quinta-feira, 19 de julho de 2007

Censo Indígena em andamento

Aos poucos vão saindo matérias sobre o censo que o IBGE está fazendo nos municípios com menos de 200.000 habitantes, o que inclui quase todos os povos indígenas brasileiros.

Esta matéria vem do jornal Folha de Boa Vista e trata das dificuldades dos pesquisadores chegarem nas aldeias. Vão ter que ir de avião.

Devo dizer que tentei muito, como presidente da Funai, que este censo fosse feito junto com a Funai, inclusive contendo as questões que são importantes para este órgão realizar suas ações. Mas, o IBGE não topou, por pura birra.

Espero que este censo demonstre que o IBGE estava errado quanto ao número de índios no Brasil. No seu Censo de 2000 ele diz que há 770 mil pessoas que se auto-declaram indígenas. (Nesta matéria consta o número 735.000, que está errado.) Só na cidade do Rio de Janeiro seriam 30.000. Em São Paulo, 60.000. Muitas Ongs repetem esses dados para dizer que a Funai só reconhece índios de aldeias. Também errado.

Na minha estimativa o Censo Indígena, se for feito corretamente, deve chegar a pouco mais de 500.000. Quem viver, verá.

__________________________________________________

Censo: IBGE vai alugar aviões para visitar aldeias indígenas

O IBGE dá seqüência, a partir desta semana a uma série de visitas de recenseadores a comunidades indígenas que vivem em áreas pertencentes a municípios com mais de 170 mil habitantes.

O trabalho faz parte dos Censos 2007 em Roraima e para visitar algumas aldeias o IBGE alugou aviões para alcançar os municípios mais remotos, alguns deles junto à fronteira do Brasil com a Guiana.

Serão visitadas etnias como Waimiri Atroari, na divisa dos estado de Roraima e Amazonas, que serão recenseados pela primeira vez. As aldeias têm 1.200 integrantes e só recentemente contatada pela Funai.

À época do último Censo Demográfico, no ano 2000, viviam no Brasil cerca de 735 mil índios, que representam cerca de 0,4% da população brasileira. Segundo a Funai, eles estavam distribuídos em 225 diferentes etnias.

Nenhum comentário:

 
Share