sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mato Grosso quer resolver a questão indígena!!

Outra notícia ruim. Sentindo a fragilidade da direção da Funai, os políticos de Mato Grosso resolveram tomar partido e partir para o ataque. Formaram comissão para pressionar o governo federal.

O que será que eles querem, a quem representam?

________________________________________________

Comissão da AL vai à Brasília defender causa indígena

A Assembléia Legislativa instituiu uma comissão especial para discutir assuntos inerentes a comunidade indígena de Mato Grosso. Já iniciaram os estudos, além da Casa de leis, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Fundação Nacional do Índio (Funai); ministérios publico Estadual e Federal; Governo do Estado e outras entidades serão convidadas. O objetivo é encontrar o real perfil com recendo populacional, peculiaridades e interesses para o futuro.

Barreiras que impedem investimentos, desenvolvimento e assistência; levantamento das necessidades e meios de os poderes interagirem para que inversões de valores e/ou injustiças não sejam cometidas aos primeiros habitantes do Brasil são algumas atribuições propostas da pauta.

Nesta relação de interesses e busca de soluções, a Comissão intermediará junto ao governo Federal, medidas viáveis às peculiaridades dos indígenas mato-grossenses, visto as posições dos órgãos de apoio como a Fundação Nacional do Índio (Funai); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Organizações Não Governamentais (Ong’s); antropólogos e Conselho Indigenista Missionário (Cinde), por exemplo.

Na primeira reunião, ocorrida na terça-feira (19.06), ficou definido que cada membro ou equipe das entidades farão projetos e programas de desenvolvimento, para que sejam condensados e encaminhados ao governo Federal. Momento oportuno, a Comissão da AL fará as pontuações diretamente ao chefe da Nação, presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva.

O próximo encontro da comissão está previsto para aproximadamente quinze dias. Participou da reunião o ex-deputado José Lacerda, da CST da AL; além de Rômulo Vandoni, superintendente da Coordenadoria Indígena do Estado e Lares Almeida, gerente; Carlos Rubens, do Senai; Salim Abdala, Valdecir Rodrigues, assessores da AL e Benedito Silva, da Coam de Nova Bandeirantes.

Nenhum comentário:

 
Share