terça-feira, 19 de junho de 2007

Governador promete ajudar os índios

Esta é uma típica notícia "ver para crer". Quem já viu um governador ajudar os índios de bom grado? Quanto mais no Mato Grosso do Sul!

Isto a propósito de uma mudança feita na administração de Dourados que a direção da Funai quer que jurisdicione todas as terras indígenas do Cone Sul do Mato Grosso do Sul. Para isso ela teve que extinguir a Administração de Amambai, os índios se revoltaram, fecharam a Funai de lá, depois reabriaram-na com a promessa de que seria devolvido sua administração. O problema é que isto provavelmente não acontecerá, por contenção de despesas e por não ter mais DAS-3 para se dar por aí. Aí novas revoltas virão.

Há muitos problemas no Mato Grosso do Sul. A falta de terras para abrigar a maior população indígena do Brasil é o maior problema. Como solucionar isto sem ficar no discurso fácil de antropólogos profissionais da área?

Outro problema grave é a violência nas áreas indígenas, especialmente em Dourados e Amambai, onde a população é grande demais para tão pouca terra. A Funai tentou de diversos modos, inclusive enviando funcionários para exercer o papel de guarda desarmado e persuasivo. Funciona um pouco, mas não há profissionalismo e os guardas terminam influenciando os índios de outros modos. Por sua vez, a polícia local teme entrar na área e ser destratada. E o Ministério Público fica dando ordens a todo mundo, como se tivesse a solução, mas sem providenciar os meios para tanto.

É preciso muita inteligência e dedicação para melhorar as condições dos Guarani em Mato Grosso do Sul. Mas com o pessoal que já se viciou em trazer soluções mirabolantes, não dá.

______________________________________________________


André se compromete a melhorar condições de vida dos índios

Paulline Carrilho e Marco Ribeiro
Marco Ribeiro

Após reunião com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Augusto de Meira, o governador André Puccinelli (PMDB) destacou que o governo do Estado se dispôs a ajudar os trabalhos da Funai e estabelecer uma parceria entre a instituição, Funasa e Governo Estadual para oportunizar alternativas de trabalho, como por exemplo, através do artesanato produzido pelos índios.

Segundo André, esta alternativa agrega mais condição de vida a classe indígena, diminuindo conseqüentemente a violência e o consumo de álcool. Como cada aldeia possui a sua cultura própria, a divulgação dos artesanatos otimiza uma nova possibilidade de exploração dessas culturas, para melhorar as condições de vida dos índios de Mato Grosso do Sul. Sobre a questão da violência que acomete as aldeias indígenas do Estado e demonstrada como a maior preocupação do Márcio Meira, André revelou que a responsabilidade sobre a segurança dos índios é responsabilidade da Polícia Federal.

De acordo com o governador, já foi feito à PF um pedido de atenção especial às aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, que vem sendo alvo de diversas rondas policiais com intuito de coibir a violência. “A ronda está sendo feita onde os policiais são bem vindos, só onde eles foram agredidos pelos índios que a ronda não está chegando”, afirmou André relatando o incidente no qual um grupo de policiais foi agredido por tribos indígena durante policiamento.

Na reunião realizada hoje, André se comprometeu com o presidente da Funai a adotar alternativas que visem a melhoria de vida dos índios, através do aumento do orçamento da Fundação e até através da participação mais intensa do Governo nas questões indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share