígena qualquer um pode chegar e fazer sua casa. Então para que ter território indígena?

____________________________________________

INDÍGENAS MARCHAM A BOGOTÁ CONTRA POLÍTICAS SOCIAIS E TLC

BOGOTÁ, 23 JUL (ANSA) -

Ao menos mil indígenas chegaram hoje a Cali, em carreatas, na primeira parada antes de Bogotá, onde chegarão quinta-feira para protestar contra as políticas sociais do governo, o abandono de suas comunidades e o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

Segundo porta-vozes dos manifestantes, "uma vez em Bogotá, apresentaremos nossa posição política como povos indígenas e organizações sociais, porque não estamos de acordo com as atuais políticas do governo", disse Feliciano Valencia, um dos líderes do protesto.

Os indígenas, que pertencem a diferentes etnias e que estão agrupados no Conselho Regional Indígena de Cauca, partiram essa manhã de Santander de Quilichao, departamento (estado) de Cauca, 600 quilômetros ao sul de Bogotá.

Na Colômbia há 129 grupos indígenas que representam 2% dos mais de 43 milhões de habitantes do país.(ANSA)

Nenhum comentário:

 
Share