sexta-feira, 1 de junho de 2007

Kayapó autônomos na mídia

Apenas essa notícia, até agora, dá conta da chegada do grupo de Kayapó que viviam autonomamente há mais de 50 anos. Parece que os funcionários de Colíder estão preocupados com a possibilidade de retirada desse grupo por algum receio que venha a surgir.

Imaginem como deve estar sendo o relacionamento dos Kayapó que já conhecem a sociedade brasileira, com todas mudanças que eles mesmos passaram nos últimos 50 anos, em relação a esse grupo contatado.

___________________________________________________


Funai tenta manter contato com grupo indígena no Nortão
Tania Rauber

Novos contatos estão sendo mantidos com um grupo de indígenas da etnia Caiapó, que apareceu na aldeia Kapot, da área Kapoto-Jarinã, no Nortão, nas últimas semanas. Líderes da Funai – Fundação Nacional do Índio – de Colíder estão tentando chegar na aldeia. Um deles informou, ao Só Notícias, que o grupo está com medo e ainda não permitiu a entrada de outras pessoas. “Eles estão com medo e também não autorizaram a entrada de avião”, acrescentou a fonte.

Ao que tudo indica, o grupo nunca teve contato com pessoas de fora da aldeia onde vivem. Uma das preocupações é com a adaptação, principalmente na suscetível transmissão de doenças.

Atualmente, vivem no Mato Grosso mais de 25 mil índios de 42 etnias diferentes. Muitas delas na região Norte. Há indícios de outros povos ainda não contatados e não identificados oficialmente.

Nenhum comentário:

 
Share