terça-feira, 3 de julho de 2007

Cabrobó em pé de guerra

Notícia de O Globo, também em outros jornais nacionais, relata a tensão criada pela invasão do canteiro de obras por parte dos contrários à transposição do rio São Francisco. O desfecho dessa invasão deve ocorrer essa semana. Certamente estão esperando mártires.

________________________________________________________

Cabrobó: PF negocia fim do protesto

Índios e sem-terra ainda estão nas obras de transposição do São Francisco

Letícia Lins e Adilson Fonsêca*

RECIFE e CABROBÓ (PE). A Polícia Federal informou que vai requisitar o apoio de policiais militares de Pernambuco para desocupar a área do canteiro de obras do canal da transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó.
Ontem, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal fez dois vôos rasantes sobre o local onde estão os índios e os semterra, filmando toda a área. O sobrevôo fez aumentar a tensão e o temor de uma investida dos policiais federais, o que não ocorreu.

Uma equipe de negociadores foi para Recife articular a saída pacífica dos manifestantes, que desde a última terça-feira estão num acampamento montado no lugar onde será construído o canal.
Os agentes têm ordem de esgotar até o último instante as negociações com os manifestantes.
Mas a Polícia Federal não descarta o uso de soldados do Exército na desocupação.

Governadores temem que protesto atrase as obras A reintegração de posse do foi determinada pelo juiz da 20aVara da Justiça Federal de Salgueiro (PE), Giorgius Argentini Felipi Credídio, na última sextafeira, que atendeu a pedido da Advocacia Geral da União. Mas a retirada dos índios, com uso da força da PF, não tem uma data determinada, podendo acontecer ainda hoje. Os índios trukás moram na Ilha de Assunção, a cem metros das obras.

Ontem, os governadores de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba se reuniram em Recife para anunciar uma campanha de conscientização sobre a importância da obra para a Nordeste. Eles temem que a mobilização atrapalhe o andamento das obras. No próximo dia 9, serão instalados os comitês pró-transposição, um em cada estado. Em agosto, estão previstos atos públicos nas cidades que mais precisam da obra. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) escolheu Cabrobó para um ato público em defesa da obra.

Os manifestantes permanecem na fazenda Mãe Rosa, cujas terras têm a propriedade invocada pelos trukás. O projeto da transposição está orçado em R$ 6 bilhões, R$ 5 bilhões já garantidos pelo presidente Lula no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Vamos fazer uma mobilização simultânea - afirmou Campos, ao lado de Vilma de Faria (PSB), do Rio Grande do Norte; Cid Gomes (PPS), do Ceará; e Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba. Haverá atos em Campina Grande (PB), Mossoró (RN) e Brejo Santo (CE).

Nenhum comentário:

 
Share